Análise de fatores que influenciam o uso de serviços de governo eletrônico no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Marcelo Henrique de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-05122013-185015/
Resumo: A presente investigação científica tem como objetivo compreender de que maneira o uso de serviços de governo eletrônico (e-gov) é influenciado pelos diferentes \"locais de acesso à internet\" e pelas competências de uso do internauta. Para tanto, foram utilizados os microdados da pesquisa TIC Domicílios (desenvolvida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação) referente aos anos de 2007, 2009 e 2011, se caracterizado um estudo longitudinal. Os procedimentos referentes ao tratamento e análise dos dados se deram por meio da aplicação de técnicas estatísticas de cunho descritivo (mediana, distribuição de frequência) e multivariado (Análise de Correspondência, Análise Fatorial Binária e Regressão Logística Binária). O eixo teórico deste trabalho se fundamenta na abordagem das Capacidades desenvolvida pelo economista Amartya Sen. Os resultados desta investigação demonstram que para todas as classes socioeconômicas o uso dos serviços de governo eletrônico está fortemente relacionado às seguintes competências de uso: e-mail, e-commerce (busca de produtos e serviços) e serviços financeiros (consultas). Tais competências são favorecidas pelo acesso à internet preferencialmente em \"casa\" e no \"trabalho\", sobre as demais alternativas de acesso como as lan houses (centros públicos de acesso pago) e os telecentros (centros públicos de acesso gratuito). Esses resultados oferecem indícios de que as políticas públicas que promovem o acesso à internet preferencialmente do ambiente domiciliar (em consonância a ações que auxiliem o desenvolvimento de competências de uso da internet) são mais eficazes para promover um aumento no uso do e-gov, do que os esforços de se redefinir o papel dos centros públicos de acesso (telecentro e lan house), a fim de que estes se tornem ponto de acesso aos serviços de e-gov.
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