Treinamento a distância para mão-de-obra na construção civil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos Filho, Amadeu Sá de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-16122004-141949/
Resumo: A construção de habitações populares exige processos construtivos de baixo custo, tanto em relação aos materiais quanto à mão-de-obra. Por essa razão, muitas vezes são adotados os sistemas de mutirão ou de autoconstrução onde o futuro morador, normalmente inexperiente, é treinado em alguns serviços necessários ao processo construtivo. A necessidade de rápida qualificação de mão-de-obra, e em grande quantidade, é uma das dificuldades enfrentadas neste processo. O ensino a distância tem características que permitem instruir grande número de pessoas a baixo custo, além de permitir atingir populações distantes dos grandes centros. Este trabalho investigou a efetividade de tal metodologia para este fim, propondo um sistema de treinamento a distância voltado à mão-de-obra para construção civil. Em particular, foi abordada a etapa de montagem do kit hidráulico usado em alguns processos construtivos de moradias de interesse social. Três grandes desafios foram enfrentados neste trabalho: i. o público alvo, normalmente de baixa instrução, freqüentemente analfabeto; ii. o tipo de conteúdo a ser ministrado, de caráter cognitivo, porém ligado às atividades psicomotoras de montagem, isto é, refere-se à compreensão do trabalhador sobre os conteúdos e também sua execução física, área tradicionalmente difícil de ser ministrada a distância e iii. a necessidade de obter-se baixo custo no oferecimento do treinamento, o que tem um impacto muito forte no tipo de recursos que poderão ser utilizados junto aos aprendizes. A solução proposta envolveu o desenvolvimento de uma moderna ferramenta didática, baseada em um ambiente virtual interativo e que contém recursos multimídia. Para isto foram abordadas todas as fases do planejamento instrucional para a preparação e execução do treinamento a distância. Depois foi escolhido onde e como realizar um estudo de caso e qual a metodologia de avaliação adotada para comparar a eficiência do treinamento a distância em relação a um treinamento presencial. Por último foi detalhado de forma estatística o resultado desta avaliação.
id USP_6ba743aa67b35f0663ac0d346447bd02
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16122004-141949
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Treinamento a distância para mão-de-obra na construção civil. Long-distance training for civil construction human resources.long-distance trainingmão-de-obra qualificadaqualified human resourcestreinamento a distânciaA construção de habitações populares exige processos construtivos de baixo custo, tanto em relação aos materiais quanto à mão-de-obra. Por essa razão, muitas vezes são adotados os sistemas de mutirão ou de autoconstrução onde o futuro morador, normalmente inexperiente, é treinado em alguns serviços necessários ao processo construtivo. A necessidade de rápida qualificação de mão-de-obra, e em grande quantidade, é uma das dificuldades enfrentadas neste processo. O ensino a distância tem características que permitem instruir grande número de pessoas a baixo custo, além de permitir atingir populações distantes dos grandes centros. Este trabalho investigou a efetividade de tal metodologia para este fim, propondo um sistema de treinamento a distância voltado à mão-de-obra para construção civil. Em particular, foi abordada a etapa de montagem do kit hidráulico usado em alguns processos construtivos de moradias de interesse social. Três grandes desafios foram enfrentados neste trabalho: i. o público alvo, normalmente de baixa instrução, freqüentemente analfabeto; ii. o tipo de conteúdo a ser ministrado, de caráter cognitivo, porém ligado às atividades psicomotoras de montagem, isto é, refere-se à compreensão do trabalhador sobre os conteúdos e também sua execução física, área tradicionalmente difícil de ser ministrada a distância e iii. a necessidade de obter-se baixo custo no oferecimento do treinamento, o que tem um impacto muito forte no tipo de recursos que poderão ser utilizados junto aos aprendizes. A solução proposta envolveu o desenvolvimento de uma moderna ferramenta didática, baseada em um ambiente virtual interativo e que contém recursos multimídia. Para isto foram abordadas todas as fases do planejamento instrucional para a preparação e execução do treinamento a distância. Depois foi escolhido onde e como realizar um estudo de caso e qual a metodologia de avaliação adotada para comparar a eficiência do treinamento a distância em relação a um treinamento presencial. Por último foi detalhado de forma estatística o resultado desta avaliação.Low-income housing construction demands low cost construction processes, regarding both material and labor. Therefore, very often, methods such as "community cooperative work" or "do it yourself", have been adopted. Participants in these construction methods are usually inexperienced and must be trained in order to acquire the basic skills necessary to perform construction activities. Training a large work force in a short period of time is one of the most fundamental difficulties faced in this process. The adoption of distance learning allows instructing a large number of people at low cost. Furthermore, it is possible to reach people living in the countryside or in small cities. This work investigates the effectiveness of such approach considering the adoption of a distance learning system for training the work force of civil construction. The chosen training domain is the assembly of the hydraulic installation used in some building systems. There are three great challenges facing this work: i. the target users, mostly with a low instruction level, frequently illiterate; ii. the type of content that is taught, of cognitive nature although connected to psicomotor activities such as pipe assembly, i.e., comprises both the content understanding and the execution (activities involved), traditionally a very difficult task for the distance learning approach and iii. the need for achieving low cost on employee training that has a very strong impact in the type of resources that could be used. The proposed solution comprised the development of a modern learning tool, based on a virtual interactive environment enhanced with multimedia features. Instructional planning was necessary to complete all phases of the distance learning activities. After the instructional design task, we decided where the training was to be performed as well as the methodology that was applied to evaluate results against a traditional presential training with the same contents. Finally we detail these resultsand present conclusions. Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Eduardo ToledoCampos Filho, Amadeu Sá de2004-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-16122004-141949/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-16122004-141949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Treinamento a distância para mão-de-obra na construção civil.
Long-distance training for civil construction human resources.
title Treinamento a distância para mão-de-obra na construção civil.
spellingShingle Treinamento a distância para mão-de-obra na construção civil.
Campos Filho, Amadeu Sá de
long-distance training
mão-de-obra qualificada
qualified human resources
treinamento a distância
title_short Treinamento a distância para mão-de-obra na construção civil.
title_full Treinamento a distância para mão-de-obra na construção civil.
title_fullStr Treinamento a distância para mão-de-obra na construção civil.
title_full_unstemmed Treinamento a distância para mão-de-obra na construção civil.
title_sort Treinamento a distância para mão-de-obra na construção civil.
author Campos Filho, Amadeu Sá de
author_facet Campos Filho, Amadeu Sá de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Eduardo Toledo
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos Filho, Amadeu Sá de
dc.subject.por.fl_str_mv long-distance training
mão-de-obra qualificada
qualified human resources
treinamento a distância
topic long-distance training
mão-de-obra qualificada
qualified human resources
treinamento a distância
description A construção de habitações populares exige processos construtivos de baixo custo, tanto em relação aos materiais quanto à mão-de-obra. Por essa razão, muitas vezes são adotados os sistemas de mutirão ou de autoconstrução onde o futuro morador, normalmente inexperiente, é treinado em alguns serviços necessários ao processo construtivo. A necessidade de rápida qualificação de mão-de-obra, e em grande quantidade, é uma das dificuldades enfrentadas neste processo. O ensino a distância tem características que permitem instruir grande número de pessoas a baixo custo, além de permitir atingir populações distantes dos grandes centros. Este trabalho investigou a efetividade de tal metodologia para este fim, propondo um sistema de treinamento a distância voltado à mão-de-obra para construção civil. Em particular, foi abordada a etapa de montagem do kit hidráulico usado em alguns processos construtivos de moradias de interesse social. Três grandes desafios foram enfrentados neste trabalho: i. o público alvo, normalmente de baixa instrução, freqüentemente analfabeto; ii. o tipo de conteúdo a ser ministrado, de caráter cognitivo, porém ligado às atividades psicomotoras de montagem, isto é, refere-se à compreensão do trabalhador sobre os conteúdos e também sua execução física, área tradicionalmente difícil de ser ministrada a distância e iii. a necessidade de obter-se baixo custo no oferecimento do treinamento, o que tem um impacto muito forte no tipo de recursos que poderão ser utilizados junto aos aprendizes. A solução proposta envolveu o desenvolvimento de uma moderna ferramenta didática, baseada em um ambiente virtual interativo e que contém recursos multimídia. Para isto foram abordadas todas as fases do planejamento instrucional para a preparação e execução do treinamento a distância. Depois foi escolhido onde e como realizar um estudo de caso e qual a metodologia de avaliação adotada para comparar a eficiência do treinamento a distância em relação a um treinamento presencial. Por último foi detalhado de forma estatística o resultado desta avaliação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-16122004-141949/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-16122004-141949/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090784822034432