Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Junior, Joaquim
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26042023-151813/
Resumo: O presente trabalho descreve e analisa as parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais para prestação de serviços de capacitação e desenvolvimento de pessoas, bem como sua relação com a educação corporativa. Foram consultadas 45 empresas de setores diversos e classificadas em 4 categorias: (1) Empresas que afirmaram não possuir nem sistema de educação corporativa nem parcerias com universidades tradicionais; (2) empresas que afirmaram possuir tanto sistema de educação corporativa como parcerias com universidades tradicionais; (3) empresas que afirmaram possuir somente sistema de educação corporativa, sem realizar parcerias com universidades tradicionais; (4) empresas que afirmaram realizar parcerias com universidades tradicionais, sem no entanto possuir sistema de educação corporativa. O estudo descreve as parcerias do ponto de vista do tempo de realização, parceiras escolhidas, públicos atendidos, abrangência, percentual de participação nas ações e programas de T&D, interesse em realizar ou ampliar as parcerias, vantagens e desvantagens advindas da experiência das empresas e modalidade de parceria adotada. Os grupos foram comparados no sentido de evidenciar a influência da educação corporativa na quantidade e participação da parceria no total de ações e programas de T&D das empresas, bem como procurou-se estabelecer um nexo causal entre a disseminação da educação corporativa e o crescimento da busca por parcerias pelas empresas. O estudo conclui que existe uma tendência de aumento das parcerias em todas as categorias e que esse aumento coincide com a disseminação do conceito de educação corporativa no mercado. Também constata que empresas da amostra que afirmam possuir Sistema de Educação Corporativa (SEC) são mais propensas a realizar parcerias que as empresas que não possuem SEC.
id USP_6cfd19cf7ad5fc2502923e342334b72d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26042023-151813
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionaisAn exploratory study on the influences of corporate education on partnerships between companies based in Brazil and traditional universitiesAdministração de recursos humanosCooperação universidade-empresaHuman resources managementPersonnel trainingTreinamento de pessoalUniversity-enterprise cooperationO presente trabalho descreve e analisa as parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais para prestação de serviços de capacitação e desenvolvimento de pessoas, bem como sua relação com a educação corporativa. Foram consultadas 45 empresas de setores diversos e classificadas em 4 categorias: (1) Empresas que afirmaram não possuir nem sistema de educação corporativa nem parcerias com universidades tradicionais; (2) empresas que afirmaram possuir tanto sistema de educação corporativa como parcerias com universidades tradicionais; (3) empresas que afirmaram possuir somente sistema de educação corporativa, sem realizar parcerias com universidades tradicionais; (4) empresas que afirmaram realizar parcerias com universidades tradicionais, sem no entanto possuir sistema de educação corporativa. O estudo descreve as parcerias do ponto de vista do tempo de realização, parceiras escolhidas, públicos atendidos, abrangência, percentual de participação nas ações e programas de T&D, interesse em realizar ou ampliar as parcerias, vantagens e desvantagens advindas da experiência das empresas e modalidade de parceria adotada. Os grupos foram comparados no sentido de evidenciar a influência da educação corporativa na quantidade e participação da parceria no total de ações e programas de T&D das empresas, bem como procurou-se estabelecer um nexo causal entre a disseminação da educação corporativa e o crescimento da busca por parcerias pelas empresas. O estudo conclui que existe uma tendência de aumento das parcerias em todas as categorias e que esse aumento coincide com a disseminação do conceito de educação corporativa no mercado. Também constata que empresas da amostra que afirmam possuir Sistema de Educação Corporativa (SEC) são mais propensas a realizar parcerias que as empresas que não possuem SEC.This work describes and analyses partnerships between enterprises based in Brasil and formal universities with the porpose of delivering peoples capacitation and development services. It also analises the relationship between corporate education and this partnerships. The research envolved 45 enterprises from different areas that were classified into 4 categories: (1) enterprises without a corporate education system that dont had partnerships with formal universities, either; (2) enterprises with a corporate education system that also had partnerships with formal universities; (3) enterprises with a corporate education system only; (4) enterprises that had partnerships with formal universities only. The research describes the partnerships based on the time they were stablished, the partners choosed, publics envolved, partnerships objects, the amount of partnership participation in the whole T&D program, the intention of expanding partnerships, advantages and disadvantages of the partnerships. The four groups were compared in order to check the influence of corporate education in the growth of the partenerships participation in the whole T&D enterprises programs. It intended also to stablish a causal relationship between the dissemination of corporate education and the increase of partnerships number. The autor concluded that does exists a tendency of increasing partnerships in all categories analised and this is probably related to the dissemination of corporate education concepts and practices in the brazilian market. It also found out that enterprises from the sample that had Corporate Education Systems (CES) were more disposed to stating partnerships than the others.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPEboli, Marisa PereiraRodrigues Junior, Joaquim2004-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26042023-151813/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-26T18:24:08Zoai:teses.usp.br:tde-26042023-151813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-26T18:24:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais
An exploratory study on the influences of corporate education on partnerships between companies based in Brazil and traditional universities
title Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais
spellingShingle Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais
Rodrigues Junior, Joaquim
Administração de recursos humanos
Cooperação universidade-empresa
Human resources management
Personnel training
Treinamento de pessoal
University-enterprise cooperation
title_short Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais
title_full Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais
title_fullStr Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais
title_full_unstemmed Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais
title_sort Um estudo exploratório sobre as influências da educação corporativa nas parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais
author Rodrigues Junior, Joaquim
author_facet Rodrigues Junior, Joaquim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eboli, Marisa Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Junior, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de recursos humanos
Cooperação universidade-empresa
Human resources management
Personnel training
Treinamento de pessoal
University-enterprise cooperation
topic Administração de recursos humanos
Cooperação universidade-empresa
Human resources management
Personnel training
Treinamento de pessoal
University-enterprise cooperation
description O presente trabalho descreve e analisa as parcerias entre empresas instaladas no Brasil e universidades tradicionais para prestação de serviços de capacitação e desenvolvimento de pessoas, bem como sua relação com a educação corporativa. Foram consultadas 45 empresas de setores diversos e classificadas em 4 categorias: (1) Empresas que afirmaram não possuir nem sistema de educação corporativa nem parcerias com universidades tradicionais; (2) empresas que afirmaram possuir tanto sistema de educação corporativa como parcerias com universidades tradicionais; (3) empresas que afirmaram possuir somente sistema de educação corporativa, sem realizar parcerias com universidades tradicionais; (4) empresas que afirmaram realizar parcerias com universidades tradicionais, sem no entanto possuir sistema de educação corporativa. O estudo descreve as parcerias do ponto de vista do tempo de realização, parceiras escolhidas, públicos atendidos, abrangência, percentual de participação nas ações e programas de T&D, interesse em realizar ou ampliar as parcerias, vantagens e desvantagens advindas da experiência das empresas e modalidade de parceria adotada. Os grupos foram comparados no sentido de evidenciar a influência da educação corporativa na quantidade e participação da parceria no total de ações e programas de T&D das empresas, bem como procurou-se estabelecer um nexo causal entre a disseminação da educação corporativa e o crescimento da busca por parcerias pelas empresas. O estudo conclui que existe uma tendência de aumento das parcerias em todas as categorias e que esse aumento coincide com a disseminação do conceito de educação corporativa no mercado. Também constata que empresas da amostra que afirmam possuir Sistema de Educação Corporativa (SEC) são mais propensas a realizar parcerias que as empresas que não possuem SEC.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26042023-151813/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-26042023-151813/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091093102329856