Roteirização para veículos de coleta de resíduos sólidos domiciliares utilizando um Sistema de Informação Geográfica - SIG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-29042021-163729/ |
Resumo: | O referencial básico deste trabalho foi levantamento sobre sistemas de coleta de resíduos sólidos domiciliares em municípios brasileiros, objetivando caracterizar o planejamento e execução de serviços em municípios brasileiros de médio porte. O Sistema de Informação Geográfica-SIG foi o determinante neste trabalho, sendo utilizado o software TransCAD como ferramenta para a roteirização dos veículos coletores. Considerando São Carlos-SP como município de médio porte e dentro dos padrões preestabelecidos para a realização do presente trabalho, realizou-se um estudo de caso, abrangendo cinco setores de coleta que compõe a área central. Os resultados obtidos pelo TransCAD e os dados fornecidos por empresa responsável pela execução dos serviços de coleta, foram processados no software Microsoft EXCEL, for Windows versão 97, para obtenção dos parâmetros operacionais tais como: Percurso de coleta total (PCT), o Percurso de Coleta no Setor (PCS), o Percurso Cheio (PCH), o Percurso Vazio (PVA) e a extensão total dos links (ET) de cada setor de coleta. Os resultados indicaram que a quilometragem de repetição de passagem, em ruas já servidas, foi superior quando calculada a partir da aplicação do TransCAD. Com relação a características dos sistemas de coleta dos municípios brasileiros observou-se que o aspecto operacional relativo a definição dos roteiros não são priorizados dentro do sistema de gerenciamento da coleta. |
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Roteirização para veículos de coleta de resíduos sólidos domiciliares utilizando um Sistema de Informação Geográfica - SIGRouting for vehicles of collection of residential solid waste using a Geographical lnformation System -GIScoleta domiciliargeographical information systemresidential collectionresíduos sólidosroteirização de veículosrouting of vehiclessistema de informação geográficasolid wastesO referencial básico deste trabalho foi levantamento sobre sistemas de coleta de resíduos sólidos domiciliares em municípios brasileiros, objetivando caracterizar o planejamento e execução de serviços em municípios brasileiros de médio porte. O Sistema de Informação Geográfica-SIG foi o determinante neste trabalho, sendo utilizado o software TransCAD como ferramenta para a roteirização dos veículos coletores. Considerando São Carlos-SP como município de médio porte e dentro dos padrões preestabelecidos para a realização do presente trabalho, realizou-se um estudo de caso, abrangendo cinco setores de coleta que compõe a área central. Os resultados obtidos pelo TransCAD e os dados fornecidos por empresa responsável pela execução dos serviços de coleta, foram processados no software Microsoft EXCEL, for Windows versão 97, para obtenção dos parâmetros operacionais tais como: Percurso de coleta total (PCT), o Percurso de Coleta no Setor (PCS), o Percurso Cheio (PCH), o Percurso Vazio (PVA) e a extensão total dos links (ET) de cada setor de coleta. Os resultados indicaram que a quilometragem de repetição de passagem, em ruas já servidas, foi superior quando calculada a partir da aplicação do TransCAD. Com relação a características dos sistemas de coleta dos municípios brasileiros observou-se que o aspecto operacional relativo a definição dos roteiros não são priorizados dentro do sistema de gerenciamento da coleta.The basic referential of this study was a survey on collection systems of residential solid waste in Brazilian municipal districts, aiming to characterize the planning and execution of services in Brazilian medium sized municipal districts. The Geographical Information System-SIG was the determinant in this study and TransCAD software was used as a tool for the routing o f the collecting vehicles. By considering São Carlos-SP a medium sized municipal and according to the patterns pre-established for the accomplishment of the present study, a case study, was carried out comprehending five collection sections which compose the central area. The results obtained by TransCAD and the data provided by the company responsible for the collection services were processed in Microsoft EXCEL, Windows version 97, for the obtaining of operational parameters such as: Course ofTotal Collection (CTC), Course of Collection in the Section (CCS), Full Course (FC), Empty Course (EC) and the Total Extension of the links (TE) of each collection section. The results indicated that the passage repetition in streets already served, was greater when calculated from the values obtained by the application of TransCAD. Regarding the characteristics of the collection systems in Brazilian municipal districts, it observed that the relative operational aspect which refers to the definition of the routes is not prioritized in the management system of collection.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAguiar, Edson Martins deDeluqui, Kelly Kleyciane1998-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-29042021-163729/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-04-29T23:10:02Zoai:teses.usp.br:tde-29042021-163729Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-04-29T23:10:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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