Estudo descritivo de populações do serviço de dispensa de cadeira de rodas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Ramon Rogado Guedes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-23112021-123457/
Resumo: Introdução: Estima-se que 10% de toda população com deficiência necessita de cadeira de rodas. Apesar das ferramentas e diretrizes existentes para a dispensa de cadeira de rodas estas são desconhecidas por muitos profissionais, o que torna esta tarefa ainda mais complexa. A cadeira de rodas possui possibilidades de ajustes, materiais, formas e tipos específicos para a necessidade de cada usuário. Os modelos de prescrição devem auxiliar tal tarefa. Após a dispensa da cadeira de rodas ainda há a necessidade de adequação e treinamento de seu usuário para esta ser eficiente. No Brasil há a lacuna de informações sobre quem são esses usuários e suas demandas, o que prejudica a implementação de políticas eficientes. Também é escassa a discussão sobre como são feitas as dispensas de cadeira de rodas no Brasil e quem são os profissionais protagonistas desta tarefa. Objetivo: Descrever o perfil dos públicos envolvidos nos serviços de cadeira de rodas, profissionais que atuam na dispensa de cadeiras de rodas e usuários de cadeiras de rodas. Metodologia: trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, foram utilizadas as ferramentas Avaliação da satisfação do usuário com a Tecnologia Assistiva de Quebec B-QUEST, o Critério de Classificação Econômica Brasil, formulário de caracterização dos participantes desenvolvido pelos autores. Os dados foram coletados via questionário online utilizando a plataforma Survey Monkeys, em seguida foram analisados em frequência em valores absolutos e valores de porcentagem. Resultados: Participaram desta pesquisa 110 indivíduos divididos em GP - grupo profissionais do serviço de dispensa de cadeira de rodas (60 indivíduos) e GU - grupo usuários de cadeira de rodas (50 indivíduos). A maioria dos indivíduos do GU é do Sexo masculino (58%) apresenta lesão medular, adquiriu sua cadeira de rodas com recursos próprios e não recebeu treinamento de como utilizar ou fazer manutenção na cadeira de rodas tendo. A maioria dos indivíduos do GP é do sexo feminino (78%), atuam em Centro de Especialidades de Referência ou Unidade de saúde e são fisioterapeutas. Conclusões: os usuários têm tomado pouca participação na decisão sobre o melhor recurso e há baixa satisfação com a tecnologia segundo a ferramenta QUEST, sendo esta adquiria por conta própria, Os profissionais não têm formação específica a disposição.
id USP_6d2faa3aedf75236cac9d533eafaa44e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23112021-123457
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo descritivo de populações do serviço de dispensa de cadeira de rodasDescriptive study of populations in the wheelchair serviceCadeira de rodasDispensaDispensationFMAFMAPopulaçõesPopulationsQuestQuestWheelchairIntrodução: Estima-se que 10% de toda população com deficiência necessita de cadeira de rodas. Apesar das ferramentas e diretrizes existentes para a dispensa de cadeira de rodas estas são desconhecidas por muitos profissionais, o que torna esta tarefa ainda mais complexa. A cadeira de rodas possui possibilidades de ajustes, materiais, formas e tipos específicos para a necessidade de cada usuário. Os modelos de prescrição devem auxiliar tal tarefa. Após a dispensa da cadeira de rodas ainda há a necessidade de adequação e treinamento de seu usuário para esta ser eficiente. No Brasil há a lacuna de informações sobre quem são esses usuários e suas demandas, o que prejudica a implementação de políticas eficientes. Também é escassa a discussão sobre como são feitas as dispensas de cadeira de rodas no Brasil e quem são os profissionais protagonistas desta tarefa. Objetivo: Descrever o perfil dos públicos envolvidos nos serviços de cadeira de rodas, profissionais que atuam na dispensa de cadeiras de rodas e usuários de cadeiras de rodas. Metodologia: trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, foram utilizadas as ferramentas Avaliação da satisfação do usuário com a Tecnologia Assistiva de Quebec B-QUEST, o Critério de Classificação Econômica Brasil, formulário de caracterização dos participantes desenvolvido pelos autores. Os dados foram coletados via questionário online utilizando a plataforma Survey Monkeys, em seguida foram analisados em frequência em valores absolutos e valores de porcentagem. Resultados: Participaram desta pesquisa 110 indivíduos divididos em GP - grupo profissionais do serviço de dispensa de cadeira de rodas (60 indivíduos) e GU - grupo usuários de cadeira de rodas (50 indivíduos). A maioria dos indivíduos do GU é do Sexo masculino (58%) apresenta lesão medular, adquiriu sua cadeira de rodas com recursos próprios e não recebeu treinamento de como utilizar ou fazer manutenção na cadeira de rodas tendo. A maioria dos indivíduos do GP é do sexo feminino (78%), atuam em Centro de Especialidades de Referência ou Unidade de saúde e são fisioterapeutas. Conclusões: os usuários têm tomado pouca participação na decisão sobre o melhor recurso e há baixa satisfação com a tecnologia segundo a ferramenta QUEST, sendo esta adquiria por conta própria, Os profissionais não têm formação específica a disposição.Introduction: It is estimated that 10% of the entire population with disabilities needs a wheelchair. Despite the existing tools and guidelines for dispensing a wheelchair, these are unknown by many professionals, which makes this task even more complex. The wheelchair has possibilities for adjustments, materials, shapes and specific types for the needs of each user. Prescription templates should help with this task. After dispensing the wheelchair, there is still a need for adaptation and training of its user to be efficient. In Brazil, there is a lack of information about who these users are and their demands, which hinders the implementation of efficient policies. There is also little discussion about how wheelchair layoffs are done in Brazil and who are the protagonists of this task. Objective: To describe the profile of the public involved in wheelchair services, professionals who work in the dispensation of wheelchairs and wheelchair users. Methodology: this is a cross-sectional study with a quantitative approach, using the tools Assessment of user satisfaction with the Quebec Assistive Technology B-QUEST, the Brazilian Economic Classification Criteria, a form to characterize the participants developed by the authors. Data were collected via an online questionnaire using the Survey Monkeys platform, then analyzed in frequency in absolute values and percentage values. Results: 110 individuals participated in this research, divided into GP - professional group of the wheelchair dispensing service (60 individuals) and GU - wheelchair users group (50 individuals). Most individuals in the GU are male (58%) have spinal cord injury, purchased their wheelchair with their own resources and have not received training on how to use or maintain the wheelchair. Most individuals in the GP are female (78%), work in a Reference Specialty Center or Health Unit and are physiotherapists. Conclusions: users have had little participation in the decision about the best resource and there is low satisfaction with the technology according to the QUEST tool, which was acquired on their own. Professionals do not have specific training availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNovo Junior, Jose MarquesCamargo, Ramon Rogado Guedes de2021-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-23112021-123457/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-12-09T20:45:08Zoai:teses.usp.br:tde-23112021-123457Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-12-09T20:45:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo descritivo de populações do serviço de dispensa de cadeira de rodas
Descriptive study of populations in the wheelchair service
title Estudo descritivo de populações do serviço de dispensa de cadeira de rodas
spellingShingle Estudo descritivo de populações do serviço de dispensa de cadeira de rodas
Camargo, Ramon Rogado Guedes de
Cadeira de rodas
Dispensa
Dispensation
FMA
FMA
Populações
Populations
Quest
Quest
Wheelchair
title_short Estudo descritivo de populações do serviço de dispensa de cadeira de rodas
title_full Estudo descritivo de populações do serviço de dispensa de cadeira de rodas
title_fullStr Estudo descritivo de populações do serviço de dispensa de cadeira de rodas
title_full_unstemmed Estudo descritivo de populações do serviço de dispensa de cadeira de rodas
title_sort Estudo descritivo de populações do serviço de dispensa de cadeira de rodas
author Camargo, Ramon Rogado Guedes de
author_facet Camargo, Ramon Rogado Guedes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novo Junior, Jose Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Ramon Rogado Guedes de
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeira de rodas
Dispensa
Dispensation
FMA
FMA
Populações
Populations
Quest
Quest
Wheelchair
topic Cadeira de rodas
Dispensa
Dispensation
FMA
FMA
Populações
Populations
Quest
Quest
Wheelchair
description Introdução: Estima-se que 10% de toda população com deficiência necessita de cadeira de rodas. Apesar das ferramentas e diretrizes existentes para a dispensa de cadeira de rodas estas são desconhecidas por muitos profissionais, o que torna esta tarefa ainda mais complexa. A cadeira de rodas possui possibilidades de ajustes, materiais, formas e tipos específicos para a necessidade de cada usuário. Os modelos de prescrição devem auxiliar tal tarefa. Após a dispensa da cadeira de rodas ainda há a necessidade de adequação e treinamento de seu usuário para esta ser eficiente. No Brasil há a lacuna de informações sobre quem são esses usuários e suas demandas, o que prejudica a implementação de políticas eficientes. Também é escassa a discussão sobre como são feitas as dispensas de cadeira de rodas no Brasil e quem são os profissionais protagonistas desta tarefa. Objetivo: Descrever o perfil dos públicos envolvidos nos serviços de cadeira de rodas, profissionais que atuam na dispensa de cadeiras de rodas e usuários de cadeiras de rodas. Metodologia: trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, foram utilizadas as ferramentas Avaliação da satisfação do usuário com a Tecnologia Assistiva de Quebec B-QUEST, o Critério de Classificação Econômica Brasil, formulário de caracterização dos participantes desenvolvido pelos autores. Os dados foram coletados via questionário online utilizando a plataforma Survey Monkeys, em seguida foram analisados em frequência em valores absolutos e valores de porcentagem. Resultados: Participaram desta pesquisa 110 indivíduos divididos em GP - grupo profissionais do serviço de dispensa de cadeira de rodas (60 indivíduos) e GU - grupo usuários de cadeira de rodas (50 indivíduos). A maioria dos indivíduos do GU é do Sexo masculino (58%) apresenta lesão medular, adquiriu sua cadeira de rodas com recursos próprios e não recebeu treinamento de como utilizar ou fazer manutenção na cadeira de rodas tendo. A maioria dos indivíduos do GP é do sexo feminino (78%), atuam em Centro de Especialidades de Referência ou Unidade de saúde e são fisioterapeutas. Conclusões: os usuários têm tomado pouca participação na decisão sobre o melhor recurso e há baixa satisfação com a tecnologia segundo a ferramenta QUEST, sendo esta adquiria por conta própria, Os profissionais não têm formação específica a disposição.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-23112021-123457/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-23112021-123457/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091029269217280