Aspectos neuropsicológicos dos transtornos de ansiedade na infância e adolescência: um estudo comparativo entre as fases pré e pós-tratamento medicamentoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Camila Luisi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-30112011-173439/
Resumo: O alto nível de ansiedade pode interferir no desempenho de diversas funções cognitivas. Nesse sentido, pessoas portadoras de transtorno de ansiedade são mais vulneráveis à presença de déficits cognitivos. Por meio de testagens neuropsicológicas, é possível mensurar o desempenho e, por conseguinte, descrever potenciais alterações de funções cognitivas. Estudos mostram déficits nos processos de atenção, memória e funções executivas. Uma vez que não existem dados suficientes na literatura sobre o funcionamento cognitivo de jovens com transtornos de ansiedade, objetivou-se com este estudo avaliar o funcionamento cognitivo em crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade, pré e pós-tratamento medicamentoso. Para isso, foram estudados sujeitos (7 a 17 anos) diagnosticados com transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade de separação e/ou fobia social. Incluíram-se 30 portadores de ao menos um transtorno de ansiedade, avaliados antes do início do tratamento farmacológico, e 34 controles saudáveis. Dezoito sujeitos com transtornos de ansiedade foram reavaliados após terem sido aleatoriamente divididos (por meio de tabela de números aleatórios) em três grupos [clomipramina (n=5), fluoxetina (n=5) e placebo (n=8)] e submetidos a tratamento por um período de seis meses. Da mesma maneira, dez sujeitos do grupo controle foram reavaliados após o mesmo intervalo de tempo. Os instrumentos utilizados nas avaliações neuropsicológicas foram: \"Wechsler Abbreviated Sacale of Intelligence\", \"Trail Making Test\", \"Stroop Card Test\", \"Matching Familiar Figures Test-20\", testes de fluência verbal para letras (\"FAS\") e para categoria (\"animais\"), \"Wisconsin Card Sorting Test\", \"Torre de Hanói\", \"Wide Range Assessment of Memory and Learning-2\", \"Figura Complexa de Rey\". Para a avaliação de sintomas ansiosos, utilizou-se a \"Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças\". A partir dos dados obtidos, realizaram-se comparações estatísticas em dois momentos distintos: antes e depois do tratamento dos sujeitos diagnosticados com transtornos de ansiedade. Os resultados da avaliação pré-tratamento sugerem desempenho significativamente inferior nas atividades que medem atenção, memória visual, memória verbal e funções executivas entre sujeitos do grupo com transtorno de ansiedade em comparação ao do grupo controle. Em relação à sintomatologia ansiosa, conforme medida pela \"Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças\", o grupo com transtornos de ansiedade apresentou escores significativamente mais elevados que os observados entre os controles. Os resultados da avaliação pós-tratamento sugerem que, a partir de qualquer das intervenções realizadas (através de medicações ou placebo), o desempenho nos processos atencionais, mnésticos e executivos das crianças do grupo com transtorno de ansiedade melhora. Conclui-se, assim, que sintomas ansiosos nas crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade interferem no desempenho das funções cognitivas
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Uma vez que não existem dados suficientes na literatura sobre o funcionamento cognitivo de jovens com transtornos de ansiedade, objetivou-se com este estudo avaliar o funcionamento cognitivo em crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade, pré e pós-tratamento medicamentoso. Para isso, foram estudados sujeitos (7 a 17 anos) diagnosticados com transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade de separação e/ou fobia social. Incluíram-se 30 portadores de ao menos um transtorno de ansiedade, avaliados antes do início do tratamento farmacológico, e 34 controles saudáveis. Dezoito sujeitos com transtornos de ansiedade foram reavaliados após terem sido aleatoriamente divididos (por meio de tabela de números aleatórios) em três grupos [clomipramina (n=5), fluoxetina (n=5) e placebo (n=8)] e submetidos a tratamento por um período de seis meses. Da mesma maneira, dez sujeitos do grupo controle foram reavaliados após o mesmo intervalo de tempo. Os instrumentos utilizados nas avaliações neuropsicológicas foram: \"Wechsler Abbreviated Sacale of Intelligence\", \"Trail Making Test\", \"Stroop Card Test\", \"Matching Familiar Figures Test-20\", testes de fluência verbal para letras (\"FAS\") e para categoria (\"animais\"), \"Wisconsin Card Sorting Test\", \"Torre de Hanói\", \"Wide Range Assessment of Memory and Learning-2\", \"Figura Complexa de Rey\". Para a avaliação de sintomas ansiosos, utilizou-se a \"Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças\". A partir dos dados obtidos, realizaram-se comparações estatísticas em dois momentos distintos: antes e depois do tratamento dos sujeitos diagnosticados com transtornos de ansiedade. Os resultados da avaliação pré-tratamento sugerem desempenho significativamente inferior nas atividades que medem atenção, memória visual, memória verbal e funções executivas entre sujeitos do grupo com transtorno de ansiedade em comparação ao do grupo controle. Em relação à sintomatologia ansiosa, conforme medida pela \"Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças\", o grupo com transtornos de ansiedade apresentou escores significativamente mais elevados que os observados entre os controles. Os resultados da avaliação pós-tratamento sugerem que, a partir de qualquer das intervenções realizadas (através de medicações ou placebo), o desempenho nos processos atencionais, mnésticos e executivos das crianças do grupo com transtorno de ansiedade melhora. Conclui-se, assim, que sintomas ansiosos nas crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade interferem no desempenho das funções cognitivasThe high level of anxiety may interfere with the performance of various cognitive functions. Thus, people with anxiety disorders are more vulnerable to the presence of cognitive deficits. Through neuropsychological testings, it is possible to measure performance and, therefore, to describe potential changes in cognitive functions. Studies have pointed to deficits in attentional processes, memory and executive functions. Since there are insufficient data in the literature on the cognitive functioning of young people with anxiety disorders, the aim of this study is to evaluate cognitive functioning in children and adolescents with anxiety disorders, before and after pharmacological treatment. The sample consisted of subjects (7-17 years) diagnosed with generalized anxiety disorder, separation anxiety disorder and / or social phobia. Thirty subjects with at least one anxiety disorder, assessed before the beginning of pharmacological treatment, and 34 healthy controls. Eighteen subjects with anxiety disorders were reassessed after they have been randomly assigned (by table of random numbers) into three groups [clomipramine (n = 5), fluoxetine (n = 5) and placebo (n = 8)] and submitted to treatment for a period of six months. Likewise, ten subjects in the control group were evaluated after the same interval of time. The instruments used in the neuropsychological tests were \"Wechsler Abbreviated Sacal of Intelligence,\" \"Trail Making Test,\" \"Card Stroop Test, Matching Familiar Figures Test-20\", tests of verbal fluency for letters (FAS) and category (animals), \"Wisconsin Card Sorting Test\", \"Tower of Hanoi\", \"Wide Range Assessment of Memory and Learning-2\", \"Rey Complex Figure\". For the assessment of anxiety symptoms, the \"Multidimensional Anxiety Scale for Children\" was utilized. From the data observed, statistical comparisons were performed at two different times: before and after treatment of subjects with diagnoses of anxiety disorders. Results from the pre-treatment evaluation suggest that subjects from the anxiety disorder group when compared to the control group showed significantly lower performance in activities that measure attention, visual memory, verbal memory and executive function. In relation to anxiety symptoms, as measured by the \"Multidimensional Anxiety Scale for Children\", the group with anxiety disorders had significantly higher scores than those observed among controls. Results from the post-treatment evaluation suggest that, no matter which interventions have been used (either medications or placebo), performance on attentional, memory and executives processes of the group of children with anxiety disorder improved. We, therefore, conclude that anxious symptomatology in children and adolescents with anxiety disorder interferes with the performance of cognitive functionsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAsbahr, Fernando RamosRodrigues, Camila Luisi2011-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-30112011-173439/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-30112011-173439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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