A causalidade em Henri Bergson: formação de um pensamento em contato com as ciências experimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos Daniel Camolezi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.8.2018.tde-09022018-114649
Resumo: Esta tese tem por objetivo compreender a formação e o papel do conceito de causalidade na filosofia de Henri Bergson (1859-1941), notadamente no período de 1889 a 1907. Sua primeira parte é dedicada à exposição da redefinição do conceito de causalidade dentro do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (1889). Neste livro, para que a causalidade torne-se certa causalidade psicológica, uma série de posicionamentos teve de ser tomada pelo filósofo no intuito de questionar a importância de tal conceito na determinação da experiência interna do tempo. É nosso propósito pôr em evidência como essa mudança é operada sobre bases filosóficas seguras. Na segunda parte deste trabalho, procuramos expor como Bergson abandona a via da teoria do conhecimento em prol de uma ontologia fundamentada em bases fisiológicas inseguras, notadamente no que concerne à ideia de corpo que o autor apresenta em Matéria e memória (1896). Do ponto de vista filosófico, sua concepção de subjetividade, definida a partir de um campo de possibilidades, deixa em aberto o modo como esse campo transforma-se, em retorno, da possibilidade à realidade. Dito de outro modo, o filósofo garante a especificidade da ação metafísica com precisão filosófica, mas não avança sobre o problema da realização com grau de precisão comparável. Com efeito, em algumas circunstâncias no ínterim de Matéria e memória (1896) e A evolução criadora (1907), Bergson ocupa-se do problema da realização em referência explícita ao próprio problema da causalidade. É dos desdobramentos conceituais desta causalidade concebida como sentimento do esforço que nos ocupamos aqui. Por fim, a terceira parte deste trabalho apresenta uma reflexão de conjunto sobre os pontos de vista acima mencionados. Nela, a relevância das duas causalidades é posta em destaque através da análise de um curso inédito de Georges Canguilhem, em que a problemática da causalidade na filosofia de Bergson é valorizada segundo o modo como procuramos entendê-la e expô-la nesta tese. Assim, a discussão das dificuldades da ação material poderá representar um prelúdio à compreensão da especificidade do problema da invenção técnica.
id USP_6c2caeb7b80992385ca83130481720aa
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09022018-114649
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis A causalidade em Henri Bergson: formação de um pensamento em contato com as ciências experimentais Causality in Henri Bergson: the formation of a thought in contact with the experimental sciences 2017-04-20Franklin Leopoldo e SilvaChristian BonnetJean-françois BraunsteinVincent Philippe GuillinIzilda Cristina JohansonAlex de Campos MouraMarcos Daniel CamoleziUniversidade de São PauloFilosofiaUSPBR Body Causalidade Causality Corpo Creation Criação Duração Duration Invenção Invention Technique Técnica Esta tese tem por objetivo compreender a formação e o papel do conceito de causalidade na filosofia de Henri Bergson (1859-1941), notadamente no período de 1889 a 1907. Sua primeira parte é dedicada à exposição da redefinição do conceito de causalidade dentro do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (1889). Neste livro, para que a causalidade torne-se certa causalidade psicológica, uma série de posicionamentos teve de ser tomada pelo filósofo no intuito de questionar a importância de tal conceito na determinação da experiência interna do tempo. É nosso propósito pôr em evidência como essa mudança é operada sobre bases filosóficas seguras. Na segunda parte deste trabalho, procuramos expor como Bergson abandona a via da teoria do conhecimento em prol de uma ontologia fundamentada em bases fisiológicas inseguras, notadamente no que concerne à ideia de corpo que o autor apresenta em Matéria e memória (1896). Do ponto de vista filosófico, sua concepção de subjetividade, definida a partir de um campo de possibilidades, deixa em aberto o modo como esse campo transforma-se, em retorno, da possibilidade à realidade. Dito de outro modo, o filósofo garante a especificidade da ação metafísica com precisão filosófica, mas não avança sobre o problema da realização com grau de precisão comparável. Com efeito, em algumas circunstâncias no ínterim de Matéria e memória (1896) e A evolução criadora (1907), Bergson ocupa-se do problema da realização em referência explícita ao próprio problema da causalidade. É dos desdobramentos conceituais desta causalidade concebida como sentimento do esforço que nos ocupamos aqui. Por fim, a terceira parte deste trabalho apresenta uma reflexão de conjunto sobre os pontos de vista acima mencionados. Nela, a relevância das duas causalidades é posta em destaque através da análise de um curso inédito de Georges Canguilhem, em que a problemática da causalidade na filosofia de Bergson é valorizada segundo o modo como procuramos entendê-la e expô-la nesta tese. Assim, a discussão das dificuldades da ação material poderá representar um prelúdio à compreensão da especificidade do problema da invenção técnica. This thesis aims to understand the formation and the role of the causality concept in the philosophy of Henri Bergson (1859-1941), notably in the period from 1889 to 1907. Its first part is devoted to exposing the redefinition of causality concept within Time and Consciousness (1889). In this book, a set of statements were assumed by the philosopher so that causality in general becomes a sort of psychological causality, particularly in order to question the importance of the concept of causality itself in determining the inner experience of time. It is our intent to underscore how this change is operated on a cautious philosophical basis. In the second part of this work, we try to disclose how Bergson abandons the path of knowledge theory on behalf of an ontology based on incautious physiological bases, notably regarding the idea of body, which the author presents in Matter and memory (1896). From a philosophical point of view, his conception of subjectivity, defined within a field of possibilities, leaves open the way in which this field is backwards transformed from possibility to reality. Put differently, the philosopher reassures with philosophical accuracy the specificity of metaphysical action, but does not advance the problem of its achievement with a comparable degree of precision. Indeed, in some circumstances in the interim of Matter and Memory (1896) and The Creative Evolution (1907), Bergson dedicates to the problem of realization in explicit reference to the very problem of causality. It is from the conceptual unfoldings of that causality conceived as the feeling of effort that we are concerned here. Finally, the third part of the thesis presents an overall reflection on the points of view mentioned above. In it, the relevance of the two causalities is highlighted by the analysis of an unpublished course by Georges Canguilhem, in which the problem of causality in Bergson\'s philosophy is valued according to the way in which we try to understand and reveal it here. Thus, the discussion on the difficulties of material action may represent a prelude to the comprehension of the specificity of the problem of technical invention. https://doi.org/10.11606/T.8.2018.tde-09022018-114649info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:31:03Zoai:teses.usp.br:tde-09022018-114649Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:22:13.176436Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A causalidade em Henri Bergson: formação de um pensamento em contato com as ciências experimentais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Causality in Henri Bergson: the formation of a thought in contact with the experimental sciences
title A causalidade em Henri Bergson: formação de um pensamento em contato com as ciências experimentais
spellingShingle A causalidade em Henri Bergson: formação de um pensamento em contato com as ciências experimentais
Marcos Daniel Camolezi
title_short A causalidade em Henri Bergson: formação de um pensamento em contato com as ciências experimentais
title_full A causalidade em Henri Bergson: formação de um pensamento em contato com as ciências experimentais
title_fullStr A causalidade em Henri Bergson: formação de um pensamento em contato com as ciências experimentais
title_full_unstemmed A causalidade em Henri Bergson: formação de um pensamento em contato com as ciências experimentais
title_sort A causalidade em Henri Bergson: formação de um pensamento em contato com as ciências experimentais
author Marcos Daniel Camolezi
author_facet Marcos Daniel Camolezi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franklin Leopoldo e Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Christian Bonnet
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jean-françois Braunstein
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vincent Philippe Guillin
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Izilda Cristina Johanson
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Alex de Campos Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos Daniel Camolezi
contributor_str_mv Franklin Leopoldo e Silva
Christian Bonnet
Jean-françois Braunstein
Vincent Philippe Guillin
Izilda Cristina Johanson
Alex de Campos Moura
description Esta tese tem por objetivo compreender a formação e o papel do conceito de causalidade na filosofia de Henri Bergson (1859-1941), notadamente no período de 1889 a 1907. Sua primeira parte é dedicada à exposição da redefinição do conceito de causalidade dentro do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (1889). Neste livro, para que a causalidade torne-se certa causalidade psicológica, uma série de posicionamentos teve de ser tomada pelo filósofo no intuito de questionar a importância de tal conceito na determinação da experiência interna do tempo. É nosso propósito pôr em evidência como essa mudança é operada sobre bases filosóficas seguras. Na segunda parte deste trabalho, procuramos expor como Bergson abandona a via da teoria do conhecimento em prol de uma ontologia fundamentada em bases fisiológicas inseguras, notadamente no que concerne à ideia de corpo que o autor apresenta em Matéria e memória (1896). Do ponto de vista filosófico, sua concepção de subjetividade, definida a partir de um campo de possibilidades, deixa em aberto o modo como esse campo transforma-se, em retorno, da possibilidade à realidade. Dito de outro modo, o filósofo garante a especificidade da ação metafísica com precisão filosófica, mas não avança sobre o problema da realização com grau de precisão comparável. Com efeito, em algumas circunstâncias no ínterim de Matéria e memória (1896) e A evolução criadora (1907), Bergson ocupa-se do problema da realização em referência explícita ao próprio problema da causalidade. É dos desdobramentos conceituais desta causalidade concebida como sentimento do esforço que nos ocupamos aqui. Por fim, a terceira parte deste trabalho apresenta uma reflexão de conjunto sobre os pontos de vista acima mencionados. Nela, a relevância das duas causalidades é posta em destaque através da análise de um curso inédito de Georges Canguilhem, em que a problemática da causalidade na filosofia de Bergson é valorizada segundo o modo como procuramos entendê-la e expô-la nesta tese. Assim, a discussão das dificuldades da ação material poderá representar um prelúdio à compreensão da especificidade do problema da invenção técnica.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.8.2018.tde-09022018-114649
url https://doi.org/10.11606/T.8.2018.tde-09022018-114649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502587696807936