Elaboração laboratorial padrão em anatomia animal e técnicas anatômicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cury, Fabio Sergio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-22042014-151852/
Resumo: Cursos laboratoriais possuem grande importância científica para a educação em geral, a atual modernidade com ideias inovadoras e toda tecnologia oferecida está transformando cada vez mais os laboratórios, nos levando a uma evolução significativa tanto na parte acadêmica quanto na aprendizagem dos estudantes. A preocupação quanto a conservação de peças anatômicas existe a mais de 5 mil anos, pois o uso de peças cadavéricas naturais são indispensáveis para o ensino, devido a contribuição no aprendizado prático melhorando as habilidades aplicativas, assimilativas e compreensivas da disciplina. O presente trabalho propõe a utilização de automatização em laboratórios de anatomia, com todo planejamento necessário quanto a descarte de substâncias, exaustão e ventilação adequada, monitores acima das bancadas com atlas virtuais e acesso a internet, roldanas para transporte de animais de grande porte e o uso de técnicas anatômicas alternativas visando abolir o uso do formol como conservante das peças de estudo, fornecendo um ambiente mais agradável facilitando no aprendizado dos estudantes e no trabalho dos funcionários. Para a execução das técnicas anatômicas foram utilizados cães e gatos provenientes de clinicas veterinárias, cujo ao entrarem em óbito foram doados por seus respectivos donos ao assinarem o termo de doação redigido sendo totalizado um gato e quatro cães. Também foram utilizados antigos órgãos do laboratório de anatomia animal do Departamento de Ciências Básicas da FZEA/USP localizada em Pirassununga que não possuíam mais função em aulas prática, sendo cedidas pelo chefe do departamento através de um termo assinado pelo mesmo, sendo essas peças especificamente: uma língua, um rim, um coração e um encéfalo de bovino, dois estômagos, um rim e um baço de equino e um estômago de suíno. As quatro técnicas anatômicas defendidas nesse trabalho mostraram ser suficientes para atender as necessidades dos estudantes quanto o estudo da anatomia, devido à perfeita evidenciação de estruturas externas e internas dos animais. O plano laboratorial foi executado com a ajuda dos programas AutoCAD e SketchUP, cujo possibilitam a elaboração de desenho técnico em duas dimensões (2D) e criação de modelos tridimensionais (3D).
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O presente trabalho propõe a utilização de automatização em laboratórios de anatomia, com todo planejamento necessário quanto a descarte de substâncias, exaustão e ventilação adequada, monitores acima das bancadas com atlas virtuais e acesso a internet, roldanas para transporte de animais de grande porte e o uso de técnicas anatômicas alternativas visando abolir o uso do formol como conservante das peças de estudo, fornecendo um ambiente mais agradável facilitando no aprendizado dos estudantes e no trabalho dos funcionários. Para a execução das técnicas anatômicas foram utilizados cães e gatos provenientes de clinicas veterinárias, cujo ao entrarem em óbito foram doados por seus respectivos donos ao assinarem o termo de doação redigido sendo totalizado um gato e quatro cães. Também foram utilizados antigos órgãos do laboratório de anatomia animal do Departamento de Ciências Básicas da FZEA/USP localizada em Pirassununga que não possuíam mais função em aulas prática, sendo cedidas pelo chefe do departamento através de um termo assinado pelo mesmo, sendo essas peças especificamente: uma língua, um rim, um coração e um encéfalo de bovino, dois estômagos, um rim e um baço de equino e um estômago de suíno. As quatro técnicas anatômicas defendidas nesse trabalho mostraram ser suficientes para atender as necessidades dos estudantes quanto o estudo da anatomia, devido à perfeita evidenciação de estruturas externas e internas dos animais. O plano laboratorial foi executado com a ajuda dos programas AutoCAD e SketchUP, cujo possibilitam a elaboração de desenho técnico em duas dimensões (2D) e criação de modelos tridimensionais (3D).Laboratory courses have great scientific importance to education, the current modernity with innovative ideas and technology offered whole is becoming more and more laboratories, leading us to a significant development in the academic and in student learning. The concern about the anatomical specimens preservation exist for over 5000 years, because the natural corpse pieces are indispensable for teaching that contribute in improving learning practical skills applicative, assimilative and understanding of the discipline. This paper proposes the use of automation in anatomy laboratories, with all necessary planning regarding disposal of substances, and exhaust ventilation, monitors above the countertops with virtual atlas and internet access, pulleys to transport large animals and use of alternatives anatomical techniques to abolish the formaldehyde as a preservative parts of study, providing a more pleasant environment in facilitating student learning and the work of the employees. For the execution of anatomical techniques were used dogs and cats from veterinary clinics, which they entered in death were donated by their owners to signing the donation being drafted totaled four dogs and one cat. We also used some old organs of animal anatomy lab of the Department of Basic Sciences FZEA / USP located in Pirassununga who had no role in more practical lessons, being provided by the department head via a signed for the same term, and these pieces specifically: a tongue, kidney, heart and brain of veal, two stomachs, one kidney and a spleen of horse and a pig stomach. The four anatomical techniques advocated in this work proved to be sufficient to meet the needs of students and the study of anatomy, showing a perfect disclosure of external and internal structures of animals. The laboratory plan was executed with the help of AutoCAD and SketchUp programs, which enable the development of technical drawing in two dimensions (2D) and three-dimensional modeling.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmbrosio, Carlos EduardoCury, Fabio Sergio2012-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-22042014-151852/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-22042014-151852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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