Prática de atos infracionais na adolescência: padrões de conduta e perfis psicossociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galinari, Lais Sette
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-22082024-100217/
Resumo: As diretrizes legais vigentes do sistema socioeducativo preconizam que os adolescentes em conflito com a lei sejam atendidos considerando as suas necessidades e dificuldades individuais, tanto para definição da medida socioeducativa mais adequada, quanto para a realização de intervenções que promovam a reinserção social e a prevenção da reincidência em atos infracionais. Essas diretrizes não especificam, todavia, referenciais teórico-metodológicos que possam nortear a avaliação dos adolescentes, com vistas à identificação de suas necessidades/dificuldades e auxiliem no alcance dos objetivos citados. Partindo das evidências sobre o fato de os adolescentes em conflito com a lei constituírem um grupo bastante heterogêneo em termos de padrão de conduta delituosa, assim como em termos de necessidades e dificuldades psicossociais, considera-se que o referencial taxonômico, aplicado ao fenômeno da delinquência juvenil, pode auxiliar no estabelecimento de uma tipologia composta por perfis diferenciados de jovens, que sistematizem essas diferenças, visando uma melhor compreensão do fenômeno, bem como uma orientação mais clara às intervenções jurídicas e psicossociais. Portanto, no presente realizou-se uma investigação visando o estabelecimento de perfis condutuais e psicossociais de adolescentes em conflito com a Lei, do sexo masculino, a partir de dados empíricos coletados no contexto sociocultural brasileiro. Os perfis foram gerados com base em dados coletados junto a uma amostra de 400 adolescentes em conflito com a lei. Os instrumentos empregados na coleta de dados foram o Questionário de Comportamentos Juvenis (QCJ), o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA), a Escala de Autocontrole (EAC) e o Inventário Jesness-Revisado-Brasileiro (IJ-R-Br). Para a elaboração dos perfis foram utilizadas as variáveis coletadas pelo QCJ e pelo IJ-R-Br. Foram encontrados quatro perfis por meio da análise de classes latentes que posteriormente foram caracterizados a partir das variáveis avaliadas pelo QCJ, IJ-R-Br, IHSA e EAC por meio da ANOVA de Welch e pós-teste de Bonferroni. Os perfis encontrados foram nomeados, de acordo com suas características principais, \"Infrator Circunstancial\", Infrator Subsocializado\", Infrator Conflitual\" e \"Infrator Antissocial\" e apontam diferenças significativas entre os adolescentes infratores, tanto em relação ao padrão da conduta delituosa, quanto em relação à exposição a fatores de risco / de proteção psicossociais, associados a cada um dos perfis e ao funcionamento psicológico. Esses resultados, além de contribuir com para a compreensão do fenômeno, em toda a sua complexidade, poderão ajudar nas reflexões sobre as avaliações necessárias para auxiliar a determinação das medidas socioeducativas e a proposição personalizada de intervenções psicossociais.
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Partindo das evidências sobre o fato de os adolescentes em conflito com a lei constituírem um grupo bastante heterogêneo em termos de padrão de conduta delituosa, assim como em termos de necessidades e dificuldades psicossociais, considera-se que o referencial taxonômico, aplicado ao fenômeno da delinquência juvenil, pode auxiliar no estabelecimento de uma tipologia composta por perfis diferenciados de jovens, que sistematizem essas diferenças, visando uma melhor compreensão do fenômeno, bem como uma orientação mais clara às intervenções jurídicas e psicossociais. Portanto, no presente realizou-se uma investigação visando o estabelecimento de perfis condutuais e psicossociais de adolescentes em conflito com a Lei, do sexo masculino, a partir de dados empíricos coletados no contexto sociocultural brasileiro. Os perfis foram gerados com base em dados coletados junto a uma amostra de 400 adolescentes em conflito com a lei. Os instrumentos empregados na coleta de dados foram o Questionário de Comportamentos Juvenis (QCJ), o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA), a Escala de Autocontrole (EAC) e o Inventário Jesness-Revisado-Brasileiro (IJ-R-Br). Para a elaboração dos perfis foram utilizadas as variáveis coletadas pelo QCJ e pelo IJ-R-Br. Foram encontrados quatro perfis por meio da análise de classes latentes que posteriormente foram caracterizados a partir das variáveis avaliadas pelo QCJ, IJ-R-Br, IHSA e EAC por meio da ANOVA de Welch e pós-teste de Bonferroni. Os perfis encontrados foram nomeados, de acordo com suas características principais, \"Infrator Circunstancial\", Infrator Subsocializado\", Infrator Conflitual\" e \"Infrator Antissocial\" e apontam diferenças significativas entre os adolescentes infratores, tanto em relação ao padrão da conduta delituosa, quanto em relação à exposição a fatores de risco / de proteção psicossociais, associados a cada um dos perfis e ao funcionamento psicológico. Esses resultados, além de contribuir com para a compreensão do fenômeno, em toda a sua complexidade, poderão ajudar nas reflexões sobre as avaliações necessárias para auxiliar a determinação das medidas socioeducativas e a proposição personalizada de intervenções psicossociais.The current legal guidelines of the socio-educational system recommend that adolescents in conflict with the law receive treatment considering their individual needs and difficulties. However, these guidelines do not specify theoretical-methodological frameworks that may guide the assessment of adolescents, with a view to identifying their needs / difficulties. There is evidence that juvenile offenders are a heterogenous group in terms of conduct and associated psychosocial variables. An empirical typology can help to systematize information in order to identify different profiles, allowing a better understanding of the phenomenon and a prior orientation to the interventions. In this study, we worked with data from a sample of juvenile male offenders (n = 400) in order to describe a conductual and psychosocial typology in the brazilian sociocultural context. Data were collected with structured and standardized instruments. These instruments evaluated variables of self-reported delinquency, self-control, beliefs, values, attitudes, social skills and variables related to social regulation (bonding, models and control in family, school, peers and community). The profiles found in the sample were identified by performing a latent class analysis and a posterior characterization performing a Welch\'s ANOVA and a Bonferroni\'s pos test. The most suitable model was the one of 4 classes. The typology resembles others described in the literature, constructed in other realities, helping to understand that the phenomenon in question, to a great extent, transcends sociocultural specificities. The types were named as \"Circumstantial offender\", \"Sub socialized offender\", \"Conflictual offender\" and \"Antisocial offender\" due to their main characteristics. These types show significant differences between the adolescents\' offenders, both in relation to the pattern of criminal conduct, as well as in relation to exposure to risk / protective psychosocial factors associated with each of the profiles and psychological functioning. These results help in reflections on the determination of judicial measures and treatment programs.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBazon, Marina RezendeGalinari, Lais Sette2019-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59141/tde-22082024-100217/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T13:34:03Zoai:teses.usp.br:tde-22082024-100217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T13:34:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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