O traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Cecilia Amaral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-01092021-225717/
Resumo: Esta dissertação traz um estudo sobre o uso e importância do figurino aplicado ao teatro contemporâneo, a partir da análise do traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro, com a decupagem dos espetáculos Luis Antonio Gabriela, Era uma Era e Epidemia Prata, e investigação dos processos de criação de seus trajes. Para desenvolver a pesquisa foram realizadas entrevistas com figurinistas e atores das produções citadas, também foram feitas visitas técnicas à sede do coletivo e registros fotográficos dos trajes e adereços do acervo estudado. Com o estudo foi possível documentar as diferentes formas adotadas na produção dos figurinos, bem como as materialidades e imaterialidades exploradas na concepção visual e caracterização dos personagens nesses espetáculos, analisar a relação entre figurino, cenografia e as influências dos dispositivos tecnológicos sobre a concepção visual da obra. A pesquisa possibilitou apurar que o figurino, dentro da cena contemporânea, tem uma importante função de ressignificação, a partir das intersecções com as tecnologias, com o cenário e iluminação, com as materialidades utilizadas e com o próprio corpo do performer.
id USP_6b0d2aee3b5e026611ad9425c912d5a2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01092021-225717
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O traje de cena da Companhia Mungunzá de TeatroThe scene costume of the Mungunzá Theater CompanyContemporary theaterCostume designImaterialidadesImmaterialitiesMaterialidadesMaterialitiesReframingRessignificaçãoTeatro contemporâneoTraje de cenaEsta dissertação traz um estudo sobre o uso e importância do figurino aplicado ao teatro contemporâneo, a partir da análise do traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro, com a decupagem dos espetáculos Luis Antonio Gabriela, Era uma Era e Epidemia Prata, e investigação dos processos de criação de seus trajes. Para desenvolver a pesquisa foram realizadas entrevistas com figurinistas e atores das produções citadas, também foram feitas visitas técnicas à sede do coletivo e registros fotográficos dos trajes e adereços do acervo estudado. Com o estudo foi possível documentar as diferentes formas adotadas na produção dos figurinos, bem como as materialidades e imaterialidades exploradas na concepção visual e caracterização dos personagens nesses espetáculos, analisar a relação entre figurino, cenografia e as influências dos dispositivos tecnológicos sobre a concepção visual da obra. A pesquisa possibilitou apurar que o figurino, dentro da cena contemporânea, tem uma importante função de ressignificação, a partir das intersecções com as tecnologias, com o cenário e iluminação, com as materialidades utilizadas e com o próprio corpo do performer.This dissertation brings a study on the use and importance of the costume applied to contemporary theater, from the analysis of the costume design of the Mungunzá Theater Company, with the decoupage of the shows Luis Antonio Gabriela, Was an it was and Silver epidemic, and investigation of the processes of creation of their costumes. In developing the research, interviews were conducted with costume designers and actors from the cited productions, technical visits were also made to the collective\'s headquarters. Photographic records of the costumes and props from the studied collections were made. With the research, it was possible to document the different forms adopted in the production of the costumes, as well as the materialities and immaterialities explored in the visual design and characterization in those shows, to analyze the relate costumes, scenography and the influences of the technological devices on the visual design, of the productions. The research shows that costumes within the contemporary scene have a significant place of reframing, from the intersections with the technologies, with the scenery and lighting, with the materialities used and with the performer\'s own body.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPViana, Fausto Roberto PoçoPinto, Maria Cecilia Amaral2021-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-01092021-225717/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-09-02T03:19:02Zoai:teses.usp.br:tde-01092021-225717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-09-02T03:19:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro
The scene costume of the Mungunzá Theater Company
title O traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro
spellingShingle O traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro
Pinto, Maria Cecilia Amaral
Contemporary theater
Costume design
Imaterialidades
Immaterialities
Materialidades
Materialities
Reframing
Ressignificação
Teatro contemporâneo
Traje de cena
title_short O traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro
title_full O traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro
title_fullStr O traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro
title_full_unstemmed O traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro
title_sort O traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro
author Pinto, Maria Cecilia Amaral
author_facet Pinto, Maria Cecilia Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Fausto Roberto Poço
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Cecilia Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Contemporary theater
Costume design
Imaterialidades
Immaterialities
Materialidades
Materialities
Reframing
Ressignificação
Teatro contemporâneo
Traje de cena
topic Contemporary theater
Costume design
Imaterialidades
Immaterialities
Materialidades
Materialities
Reframing
Ressignificação
Teatro contemporâneo
Traje de cena
description Esta dissertação traz um estudo sobre o uso e importância do figurino aplicado ao teatro contemporâneo, a partir da análise do traje de cena da Companhia Mungunzá de Teatro, com a decupagem dos espetáculos Luis Antonio Gabriela, Era uma Era e Epidemia Prata, e investigação dos processos de criação de seus trajes. Para desenvolver a pesquisa foram realizadas entrevistas com figurinistas e atores das produções citadas, também foram feitas visitas técnicas à sede do coletivo e registros fotográficos dos trajes e adereços do acervo estudado. Com o estudo foi possível documentar as diferentes formas adotadas na produção dos figurinos, bem como as materialidades e imaterialidades exploradas na concepção visual e caracterização dos personagens nesses espetáculos, analisar a relação entre figurino, cenografia e as influências dos dispositivos tecnológicos sobre a concepção visual da obra. A pesquisa possibilitou apurar que o figurino, dentro da cena contemporânea, tem uma importante função de ressignificação, a partir das intersecções com as tecnologias, com o cenário e iluminação, com as materialidades utilizadas e com o próprio corpo do performer.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-01092021-225717/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-01092021-225717/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256587237851136