Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-13082009-153757/
Resumo: Esta pesquisa intitulada Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca, tem como assunto a fotografia de rua que o fotógrafo paulistano German Lorca realizou entre o final da década de 1940 e início dos anos 1950, no âmbito do Foto-Cine Clube Bandeirante. O estudo demonstra a maneira como Lorca utiliza-se do flagrante e de seu falseamento (denominado livremente de pseudoflagrante na dissertação), muitas vezes enfatizando a composição da fotografia por meio do corte. A fim de atingir esse objetivo a dissertação fundamenta-se em questões que remontam à tradição da busca da representação do movimento na arte ocidental, passando pela fotografia de rua que vem sendo praticada desde meados do século XIX, no exterior e no Brasil. Assim, mostra como noções implícitas nesse amplo contexto teriam servido de parâmetros para a produção das cenas cotidianas de German Lorca, dentro da fotografia moderna brasileira.
id USP_6a47e9692cd0940058ae4abfad638b43
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13082009-153757
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German LorcaVerdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German LorcaFlagranteFotografia de ruaFotografia moderna brasileiraGerman LorcaGerman LorcaModern Brazilian photographyPseudoflagrantePseudosnapshotSnapshotStreet photographyEsta pesquisa intitulada Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca, tem como assunto a fotografia de rua que o fotógrafo paulistano German Lorca realizou entre o final da década de 1940 e início dos anos 1950, no âmbito do Foto-Cine Clube Bandeirante. O estudo demonstra a maneira como Lorca utiliza-se do flagrante e de seu falseamento (denominado livremente de pseudoflagrante na dissertação), muitas vezes enfatizando a composição da fotografia por meio do corte. A fim de atingir esse objetivo a dissertação fundamenta-se em questões que remontam à tradição da busca da representação do movimento na arte ocidental, passando pela fotografia de rua que vem sendo praticada desde meados do século XIX, no exterior e no Brasil. Assim, mostra como noções implícitas nesse amplo contexto teriam servido de parâmetros para a produção das cenas cotidianas de German Lorca, dentro da fotografia moderna brasileira.This research is called Verdade ou Mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca (True or False? Considerations on The Snapshot, The Pseudosnapshot and The Composition in German Lorcas Photography). The research has as it subject the street photographs taken by Lorca a Sao Paulo photographer , from the late 1940s to the early 1950s, within the scope of the Foto-Cine Clube Bandeirante (Bandeirante Photo-Cine Club). The study shows how Lorca uses the snapshot and its forgery (loosely called pseudosnaphot in this dissertation), often emphasizing the photographs composition by means of the cut. To meet this objective, the dissertation is based on issues that go back to western arts traditional search to represent movement, through street photographs that have been taken since the mid-nineteenth century, both in Brazil and abroad. In this way, it shows how implicit notions in this broad context would have served as parameters for German Lorcas production of everyday scenes, within modern Brazilian photography.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChiarelli, Domingos TadeuSilva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da2006-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-13082009-153757/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-13082009-153757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
title Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
spellingShingle Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
Silva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da
Flagrante
Fotografia de rua
Fotografia moderna brasileira
German Lorca
German Lorca
Modern Brazilian photography
Pseudoflagrante
Pseudosnapshot
Snapshot
Street photography
title_short Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
title_full Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
title_fullStr Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
title_full_unstemmed Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
title_sort Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
author Silva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da
author_facet Silva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chiarelli, Domingos Tadeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Flagrante
Fotografia de rua
Fotografia moderna brasileira
German Lorca
German Lorca
Modern Brazilian photography
Pseudoflagrante
Pseudosnapshot
Snapshot
Street photography
topic Flagrante
Fotografia de rua
Fotografia moderna brasileira
German Lorca
German Lorca
Modern Brazilian photography
Pseudoflagrante
Pseudosnapshot
Snapshot
Street photography
description Esta pesquisa intitulada Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca, tem como assunto a fotografia de rua que o fotógrafo paulistano German Lorca realizou entre o final da década de 1940 e início dos anos 1950, no âmbito do Foto-Cine Clube Bandeirante. O estudo demonstra a maneira como Lorca utiliza-se do flagrante e de seu falseamento (denominado livremente de pseudoflagrante na dissertação), muitas vezes enfatizando a composição da fotografia por meio do corte. A fim de atingir esse objetivo a dissertação fundamenta-se em questões que remontam à tradição da busca da representação do movimento na arte ocidental, passando pela fotografia de rua que vem sendo praticada desde meados do século XIX, no exterior e no Brasil. Assim, mostra como noções implícitas nesse amplo contexto teriam servido de parâmetros para a produção das cenas cotidianas de German Lorca, dentro da fotografia moderna brasileira.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-13082009-153757/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-13082009-153757/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256940845989888