Ópera Le Fate de Henrique Oswald: edição crítica a partir dos manuscritos autógrafos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Filipe Daniel Fonseca dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27022019-151342/
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma edição crítica da ópera Le Fate (1902-1903), de Henrique Oswald (1952-1931), a partir dos manuscritos autógrafos encontrados na Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no Arquivo Nacional e na Biblioteca Nacional, ambos no Rio de Janeiro. Para isso utilizamos o método do textobase como apresentado por Figueiredo em seu trabalho sobre as teorias e práticas editoriais aplicadas à música sacra brasileira dos séculos XVIII e XIX, apoiado por outros autores que abordam o assunto da edição crítica, como Grier, no âmbito musical, Cambraia e Spina, no campo literário. No decorrer de nosso trabalho fazemos uma análise dos manuscritos e apresentamos uma edição do libreto e da partitura, ambos com seus aparatos críticos, precedidos por uma discussão dos problemas encontrados e dos critérios utilizados para resolvê-los. Além disso, apresentamos algumas informações para a identificação do libretista, Eduardo Filippi, fornecendo subsídios para futuras pesquisas sobre este autor, pois até o momento não encontramos nenhum trabalho que apresentasse qualquer informação sobre ele. A edição da ópera Le Fate, assim como de qualquer outra obra deste porte, apresenta vários desafios ao editor, com relação às necessárias correções e modificações implícitas na atividade de edição crítica musical. Seguindo a bibliografia especializada, buscamos a definição da melhor metodologia de trabalho e a análise crítica, apoiada pelo conhecimento da obra, do estilo e do compositor, adquirido ao longo da pesquisa.
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