Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-05072023-182919/ |
Resumo: | Com o objetivo de potencializar as ações de Inovação Aberta, observou-se nos últimos anos um aumento considerável de grandes empresas buscando formas de engajamento com o ecossistema de startups, principalmente pelo potencial de inovação e de agilidade destas empresas nascentes. Por se tratar de um processo novo e em rápida evolução no Brasil, muitas vezes, o que se observa é, por um lado, o choque entre a cultural formal e tradicional das grandes empresas e, por outro, a flexibilidade e a agilidade das startups. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar as barreiras que dificultam o engajamento entre grandes empresas e startups buscando executar iniciativas de Inovação Aberta, bem como identificar as melhores práticas recomendadas por quem já vivenciou essa experiência. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de casos múltiplos. Inicialmente, foi feita a revisão bibliográfica para identificar as barreiras, conforme a literatura. Em seguida, selecionou-se três grandes empresas brasileiras, reconhecidas por suas ações de Inovação Aberta, para conduzir os estudos de casos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quinze stakeholders participantes das iniciativas: 3 líderes de inovação, 3 clientes internos, 3 consultores e 6 representantes das startups. Por fim, comparou-se os dados coletados referentes aos casos selecionados com as barreiras identificadas na literatura, por meio da análise de conteúdo dedutiva, assim como entre as empresas e os stakeholders. Ademais, correlacionou-se as melhores práticas recomendadas pelos participantes com as barreiras identificas na pesquisa. Como resultado, identificou-se 28 barreiras no engajamento entre grandes empresas brasileiras e startups e 6 melhores práticas que ajudam a mitigá-las. Espera-se que, em benefício de todos os stakeholders envolvidos, a pesquisa contribua para que o relacionamento entre grandes empresas e startups alcance melhores resultados, impulsionando não só as iniciativas de Inovação Aberta no Brasil, como também novas pesquisas acadêmicas. |
id |
USP_6be3c8f2ecad0b7ac681e2c92ce53c9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05072023-182919 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startupsLearning from corporates: challenges faced by Brazilian big companies in startup engagementBarreiras de corporate venturingCorporate venturingCorporate VenturingCorporate venturing barriersCorporation and startup relationsEmpreendedorismoEngajamento entre grandes empresasEntrepreneurshipInnovationInovaçãoInovação abertaOpen innovationStartupsCom o objetivo de potencializar as ações de Inovação Aberta, observou-se nos últimos anos um aumento considerável de grandes empresas buscando formas de engajamento com o ecossistema de startups, principalmente pelo potencial de inovação e de agilidade destas empresas nascentes. Por se tratar de um processo novo e em rápida evolução no Brasil, muitas vezes, o que se observa é, por um lado, o choque entre a cultural formal e tradicional das grandes empresas e, por outro, a flexibilidade e a agilidade das startups. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar as barreiras que dificultam o engajamento entre grandes empresas e startups buscando executar iniciativas de Inovação Aberta, bem como identificar as melhores práticas recomendadas por quem já vivenciou essa experiência. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de casos múltiplos. Inicialmente, foi feita a revisão bibliográfica para identificar as barreiras, conforme a literatura. Em seguida, selecionou-se três grandes empresas brasileiras, reconhecidas por suas ações de Inovação Aberta, para conduzir os estudos de casos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quinze stakeholders participantes das iniciativas: 3 líderes de inovação, 3 clientes internos, 3 consultores e 6 representantes das startups. Por fim, comparou-se os dados coletados referentes aos casos selecionados com as barreiras identificadas na literatura, por meio da análise de conteúdo dedutiva, assim como entre as empresas e os stakeholders. Ademais, correlacionou-se as melhores práticas recomendadas pelos participantes com as barreiras identificas na pesquisa. Como resultado, identificou-se 28 barreiras no engajamento entre grandes empresas brasileiras e startups e 6 melhores práticas que ajudam a mitigá-las. Espera-se que, em benefício de todos os stakeholders envolvidos, a pesquisa contribua para que o relacionamento entre grandes empresas e startups alcance melhores resultados, impulsionando não só as iniciativas de Inovação Aberta no Brasil, como também novas pesquisas acadêmicas.Aiming at enhancing Open Innovation actions an increasing number of corporations sought new forms of engaging with startups, led mainly by innovation potential and agility of these birthing companies. However, being a new and rapidly evolving process in Brazil, there is a clash of culture between the traditional and formal culture of big corporations and the flexibility and agility of startups. This research objective is to identify the barriers which hinder the relation between corporations and startups in the execution of Open Innovation initiatives, as well it aims at identifying the recommended best practices by those who have gone through this experience. The research is exploratory in terms of its objective, with a qualitative approach using the multiple case study method. First, a literature review was conducted to identify these barriers. Next, three corporations known by their Open Innovation actions were selected to have their case studied using data collection through semi-structured interviews with stakeholders that took part in these actions: innovations leaders, internal clients, consultants, and startups representants. Last, a comparison was carried out between the collected data of these case studies and the barriers identified in the literature using deductive content analysis, as well as a comparison between the corporation and stakeholders data. Furthermore, as correlation was carried out between interviewed recommended best practices and barriers identified. As a result, were identified 28 barriers when corporations engage with startups and 6 best practices which help to prevent them. For the benefit of all stakeholders involved, this research will contribute to the relation between large companies and startups achieving better results, boosting Open Innovation initiatives in Brazil and new researches.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPlonski, Guilherme AryOliveira, Alessandro Marcus Afonso de2023-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-05072023-182919/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-13T17:48:12Zoai:teses.usp.br:tde-05072023-182919Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-13T17:48:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups Learning from corporates: challenges faced by Brazilian big companies in startup engagement |
title |
Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups |
spellingShingle |
Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups Oliveira, Alessandro Marcus Afonso de Barreiras de corporate venturing Corporate venturing Corporate Venturing Corporate venturing barriers Corporation and startup relations Empreendedorismo Engajamento entre grandes empresas Entrepreneurship Innovation Inovação Inovação aberta Open innovation Startups |
title_short |
Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups |
title_full |
Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups |
title_fullStr |
Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups |
title_full_unstemmed |
Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups |
title_sort |
Aprendendo com as grandes: barreiras enfrentadas pelas corporações brasileiras no engajamento com startups |
author |
Oliveira, Alessandro Marcus Afonso de |
author_facet |
Oliveira, Alessandro Marcus Afonso de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Plonski, Guilherme Ary |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alessandro Marcus Afonso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Barreiras de corporate venturing Corporate venturing Corporate Venturing Corporate venturing barriers Corporation and startup relations Empreendedorismo Engajamento entre grandes empresas Entrepreneurship Innovation Inovação Inovação aberta Open innovation Startups |
topic |
Barreiras de corporate venturing Corporate venturing Corporate Venturing Corporate venturing barriers Corporation and startup relations Empreendedorismo Engajamento entre grandes empresas Entrepreneurship Innovation Inovação Inovação aberta Open innovation Startups |
description |
Com o objetivo de potencializar as ações de Inovação Aberta, observou-se nos últimos anos um aumento considerável de grandes empresas buscando formas de engajamento com o ecossistema de startups, principalmente pelo potencial de inovação e de agilidade destas empresas nascentes. Por se tratar de um processo novo e em rápida evolução no Brasil, muitas vezes, o que se observa é, por um lado, o choque entre a cultural formal e tradicional das grandes empresas e, por outro, a flexibilidade e a agilidade das startups. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar as barreiras que dificultam o engajamento entre grandes empresas e startups buscando executar iniciativas de Inovação Aberta, bem como identificar as melhores práticas recomendadas por quem já vivenciou essa experiência. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de casos múltiplos. Inicialmente, foi feita a revisão bibliográfica para identificar as barreiras, conforme a literatura. Em seguida, selecionou-se três grandes empresas brasileiras, reconhecidas por suas ações de Inovação Aberta, para conduzir os estudos de casos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com quinze stakeholders participantes das iniciativas: 3 líderes de inovação, 3 clientes internos, 3 consultores e 6 representantes das startups. Por fim, comparou-se os dados coletados referentes aos casos selecionados com as barreiras identificadas na literatura, por meio da análise de conteúdo dedutiva, assim como entre as empresas e os stakeholders. Ademais, correlacionou-se as melhores práticas recomendadas pelos participantes com as barreiras identificas na pesquisa. Como resultado, identificou-se 28 barreiras no engajamento entre grandes empresas brasileiras e startups e 6 melhores práticas que ajudam a mitigá-las. Espera-se que, em benefício de todos os stakeholders envolvidos, a pesquisa contribua para que o relacionamento entre grandes empresas e startups alcance melhores resultados, impulsionando não só as iniciativas de Inovação Aberta no Brasil, como também novas pesquisas acadêmicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-05072023-182919/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-05072023-182919/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256699582283776 |