Diagnóstico de projetos de educação ambiental em escolas públicas das áreas de proteção de mananciais da Represa Billings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roveratti, Dagmar Santos
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-03042020-111311/
Resumo: Objetivo. O sistema escolar é fundamental para a prática da Educação Ambiental, devendo proporcionar uma análise dos problemas ambientais locais. Este diagnóstico foi elaborado visando fornecer um panorama da Educação Ambiental em escolas estaduais próximas da Represa Billings, verificando se a recuperação do reservatório e a \"Lei de Proteção aos Mananciais\" tem sido abordadas no currículo destas escolas. Metodologia. Foram analisadas informações de professores, levantadas por meio de questionário, em 58 escolas próximas à Represa Billings, situadas em Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo do Campo. Resultados. Verificou-se que das 58 escolas analisadas, 33 têm projetos de Educação Ambiental e destas, 14 escolas têm projetos que enfocam a Represa Billings. Entre as que têm projetos sobre o reservatório, apenas 9 estão atualmente em desenvolvimento. Cerca de 90% dos responsáveis pelos projetos não frequentaram curso de Educação Ambiental. A falta de capacitação pode ser considerada uma das principais causas para inexistência de projetos. Cerca de metade das escolas que têm projetos enfoca a \"Lei de Proteção aos Mananciais\" nas atividades. Foi detectada a existência de parcerias com empresas e fundações privadas, organizações não-governamentais e prefeituras locais. Conclusões. A Educação Ambiental não vem sendo adequadamente implementada nas escolas analisadas uma vez que muitas não desenvolvem projetos por falta de preparo técnico. Uma minoria aborda a degradação da Represa Billings em seus projetos. A ausência de capacitação e de acompanhamento permanente dos projetos, são fatores que dificultam a consolidação das propostas existentes.
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