Caminhos da recepção intelectual da teoria do desenvolvimento desigual e combinado pela Geografia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Leônidas de Santana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-01082022-150256/
Resumo: A teoria do desenvolvimento desigual e combinado tem sido objeto de frequentes menções nas Ciências Humanas e Sociais a partir dos anos 1970, resultado tanto do acirramento das desigualdades em diferentes dimensões quanto da impossibilidade cada vez maior de escamotear as contradições do capitalismo. Embora esse constructo teórico não seja algo que possa ser confinado a nenhum campo científico disciplinar, nesta pesquisa analisamos detidamente o processo de recepção intelectual dessa teoria na Geografia no Brasil, debatendo sobre os caminhos desse movimento dada a sua importância nos escritos dessa ciência. O problema de pesquisa que moveu nossa pesquisa e que, com essa tese, nos propomos responder é: quais os caminhos de recepção da teoria do desenvolvimento desigual e combinado pela Geografia no Brasil? Neste sentido, nosso objetivo geral foi analisar os caminhos de recepção da teoria do desenvolvimento desigual e combinado pela Geografia no Brasil, considerando a produção acadêmica dessa ciência frente aos meandros do movimento intelectual da teoria. Em diálogo com nossa problemática de pesquisa e com o objetivo delimitado, acreditamos que a recepção da teoria do desenvolvimento desigual e combinado pela Geografia no Brasil se deu a partir de três caminhos, que se entrecruzam em diferentes momentos e contextos: a) o acesso direto aos escritos de Lenin, Trotsky, Mandel e outros autores basilares do marxismo que trataram da questão; b) a apropriação do debate já presente em outros intelectuais brasileiros sobre a questão das particularidades do desenvolvimento das relações capitalistas no Brasil; c) a incorporação de teorias e conceitos desenvolvidos principalmente pela geração de geógrafos marxistas que debateu a questão do desenvolvimento na segunda metade do século XX. Em linhas gerais, esses três caminhos de recepção levaram a uma apropriação com maior predominância da perspectiva leninista da teoria do desenvolvimento desigual na produção intelectual da Geografia no Brasil, em detrimento do debate relativo à teoria trotskista de desenvolvimento desigual e combinado. Não obstante, compreendemos que a teoria do desenvolvimento desigual e combinado apresenta uma potência sui generis, dado o olhar crítico que ela proporciona aos intelectuais que tentam compreender as contradições do desenvolvimento capitalista, ontem e hoje.
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Embora esse constructo teórico não seja algo que possa ser confinado a nenhum campo científico disciplinar, nesta pesquisa analisamos detidamente o processo de recepção intelectual dessa teoria na Geografia no Brasil, debatendo sobre os caminhos desse movimento dada a sua importância nos escritos dessa ciência. O problema de pesquisa que moveu nossa pesquisa e que, com essa tese, nos propomos responder é: quais os caminhos de recepção da teoria do desenvolvimento desigual e combinado pela Geografia no Brasil? Neste sentido, nosso objetivo geral foi analisar os caminhos de recepção da teoria do desenvolvimento desigual e combinado pela Geografia no Brasil, considerando a produção acadêmica dessa ciência frente aos meandros do movimento intelectual da teoria. Em diálogo com nossa problemática de pesquisa e com o objetivo delimitado, acreditamos que a recepção da teoria do desenvolvimento desigual e combinado pela Geografia no Brasil se deu a partir de três caminhos, que se entrecruzam em diferentes momentos e contextos: a) o acesso direto aos escritos de Lenin, Trotsky, Mandel e outros autores basilares do marxismo que trataram da questão; b) a apropriação do debate já presente em outros intelectuais brasileiros sobre a questão das particularidades do desenvolvimento das relações capitalistas no Brasil; c) a incorporação de teorias e conceitos desenvolvidos principalmente pela geração de geógrafos marxistas que debateu a questão do desenvolvimento na segunda metade do século XX. Em linhas gerais, esses três caminhos de recepção levaram a uma apropriação com maior predominância da perspectiva leninista da teoria do desenvolvimento desigual na produção intelectual da Geografia no Brasil, em detrimento do debate relativo à teoria trotskista de desenvolvimento desigual e combinado. Não obstante, compreendemos que a teoria do desenvolvimento desigual e combinado apresenta uma potência sui generis, dado o olhar crítico que ela proporciona aos intelectuais que tentam compreender as contradições do desenvolvimento capitalista, ontem e hoje.Since the 1970s, the theory of uneven and combined development has been frequently mentioned in academic texts, as a result of the intensification of unevenness in different dimensions. Although this theoretical construct is not something that can be narrowed down to any disciplinary scientific field, in this Ph.D. thesis we only analyzed the intellectual reception of the theory in Geography in Brazil, debating the ways of this process given its importance in the writings of this science. The main question which we propose to answer is: what are the reception ways of the theory of uneven and combined development by Geography in Brazil? In this regard, the main research aim was to analyze the reception ways of the theory of uneven and combined development by Geography in Brazil, considering the academic production of this science in the context of the theory\'s intellectual movement. From the results of the research, we believe that the reception of the theory of uneven and combined development by Geography in Brazil have happened through three ways, which intersect in different moments and contexts: a) direct contact with the writings of Lenin, Trotsky, Mandel and other Marxist authors who dealt with the issue; b) the appropriation of the debate already present in other Brazilian intellectuals on the issue of the particularities of the capitalist development in Brazil; c) the incorporation of theories and concepts developed mainly by the generation of Marxist geographers who debated the issue of development in the second half of the 20th century. In general terms, these three reception ways led to a more predominant appropriation of the Leninist theory of uneven development in the intellectual production of Geography in Brazil, at the expense of the Trotskyist theory of uneven and combined development. Notwithstanding, we believe that the theory of uneven and combined development has a sui generis power because of the critical approach that provides to intellectuals who try to understand the contradictions of capitalist development, in the past and now.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLencioni, SandraMarques, Leônidas de Santana2022-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-01082022-150256/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-01T18:21:36Zoai:teses.usp.br:tde-01082022-150256Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-01T18:21:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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