Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciene Ribeiro dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18092018-163855/
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida com base nos preceitos da História Social, teve o objetivo de resgatar a memória sobre os professores e professoras que lecionaram na área de projeto na FAU-USP de 1948 a 2018, promovendo a redescoberta de trajetórias de vida, histórias que haviam se perdido com o tempo e experiências em diversas áreas do conhecimento. A pesquisa documental e bibliográfica levou à construção de um banco de dados históricos com 251 registros de professores, visando a uma futura sistematização das fontes documentais para a construção de um Centro de Memória sobre o ensino de Projeto na FAU-USP. Como resultado da pesquisa, foram apresentados os perfis individuais dos docentes em forma de fichas pró-memória, ordenadas de acordo com a data de ingresso na FAU-USP. Cada ficha foi exportada e elaborada com base nas informações tabuladas no banco de dados. Em algumas fichas, essa apresentação foi complementada com citações, depoimentos, imagens e referências obtidas ao longo da pesquisa. A análise dos dados identificou diversidade de formações acadêmicas e áreas e atuação nos perfis dos professores do atual Departamento de Projeto (AUP), bem como entre os docentes das suas Cátedras equivalentes, anteriores à Reforma de 1962. Essa diversidade, em nosso ponto de vista, figura como ponto de partida para abordagens e perspectivas interdisciplinares de ensino no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, ao longo do tempo, assim como para as discussões que levaram à criação e evolução do curso de Design. Evidencia-se o tipo de profissional que era formado no passado e o que está se formando na atualidade; e também se manifestam as competências profissionais e os diversos instrumentos metodológicos utilizados no AUP, na formação dos diferentes perfis de profissionais que atuam na área de projeto. Nesse sentido, a pesquisa buscou abordar a importância do resgate de memórias para o campo da historiografia da Arquitetura e do Design. A recuperação analítico-crítica dessas memórias poderá estimular o confronto de correntes de pensamento, projetos, ideários, práticas didáticas e de pesquisa envolvidas com a formação do arquiteto, do urbanista e do designer, garantindo a constante atualização da concepção generalista e da diversidade de orientações profissionais que hoje caracterizam o AUP e, consequentemente, a FAU-USP.
id USP_6c4111d595a69e764ff913579d1892d3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18092018-163855
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memóriaDado não fornecido pelo autor.ArchitectureArquiteturaDesignDesignDesign TeachingEnsino de projetoFAU-USPFAU-USPHistóriaHistoryMemóriaMemoryA presente pesquisa, desenvolvida com base nos preceitos da História Social, teve o objetivo de resgatar a memória sobre os professores e professoras que lecionaram na área de projeto na FAU-USP de 1948 a 2018, promovendo a redescoberta de trajetórias de vida, histórias que haviam se perdido com o tempo e experiências em diversas áreas do conhecimento. A pesquisa documental e bibliográfica levou à construção de um banco de dados históricos com 251 registros de professores, visando a uma futura sistematização das fontes documentais para a construção de um Centro de Memória sobre o ensino de Projeto na FAU-USP. Como resultado da pesquisa, foram apresentados os perfis individuais dos docentes em forma de fichas pró-memória, ordenadas de acordo com a data de ingresso na FAU-USP. Cada ficha foi exportada e elaborada com base nas informações tabuladas no banco de dados. Em algumas fichas, essa apresentação foi complementada com citações, depoimentos, imagens e referências obtidas ao longo da pesquisa. A análise dos dados identificou diversidade de formações acadêmicas e áreas e atuação nos perfis dos professores do atual Departamento de Projeto (AUP), bem como entre os docentes das suas Cátedras equivalentes, anteriores à Reforma de 1962. Essa diversidade, em nosso ponto de vista, figura como ponto de partida para abordagens e perspectivas interdisciplinares de ensino no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, ao longo do tempo, assim como para as discussões que levaram à criação e evolução do curso de Design. Evidencia-se o tipo de profissional que era formado no passado e o que está se formando na atualidade; e também se manifestam as competências profissionais e os diversos instrumentos metodológicos utilizados no AUP, na formação dos diferentes perfis de profissionais que atuam na área de projeto. Nesse sentido, a pesquisa buscou abordar a importância do resgate de memórias para o campo da historiografia da Arquitetura e do Design. A recuperação analítico-crítica dessas memórias poderá estimular o confronto de correntes de pensamento, projetos, ideários, práticas didáticas e de pesquisa envolvidas com a formação do arquiteto, do urbanista e do designer, garantindo a constante atualização da concepção generalista e da diversidade de orientações profissionais que hoje caracterizam o AUP e, consequentemente, a FAU-USP.The present research, based on the precepts of Social History, had the objective of recovering the memory about the teachers who taught in the FAU-USP Design area from 1948 to 2018, promoting the rediscovery of life trajectories, stories that had lost with time and experiences in several areas of knowledge. The documentary and bibliographical research led to the construction of a historical database with 251 teachers\' registers, aiming at a future systematization of documentary sources for the construction of a Memory Center on Design Teaching at FAU-USP. As a result of the research, the individual profiles of the teachers were presented in the form of pro-memory cards, sorted according to the date of entry into the FAU-USP. Each record was exported and elaborated based on the information inserted in the database. In some cards, this presentation is complemented with quotations, testimonies, images and references obtained throughout the research. The analysis of the data identified a diversity of academic formations and areas and performance in the profiles of the professors of the current Department of Design (AUP), as well as among the professors of their equivalent Chairs, previous to the 1962 Reformation. This diversity, in our point of view, is a starting point for interdisciplinary approaches and perspectives of teaching in the Architecture and Urbanism course of FAU-USP, over time, as well as for the discussions that led to the creation and evolution of the Design course. It is evident the professional that was formed in the past and what is forming in the present; and also the professional competences and the various methodological tools used in the AUP are shown, in the formation of the different profiles of professionals who work in the project area. In this sense, the research sought to address the importance of the rescue of memories for the field of historiography of Architecture and Design. The analytical-critical recovery of these memories may stimulate the confrontation of currents of thought, projects, ideas, didactic and research practices involved with the training of the architect, the urbanist and the designer, guaranteeing the constant updating of the generalist conception and the diversity of professional orientations that today characterize the AUP and, consequently, the FAU-USP.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVentura, AlessandroSantos, Luciene Ribeiro dos2018-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18092018-163855/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-18092018-163855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória
Dado não fornecido pelo autor.
title Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória
spellingShingle Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória
Santos, Luciene Ribeiro dos
Architecture
Arquitetura
Design
Design
Design Teaching
Ensino de projeto
FAU-USP
FAU-USP
História
History
Memória
Memory
title_short Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória
title_full Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória
title_fullStr Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória
title_full_unstemmed Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória
title_sort Os professores de projeto da FAU-USP (1948-2018): esboços para a construção de um centro de memória
author Santos, Luciene Ribeiro dos
author_facet Santos, Luciene Ribeiro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Alessandro
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luciene Ribeiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Architecture
Arquitetura
Design
Design
Design Teaching
Ensino de projeto
FAU-USP
FAU-USP
História
History
Memória
Memory
topic Architecture
Arquitetura
Design
Design
Design Teaching
Ensino de projeto
FAU-USP
FAU-USP
História
History
Memória
Memory
description A presente pesquisa, desenvolvida com base nos preceitos da História Social, teve o objetivo de resgatar a memória sobre os professores e professoras que lecionaram na área de projeto na FAU-USP de 1948 a 2018, promovendo a redescoberta de trajetórias de vida, histórias que haviam se perdido com o tempo e experiências em diversas áreas do conhecimento. A pesquisa documental e bibliográfica levou à construção de um banco de dados históricos com 251 registros de professores, visando a uma futura sistematização das fontes documentais para a construção de um Centro de Memória sobre o ensino de Projeto na FAU-USP. Como resultado da pesquisa, foram apresentados os perfis individuais dos docentes em forma de fichas pró-memória, ordenadas de acordo com a data de ingresso na FAU-USP. Cada ficha foi exportada e elaborada com base nas informações tabuladas no banco de dados. Em algumas fichas, essa apresentação foi complementada com citações, depoimentos, imagens e referências obtidas ao longo da pesquisa. A análise dos dados identificou diversidade de formações acadêmicas e áreas e atuação nos perfis dos professores do atual Departamento de Projeto (AUP), bem como entre os docentes das suas Cátedras equivalentes, anteriores à Reforma de 1962. Essa diversidade, em nosso ponto de vista, figura como ponto de partida para abordagens e perspectivas interdisciplinares de ensino no curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, ao longo do tempo, assim como para as discussões que levaram à criação e evolução do curso de Design. Evidencia-se o tipo de profissional que era formado no passado e o que está se formando na atualidade; e também se manifestam as competências profissionais e os diversos instrumentos metodológicos utilizados no AUP, na formação dos diferentes perfis de profissionais que atuam na área de projeto. Nesse sentido, a pesquisa buscou abordar a importância do resgate de memórias para o campo da historiografia da Arquitetura e do Design. A recuperação analítico-crítica dessas memórias poderá estimular o confronto de correntes de pensamento, projetos, ideários, práticas didáticas e de pesquisa envolvidas com a formação do arquiteto, do urbanista e do designer, garantindo a constante atualização da concepção generalista e da diversidade de orientações profissionais que hoje caracterizam o AUP e, consequentemente, a FAU-USP.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18092018-163855/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-18092018-163855/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257112373100544