Participação social em museus de ciências: um diálogo em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Bianca Hipolito de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-165124/
Resumo: O termo participação é amplamente conhecido e utilizado e possui uma vasta rede de significados em diferentes contextos. Além disso, a discussão sobre participação em museus se relaciona com a questão da inclusão social e do engajamento. Diante do que foi exposto, o objetivo desta pesquisa é compreender o atual papel dos museus de ciências brasileiros no que se refere à participação social em ciência e tecnologia. Assim, as ações educativas desenvolvidas nesses espaços que possuem objetivos explícitos de promover a participação social e as significações e sentidos atribuídos ao conceito de participação social por educadores e educadoras museais foram investigadas à luz da abordagem histórico-cultural que tem sua origem dos pensamentos de Vigotski. Tal abordagem permite uma compreensão mais aprofundada dos processos de construção de significados pessoais e sociais em sua totalidade, incluindo suas contradições e negociação de sentidos e do processo construção de conceitos. Na primeira etapa da pesquisa, foi realizado um levantamento com o objetivo de identificar as ações consideradas participativas desenvolvidas nos museus cadastrados na Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) por meio de um questionário. Junto ao levantamento descrito, foi realizada uma revisão bibliográfica. Foram retiradas dos textos resultantes da revisão: as descrições de ações consideradas pelos autores participativas ou inclusivas e as concepções apresentadas pelos autores a respeito dos termos estudados. As unidades de análise provenientes da pesquisa bibliográfica foram colocadas em diálogo com as percepções apresentadas nas respostas dadas pelos profissionais ao questionário inicial. A partir do esforço de negociar e articular as percepções dos educadores a respeito das práticas desenvolvidas em suas instituições e as concepções teóricas estudadas, reconhecemos alguns elementos que consideramos como formadores do conceito de participação social em museus de ciências: \"acesso\", \"identidade e diversidade\", \"cocriação e autoria\", \"interação e diálogo\" e \"exercício de cidadania\". A partir dos elementos propostos, um segundo questionário foi elaborado e destinado aos educadores dos museus. Suas respostas aprofundaram, reforçaram e/ou alteraram as descrições desses elementos. Como resultado, reconhecemos limitações, mas também diferentes pontos de entrada para a participação social nessas instituições e compreendemos que os elementos formadores do conceito de participação social podem contribuir para a discussão e elaboração de significações e práticas museais que dialoguem com as comunidades, que fortaleçam a participação e o engajamento dos diferentes públicos em ciências e que tenham potencial para a transformação da realidade social e dos próprios museus.
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Assim, as ações educativas desenvolvidas nesses espaços que possuem objetivos explícitos de promover a participação social e as significações e sentidos atribuídos ao conceito de participação social por educadores e educadoras museais foram investigadas à luz da abordagem histórico-cultural que tem sua origem dos pensamentos de Vigotski. Tal abordagem permite uma compreensão mais aprofundada dos processos de construção de significados pessoais e sociais em sua totalidade, incluindo suas contradições e negociação de sentidos e do processo construção de conceitos. Na primeira etapa da pesquisa, foi realizado um levantamento com o objetivo de identificar as ações consideradas participativas desenvolvidas nos museus cadastrados na Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) por meio de um questionário. Junto ao levantamento descrito, foi realizada uma revisão bibliográfica. 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Como resultado, reconhecemos limitações, mas também diferentes pontos de entrada para a participação social nessas instituições e compreendemos que os elementos formadores do conceito de participação social podem contribuir para a discussão e elaboração de significações e práticas museais que dialoguem com as comunidades, que fortaleçam a participação e o engajamento dos diferentes públicos em ciências e que tenham potencial para a transformação da realidade social e dos próprios museus.The term participation is widely known and used and has a vast network of meanings in different contexts. In addition, the discussion on participation in museums is related to the issue of social inclusion and engagement. The objective of this research is to understand the current role of Brazilian science museums with regard to social participation in science and technology. Thus, the educational actions developed in these spaces that have explicit objectives of promoting social participation and the meanings attributed to the concept of social participation by museal educators were investigated in the light of the historical-cultural approach that has its origin in Vigostski\'s thoughts. This approach allows for a deeper understanding of the processes of construction of personal and social meanings in their entirety, including their contradictions and negotiation of meanings and the concept-building process. In the first stage of the research, a survey was carried out with the objective of identifying the participatory actions developed in museums registered with the Brazilian Association of Science Centers and Museums (ABCMC) through a questionnaire. Along with the survey described, a bibliographic review was carried out. The following texts were taken from the texts resulting from the review: the descriptions of actions considered by the participative or inclusive authors and the conceptions presented by the authors regarding the terms studied. The analysis units from the bibliographic research were placed in dialogue with the perceptions presented in the answers given by the professionals to the initial questionnaire. Based on the effort to negotiate and articulate educators\' perceptions about the practices developed in their institutions and the theoretical concepts studied, we recognize some elements that we consider as forming the concept of social participation in science museums: \"access\", \"identity and diversity\",\"co-creation and authorship\",\" interaction and dialogue\" and \"exercise of citizenship\". Based on the proposed elements, a second questionnaire was prepared and aimed at museum educators. Their responses reinforced and / or changed the descriptions of these elements. As a result, we recognize limitations, but also different entry points for social participation in these institutions and we understand that the elements that form the concept of social participation can contribute to the discussion and elaboration of meanings and museal practices that dialogue with communities, that strengthen the participation and engagement of different audiences in science and which have the potential to transform social reality and the museums themselves.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBizerra, Alessandra FernandesOliveira, Bianca Hipolito de2020-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-17062020-165124/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-06-25T01:33:17Zoai:teses.usp.br:tde-17062020-165124Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-06-25T01:33:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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