Romance e modernidade no jovem Lukács

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anouch Neves de Oliveira Kurkdjian
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-22062015-140405
Resumo: Esta dissertação busca apresentar uma leitura do ensaio A teoria do romance, de Georg Lukács, atentando para o nexo formulado pelo autor entre a forma romance e a modernidade. Para este objetivo, procurou-se retraçar os momentos de diálogo que essa obra estabelece com a teoria do romance de Friedrich Schlegel. Não se trata de uma tentativa de rastrear as influências que por ventura estejam presentes no ensaio de Lukács, mas de mostrar como A teoria do romance pode ser reconstituída a partir das críticas à teoria do romance do romantismo. Pretende-se expor como a investigação da forma romance, essa forma que como nenhuma outra expressa o desabrigo transcendental, consiste para Lukács em uma via de acesso e crítica à experiência de alienação que vigora no mundo moderno.
id USP_6ac0e8b25c52d7d4322d7aeff897afd9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22062015-140405
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Romance e modernidade no jovem Lukács Novel and modernity in young Lukács 2015-02-27Ricardo MusseArlenice Almeida da SilvaMarco Aurélio WerleAnouch Neves de Oliveira KurkdjianUniversidade de São PauloSociologiaUSPBR Georg Lukács Georg Lukács German aesthetics theory German romanticism Modernidade Modernity Novel Romance Romantismo alemão Teoria do romance Teoria estética alemã Theory of the novel Esta dissertação busca apresentar uma leitura do ensaio A teoria do romance, de Georg Lukács, atentando para o nexo formulado pelo autor entre a forma romance e a modernidade. Para este objetivo, procurou-se retraçar os momentos de diálogo que essa obra estabelece com a teoria do romance de Friedrich Schlegel. Não se trata de uma tentativa de rastrear as influências que por ventura estejam presentes no ensaio de Lukács, mas de mostrar como A teoria do romance pode ser reconstituída a partir das críticas à teoria do romance do romantismo. Pretende-se expor como a investigação da forma romance, essa forma que como nenhuma outra expressa o desabrigo transcendental, consiste para Lukács em uma via de acesso e crítica à experiência de alienação que vigora no mundo moderno. This dissertation aims to present a reading of the essay A theory of the novel, by Georg Lukács, paying special attention to the link between the novel form and modernity formulated by the author. To this end, the moments of dialogue that Lukács work establishes with the theory of the novel of Friedrich Schlegel were retraced. It is not an attempt to track influences that may be present in the essay, but to show how The theory of the novel can be reconstructed from the critiques of the romantic theory of the novel. We intend to point out how the investigation of the novel form, the form that like no other expresses the transcendental homelessness, consists for Lukács in a gateway to and critique of the experience of alienation that takes place in the modern world. https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-22062015-140405info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:52:30Zoai:teses.usp.br:tde-22062015-140405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:08:20.818517Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Romance e modernidade no jovem Lukács
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Novel and modernity in young Lukács
title Romance e modernidade no jovem Lukács
spellingShingle Romance e modernidade no jovem Lukács
Anouch Neves de Oliveira Kurkdjian
title_short Romance e modernidade no jovem Lukács
title_full Romance e modernidade no jovem Lukács
title_fullStr Romance e modernidade no jovem Lukács
title_full_unstemmed Romance e modernidade no jovem Lukács
title_sort Romance e modernidade no jovem Lukács
author Anouch Neves de Oliveira Kurkdjian
author_facet Anouch Neves de Oliveira Kurkdjian
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Musse
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Arlenice Almeida da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marco Aurélio Werle
dc.contributor.author.fl_str_mv Anouch Neves de Oliveira Kurkdjian
contributor_str_mv Ricardo Musse
Arlenice Almeida da Silva
Marco Aurélio Werle
description Esta dissertação busca apresentar uma leitura do ensaio A teoria do romance, de Georg Lukács, atentando para o nexo formulado pelo autor entre a forma romance e a modernidade. Para este objetivo, procurou-se retraçar os momentos de diálogo que essa obra estabelece com a teoria do romance de Friedrich Schlegel. Não se trata de uma tentativa de rastrear as influências que por ventura estejam presentes no ensaio de Lukács, mas de mostrar como A teoria do romance pode ser reconstituída a partir das críticas à teoria do romance do romantismo. Pretende-se expor como a investigação da forma romance, essa forma que como nenhuma outra expressa o desabrigo transcendental, consiste para Lukács em uma via de acesso e crítica à experiência de alienação que vigora no mundo moderno.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-22062015-140405
url https://doi.org/10.11606/D.8.2015.tde-22062015-140405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502969876545536