Motor de ignição por centelha de alta compressão com limitação de pressão de combustão.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-17072024-113822/ |
Resumo: | O presente trabalho introduz um novo conceito sobre motores de ignição por centelha de alta compressão. Segundo esse conceito, mostra-se que é possível aumentar a razão de compressão além de limites convencionais, o que dá a possibilidade de obtenção de maior rendimento e de melhora nas características gerais de desempenho. A forma da aplicação prática desse conceito requer que o processo de combustão no ciclo de operação seja controlado quando se aumenta a razão de compressão. Para tanto, não é necessária a adição de qualquer tipo de composto anti-detonante ao combustível utilizado. Para o pleno êxito da operação de um motor de alta compressão, segundo o conceito introduzido, a máxima pressão desenvolvida durante o processo de combustão deve permanecer, o quanto possível, próxima do nível máximo de pressão atingido com a razão de compressão convencional. A razão de compressão convencional de um motor de ignição por centelha, além da qual a intensidade de detonação seria considerada objecionável, é considerada neste trabalho como ponto referencial para comparação de características de desempenho. O ajuste de alguns fatores geométricos característicos do motor, quando factível, pode contribuir para o sucesso da aplicação prática desse conceito. Também, são analisados os efeitos do aumento da razão de compressão no desempenho de um motor de ignição por centelha experimental, operando segundo esse conceito. A faixa de razões de compressão tomada para essa finalidade foi situada entre um valor convencional e um valor substancialmente maior. Os resultados obtidos mostram que alguns desses efeitos sucedem de maneira diferente da que poderia se esperar. Além disso, verifica-se que a operação desse motor experimental de alta compressão, com um combustível de octanagem comum, quando apropriadamente efetuada, é plenamente possível, e ocorre sem detonação. ) Dentre os possíveis benefícios advindos da aplicação prática desse conceito, destacam-se: 1. o aumento do rendimento térmico; 2. a diminuição do carregamento mecânico nos componentes mais solicitados; 3. a diminuição das emissões de NOx; 4. o aumento de potência útil do motor; 5. a flexibilidade para uso de combustíveis diversos e de suas misturas admissíveis. |
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Para o pleno êxito da operação de um motor de alta compressão, segundo o conceito introduzido, a máxima pressão desenvolvida durante o processo de combustão deve permanecer, o quanto possível, próxima do nível máximo de pressão atingido com a razão de compressão convencional. A razão de compressão convencional de um motor de ignição por centelha, além da qual a intensidade de detonação seria considerada objecionável, é considerada neste trabalho como ponto referencial para comparação de características de desempenho. O ajuste de alguns fatores geométricos característicos do motor, quando factível, pode contribuir para o sucesso da aplicação prática desse conceito. Também, são analisados os efeitos do aumento da razão de compressão no desempenho de um motor de ignição por centelha experimental, operando segundo esse conceito. A faixa de razões de compressão tomada para essa finalidade foi situada entre um valor convencional e um valor substancialmente maior. Os resultados obtidos mostram que alguns desses efeitos sucedem de maneira diferente da que poderia se esperar. Além disso, verifica-se que a operação desse motor experimental de alta compressão, com um combustível de octanagem comum, quando apropriadamente efetuada, é plenamente possível, e ocorre sem detonação. ) Dentre os possíveis benefícios advindos da aplicação prática desse conceito, destacam-se: 1. o aumento do rendimento térmico; 2. a diminuição do carregamento mecânico nos componentes mais solicitados; 3. a diminuição das emissões de NOx; 4. o aumento de potência útil do motor; 5. a flexibilidade para uso de combustíveis diversos e de suas misturas admissíveis.The present work introduces a new concept about high-compression spark-ignition engines. According to this concept, it is shown that it is feasible to increase the compression ratio to values much higher than a conventional limit. As a consequence, it is possible to obtain a higher efficiency and an improvement on the engine overall performance characteristics. The practical aplication way of this concept requires that the combustion process in the operating cycle be controlled as the compression ratio is increased. For this purpose, it is not necessary the addition of any kind of anti-knock compound to the fuel. In order to guarantee the successful high-compression engine operation, the presented concept states that the maximum pressure developed during the combustion process should be close, as much as possible, to the highest pressure level attained by operating the engine with the conventional compression ratio. The conventional compression ratio of a spark-ignition engine is considered as a reference point for performance characteristics comparison.The adjustment of some geometric factors, which are typical of the particular design, also contributes to the success of the engine operation on that condition. This work also analyzes theoretically and experimentally the effects of the compression ratio increase on the overall performance of an experimental spark-ignition engine. The compression ratio range adopted for this purpose lies onbetween a conventional value and a value significantly higher. The obtained results show that some effects succeed in the different way to what can be expected. In addition, it is verified that the operation of that high compression engine, with a commom octane quality fuel, is thoroughly possible, free of knocking problems and, mainly, advantageous. Among the possible benefits that can result from the practical application of such a concept, the outstanding ones are: 1. the increase in thermal efficiency; 2. the loading reduction over the most stressed engine components; 3. the reduction in the NOx emissions; 4. the reduction of the hidrocarbon emissions, HC; 5. the increase on the engine\'s output; 6. the flexibility in the use of different fuels and their mixtures.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKrieger Filho, Guenther CarlosTu, Carlos Chien ChingGutierrez Junior, Henedino2001-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3132/tde-17072024-113822/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-17T14:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-17072024-113822Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-17T14:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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