\'Vai graxa ou samba, senhor?\': a música dos engraxantes paulistanos entre 1920 e 1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, André Augusto de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-03122015-160256/
Resumo: Por meio da intertextualidade e da narrativa, esta dissertação aborda a relação dos pequenos engraxates ambulantes com a música produzida nas ruas da cidade de São Paulo, durante a primeira metade do século XX. As rodas de batucada organizadas informalmente por estes pequenos trabalhadores nas esquinas, praças e largos, nos momentos de intervalo entre um cliente e outro, eram muitos comuns na paisagem urbana do período. A prática contribuiu na formação de uma geração de sambistas paulistas e na consolidação do samba em São Paulo. Sujeitos ecléticos que se relacionavam com os mais diferentes estratos sociais, os lustradores de sapatos ocupavam as ruas paulistanas desde meados do século XIX e criaram, ao longo do tempo, uma forte imbricação com a cultura musical da cidade. Durante a década de 1940, alguns eram compositores e criticavam, em sambas, a repressão a qual estavam submetidos pelas autoridades, já que era proibido exercer o ofício nas ruas. Outros, se sobressaíram como batuqueiros e, quando adultos, destacaram-se como lideranças das principais escolas de samba de São Paulo. As fontes documentais empregadas na pesquisa são de origem policial, processual, crônicas, reportagens e depoimentos.
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spelling \'Vai graxa ou samba, senhor?\': a música dos engraxantes paulistanos entre 1920 e 1950The music of the shoeshine boys of São Paulo between 1920 and 1950.EngraxateHistória do cotidianoMusica popularPeddlersSambaSambaSamba paulistaSão PauloSão PauloShoeshine boysStreet drummingPor meio da intertextualidade e da narrativa, esta dissertação aborda a relação dos pequenos engraxates ambulantes com a música produzida nas ruas da cidade de São Paulo, durante a primeira metade do século XX. As rodas de batucada organizadas informalmente por estes pequenos trabalhadores nas esquinas, praças e largos, nos momentos de intervalo entre um cliente e outro, eram muitos comuns na paisagem urbana do período. A prática contribuiu na formação de uma geração de sambistas paulistas e na consolidação do samba em São Paulo. Sujeitos ecléticos que se relacionavam com os mais diferentes estratos sociais, os lustradores de sapatos ocupavam as ruas paulistanas desde meados do século XIX e criaram, ao longo do tempo, uma forte imbricação com a cultura musical da cidade. Durante a década de 1940, alguns eram compositores e criticavam, em sambas, a repressão a qual estavam submetidos pelas autoridades, já que era proibido exercer o ofício nas ruas. Outros, se sobressaíram como batuqueiros e, quando adultos, destacaram-se como lideranças das principais escolas de samba de São Paulo. As fontes documentais empregadas na pesquisa são de origem policial, processual, crônicas, reportagens e depoimentos.By means of a narrative, this current thesis approaches the relations between shoeshine boys and the music produced on the streets of São Paulo during the 1930s and 1940s. The batucada jams, informally organized by those young workers in any corner, square or plaza of the city, during quick breaks in the midst of their labor, were very common in the urban landscape at that time. This custom contributed to the formation of a whole generation of samba musicians that had established the samba music scene in the city of São Paulo. All those young boot polishers were very eclectic fellows, always willing to keep in touch with people from all social classes, by occupying the streets of São Paulo since the middle of the 19th century and then creating a strong relation with the music culture of the city throughout the times. During the 1940s a few of them became music writers well-known for criticizing, through their samba songs, the steady repression they suffered from the police due to their status of illegal workers. Other shoeshine boys became batuqueiros (street drummers) that later would be responsible for leading the most traditional samba schools in São Paulo. The main documentary sources used in the present study were records from police departments, criminal prosecutions, written chronicles, news reporting and oral history.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, José Geraldo Vinci deSantos, André Augusto de Oliveira2015-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-03122015-160256/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-03122015-160256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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