Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-13082009-153757/ |
Resumo: | Esta pesquisa intitulada Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca, tem como assunto a fotografia de rua que o fotógrafo paulistano German Lorca realizou entre o final da década de 1940 e início dos anos 1950, no âmbito do Foto-Cine Clube Bandeirante. O estudo demonstra a maneira como Lorca utiliza-se do flagrante e de seu falseamento (denominado livremente de pseudoflagrante na dissertação), muitas vezes enfatizando a composição da fotografia por meio do corte. A fim de atingir esse objetivo a dissertação fundamenta-se em questões que remontam à tradição da busca da representação do movimento na arte ocidental, passando pela fotografia de rua que vem sendo praticada desde meados do século XIX, no exterior e no Brasil. Assim, mostra como noções implícitas nesse amplo contexto teriam servido de parâmetros para a produção das cenas cotidianas de German Lorca, dentro da fotografia moderna brasileira. |
id |
USP_6a47e9692cd0940058ae4abfad638b43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-13082009-153757 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German LorcaVerdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German LorcaFlagranteFotografia de ruaFotografia moderna brasileiraGerman LorcaGerman LorcaModern Brazilian photographyPseudoflagrantePseudosnapshotSnapshotStreet photographyEsta pesquisa intitulada Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca, tem como assunto a fotografia de rua que o fotógrafo paulistano German Lorca realizou entre o final da década de 1940 e início dos anos 1950, no âmbito do Foto-Cine Clube Bandeirante. O estudo demonstra a maneira como Lorca utiliza-se do flagrante e de seu falseamento (denominado livremente de pseudoflagrante na dissertação), muitas vezes enfatizando a composição da fotografia por meio do corte. A fim de atingir esse objetivo a dissertação fundamenta-se em questões que remontam à tradição da busca da representação do movimento na arte ocidental, passando pela fotografia de rua que vem sendo praticada desde meados do século XIX, no exterior e no Brasil. Assim, mostra como noções implícitas nesse amplo contexto teriam servido de parâmetros para a produção das cenas cotidianas de German Lorca, dentro da fotografia moderna brasileira.This research is called Verdade ou Mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca (True or False? Considerations on The Snapshot, The Pseudosnapshot and The Composition in German Lorcas Photography). The research has as it subject the street photographs taken by Lorca a Sao Paulo photographer , from the late 1940s to the early 1950s, within the scope of the Foto-Cine Clube Bandeirante (Bandeirante Photo-Cine Club). The study shows how Lorca uses the snapshot and its forgery (loosely called pseudosnaphot in this dissertation), often emphasizing the photographs composition by means of the cut. To meet this objective, the dissertation is based on issues that go back to western arts traditional search to represent movement, through street photographs that have been taken since the mid-nineteenth century, both in Brazil and abroad. In this way, it shows how implicit notions in this broad context would have served as parameters for German Lorcas production of everyday scenes, within modern Brazilian photography.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChiarelli, Domingos TadeuSilva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da2006-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-13082009-153757/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-13082009-153757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca |
title |
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca |
spellingShingle |
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca Silva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da Flagrante Fotografia de rua Fotografia moderna brasileira German Lorca German Lorca Modern Brazilian photography Pseudoflagrante Pseudosnapshot Snapshot Street photography |
title_short |
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca |
title_full |
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca |
title_fullStr |
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca |
title_full_unstemmed |
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca |
title_sort |
Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca |
author |
Silva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chiarelli, Domingos Tadeu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Flagrante Fotografia de rua Fotografia moderna brasileira German Lorca German Lorca Modern Brazilian photography Pseudoflagrante Pseudosnapshot Snapshot Street photography |
topic |
Flagrante Fotografia de rua Fotografia moderna brasileira German Lorca German Lorca Modern Brazilian photography Pseudoflagrante Pseudosnapshot Snapshot Street photography |
description |
Esta pesquisa intitulada Verdade ou mentira? Considerações sobre o flagrante, o pseudoflagrante e a composição na fotografia de German Lorca, tem como assunto a fotografia de rua que o fotógrafo paulistano German Lorca realizou entre o final da década de 1940 e início dos anos 1950, no âmbito do Foto-Cine Clube Bandeirante. O estudo demonstra a maneira como Lorca utiliza-se do flagrante e de seu falseamento (denominado livremente de pseudoflagrante na dissertação), muitas vezes enfatizando a composição da fotografia por meio do corte. A fim de atingir esse objetivo a dissertação fundamenta-se em questões que remontam à tradição da busca da representação do movimento na arte ocidental, passando pela fotografia de rua que vem sendo praticada desde meados do século XIX, no exterior e no Brasil. Assim, mostra como noções implícitas nesse amplo contexto teriam servido de parâmetros para a produção das cenas cotidianas de German Lorca, dentro da fotografia moderna brasileira. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-13082009-153757/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27131/tde-13082009-153757/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256940845989888 |