Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alessandro Marcus Afonso de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-05072023-182919/
Resumo: Com o objetivo de potencializar as ações de Inovação Aberta, observou-se nos últimos anos um aumento considerável de grandes empresas buscando formas de engajamento com o ecossistema de startups, principalmente pelo potencial de inovação e de agilidade destas empresas nascentes. Por se tratar de um processo novo e em rápida evolução no Brasil, muitas vezes, o que se observa é, por um lado, o choque entre a cultural formal e tradicional das grandes empresas e, por outro, a flexibilidade e a agilidade das startups. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar as barreiras que dificultam o engajamento entre grandes empresas e startups buscando executar iniciativas de Inovação Aberta, bem como identificar as melhores práticas recomendadas por quem já vivenciou essa experiência. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de casos múltiplos. Inicialmente, foi feita a revisão bibliográfica para identificar as barreiras, conforme a literatura. Em seguida, selecionou-se três grandes empresas brasileiras, reconhecidas por suas ações de Inovação Aberta, para conduzir os estudos de casos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quinze stakeholders participantes das iniciativas: 3 líderes de inovação, 3 clientes internos, 3 consultores e 6 representantes das startups. Por fim, comparou-se os dados coletados referentes aos casos selecionados com as barreiras identificadas na literatura, por meio da análise de conteúdo dedutiva, assim como entre as empresas e os stakeholders. Ademais, correlacionou-se as melhores práticas recomendadas pelos participantes com as barreiras identificas na pesquisa. Como resultado, identificou-se 28 barreiras no engajamento entre grandes empresas brasileiras e startups e 6 melhores práticas que ajudam a mitigá-las. Espera-se que, em benefício de todos os stakeholders envolvidos, a pesquisa contribua para que o relacionamento entre grandes empresas e startups alcance melhores resultados, impulsionando não só as iniciativas de Inovação Aberta no Brasil, como também novas pesquisas acadêmicas.
id USP_6be3c8f2ecad0b7ac681e2c92ce53c9b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05072023-182919
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startupsLearning from corporates: challenges faced by Brazilian big companies in startup engagementBarreiras de corporate venturingCorporate venturingCorporate VenturingCorporate venturing barriersCorporation and startup relationsEmpreendedorismoEngajamento entre grandes empresasEntrepreneurshipInnovationInovaçãoInovação abertaOpen innovationStartupsCom o objetivo de potencializar as ações de Inovação Aberta, observou-se nos últimos anos um aumento considerável de grandes empresas buscando formas de engajamento com o ecossistema de startups, principalmente pelo potencial de inovação e de agilidade destas empresas nascentes. Por se tratar de um processo novo e em rápida evolução no Brasil, muitas vezes, o que se observa é, por um lado, o choque entre a cultural formal e tradicional das grandes empresas e, por outro, a flexibilidade e a agilidade das startups. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar as barreiras que dificultam o engajamento entre grandes empresas e startups buscando executar iniciativas de Inovação Aberta, bem como identificar as melhores práticas recomendadas por quem já vivenciou essa experiência. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de casos múltiplos. Inicialmente, foi feita a revisão bibliográfica para identificar as barreiras, conforme a literatura. Em seguida, selecionou-se três grandes empresas brasileiras, reconhecidas por suas ações de Inovação Aberta, para conduzir os estudos de casos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quinze stakeholders participantes das iniciativas: 3 líderes de inovação, 3 clientes internos, 3 consultores e 6 representantes das startups. Por fim, comparou-se os dados coletados referentes aos casos selecionados com as barreiras identificadas na literatura, por meio da análise de conteúdo dedutiva, assim como entre as empresas e os stakeholders. Ademais, correlacionou-se as melhores práticas recomendadas pelos participantes com as barreiras identificas na pesquisa. Como resultado, identificou-se 28 barreiras no engajamento entre grandes empresas brasileiras e startups e 6 melhores práticas que ajudam a mitigá-las. Espera-se que, em benefício de todos os stakeholders envolvidos, a pesquisa contribua para que o relacionamento entre grandes empresas e startups alcance melhores resultados, impulsionando não só as iniciativas de Inovação Aberta no Brasil, como também novas pesquisas acadêmicas.Aiming at enhancing Open Innovation actions an increasing number of corporations sought new forms of engaging with startups, led mainly by innovation potential and agility of these birthing companies. However, being a new and rapidly evolving process in Brazil, there is a clash of culture between the traditional and formal culture of big corporations and the flexibility and agility of startups. This research objective is to identify the barriers which hinder the relation between corporations and startups in the execution of Open Innovation initiatives, as well it aims at identifying the recommended best practices by those who have gone through this experience. The research is exploratory in terms of its objective, with a qualitative approach using the multiple case study method. First, a literature review was conducted to identify these barriers. Next, three corporations known by their Open Innovation actions were selected to have their case studied using data collection through semi-structured interviews with stakeholders that took part in these actions: innovations leaders, internal clients, consultants, and startups representants. Last, a comparison was carried out between the collected data of these case studies and the barriers identified in the literature using deductive content analysis, as well as a comparison between the corporation and stakeholders data. Furthermore, as correlation was carried out between interviewed recommended best practices and barriers identified. As a result, were identified 28 barriers when corporations engage with startups and 6 best practices which help to prevent them. For the benefit of all stakeholders involved, this research will contribute to the relation between large companies and startups achieving better results, boosting Open Innovation initiatives in Brazil and new researches.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPlonski, Guilherme AryOliveira, Alessandro Marcus Afonso de2023-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-05072023-182919/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-13T17:48:12Zoai:teses.usp.br:tde-05072023-182919Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-13T17:48:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups
Learning from corporates: challenges faced by Brazilian big companies in startup engagement
title Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups
spellingShingle Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups
Oliveira, Alessandro Marcus Afonso de
Barreiras de corporate venturing
Corporate venturing
Corporate Venturing
Corporate venturing barriers
Corporation and startup relations
Empreendedorismo
Engajamento entre grandes empresas
Entrepreneurship
Innovation
Inovação
Inovação aberta
Open innovation
Startups
title_short Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups
title_full Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups
title_fullStr Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups
title_full_unstemmed Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups
title_sort Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups
author Oliveira, Alessandro Marcus Afonso de
author_facet Oliveira, Alessandro Marcus Afonso de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Plonski, Guilherme Ary
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alessandro Marcus Afonso de
dc.subject.por.fl_str_mv Barreiras de corporate venturing
Corporate venturing
Corporate Venturing
Corporate venturing barriers
Corporation and startup relations
Empreendedorismo
Engajamento entre grandes empresas
Entrepreneurship
Innovation
Inovação
Inovação aberta
Open innovation
Startups
topic Barreiras de corporate venturing
Corporate venturing
Corporate Venturing
Corporate venturing barriers
Corporation and startup relations
Empreendedorismo
Engajamento entre grandes empresas
Entrepreneurship
Innovation
Inovação
Inovação aberta
Open innovation
Startups
description Com o objetivo de potencializar as ações de Inovação Aberta, observou-se nos últimos anos um aumento considerável de grandes empresas buscando formas de engajamento com o ecossistema de startups, principalmente pelo potencial de inovação e de agilidade destas empresas nascentes. Por se tratar de um processo novo e em rápida evolução no Brasil, muitas vezes, o que se observa é, por um lado, o choque entre a cultural formal e tradicional das grandes empresas e, por outro, a flexibilidade e a agilidade das startups. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar as barreiras que dificultam o engajamento entre grandes empresas e startups buscando executar iniciativas de Inovação Aberta, bem como identificar as melhores práticas recomendadas por quem já vivenciou essa experiência. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de casos múltiplos. Inicialmente, foi feita a revisão bibliográfica para identificar as barreiras, conforme a literatura. Em seguida, selecionou-se três grandes empresas brasileiras, reconhecidas por suas ações de Inovação Aberta, para conduzir os estudos de casos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quinze stakeholders participantes das iniciativas: 3 líderes de inovação, 3 clientes internos, 3 consultores e 6 representantes das startups. Por fim, comparou-se os dados coletados referentes aos casos selecionados com as barreiras identificadas na literatura, por meio da análise de conteúdo dedutiva, assim como entre as empresas e os stakeholders. Ademais, correlacionou-se as melhores práticas recomendadas pelos participantes com as barreiras identificas na pesquisa. Como resultado, identificou-se 28 barreiras no engajamento entre grandes empresas brasileiras e startups e 6 melhores práticas que ajudam a mitigá-las. Espera-se que, em benefício de todos os stakeholders envolvidos, a pesquisa contribua para que o relacionamento entre grandes empresas e startups alcance melhores resultados, impulsionando não só as iniciativas de Inovação Aberta no Brasil, como também novas pesquisas acadêmicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-05072023-182919/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-05072023-182919/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256699582283776