Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Enio José Porfirio
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-03022016-145447/
Resumo: O contexto escolar, hoje, ocupa noticiários mais pelas violências vividas do que por construções significativas que desenvolvam uma educação voltada para o fomento de práticas democráticas, ainda que pareça haver consenso sobre esse papel da escola. Sendo assim, nesta pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 19455-8, investigamos as relações entre os dizeres e os fazeres docentes no que concerne à construção de práticas democráticas no espaço escolar. Através de entrevistas semiestruturadas com sujeitos professores, gestores e funcionários e observações realizadas em três escolas municipais de ensino fundamental, anos finais, da cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, nos apoiamos no arcabouço teórico metodológico da Análise de Discurso de matriz francesa, com o intuito de analisar as relações entre o interdiscurso a respeito do ideal de escola democrática corrente no meio educacional, em parte materializado em leis e documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Constituição Federal entre outras, e o que se faz concretamente para a construção das práticas, apontando convergências e divergências constitutivas dos contextos estudados. Buscamos corroboração nas obras de Foucault, Pêcheux, Gregolin, Orlandi, Assolini, Tfouni, Apple, Lima, Libâneo, Gadotti entre outros, para analisarmos como a escola criar, ou não, oportunidades para que seus estudantes sejam sujeitos críticos de seus dizeres e fazeres. As análises mostram que, mesmo a escola ainda sendo um dispositivo disciplinar, voltado para a forma(ta)ção dos sujeitos estudantes, legitimação de verdades e ideologias, muitas vezes constitui-se em espaço para a problematização das relações de poderes e formação de sujeitos críticos.
id USP_6deb827abfab9f8ff8975d144418456c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03022016-145447
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolarDiscursive analysis about the (de)construction of the concept of democracy: wordings and doings within schoolsAnálise de discursoDemocraciaDemocracyDiscourse analysisEducaçãoEducationPedagogic practicesPráticas pedagógicasO contexto escolar, hoje, ocupa noticiários mais pelas violências vividas do que por construções significativas que desenvolvam uma educação voltada para o fomento de práticas democráticas, ainda que pareça haver consenso sobre esse papel da escola. Sendo assim, nesta pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 19455-8, investigamos as relações entre os dizeres e os fazeres docentes no que concerne à construção de práticas democráticas no espaço escolar. Através de entrevistas semiestruturadas com sujeitos professores, gestores e funcionários e observações realizadas em três escolas municipais de ensino fundamental, anos finais, da cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, nos apoiamos no arcabouço teórico metodológico da Análise de Discurso de matriz francesa, com o intuito de analisar as relações entre o interdiscurso a respeito do ideal de escola democrática corrente no meio educacional, em parte materializado em leis e documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Constituição Federal entre outras, e o que se faz concretamente para a construção das práticas, apontando convergências e divergências constitutivas dos contextos estudados. Buscamos corroboração nas obras de Foucault, Pêcheux, Gregolin, Orlandi, Assolini, Tfouni, Apple, Lima, Libâneo, Gadotti entre outros, para analisarmos como a escola criar, ou não, oportunidades para que seus estudantes sejam sujeitos críticos de seus dizeres e fazeres. As análises mostram que, mesmo a escola ainda sendo um dispositivo disciplinar, voltado para a forma(ta)ção dos sujeitos estudantes, legitimação de verdades e ideologias, muitas vezes constitui-se em espaço para a problematização das relações de poderes e formação de sujeitos críticos.Even though there seems to be consensus that the role of schools is to perform meaningful educational deeds, aimed at fostering democratic practices, schools appear in the news nowadays mostly due to acts of violence. This study, sponsored by FAPESP, investigates the relationship between teachers wordings and their doings related to the construction of democratic practices within the school environment, by means of semi-structured interviews with teachers, managers and other staff, as well as observations in three city public lower-secondary schools in the city of Ribeirão Preto, state of São Paulo. We adopted the theory and methodology of French Discourse Analysis to analyze the interdiscourse about the ideal of a democratic school, common within the school environment. This ideal can be interpreted from laws and official documents, such as the National Curricular Guidelines and the Brazilian Education Law (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB), as well as the Federal Constitution, among others. Those documents will be analised facing the discourse produced by school staff in order to understand how close the wordings to the construction of democratic practices are. This study aims at pointing convergences and divergences inherent to the studied contexts. It is supported by the works of Foucault, Pêcheux, Gregolin, Orlandi, Assolini, Tfouni, Apple, Lima, Libâneo, Gadotti among others, to produce an analysis on the possibility for the school to create opportunities for students to become critical subjects of their own wordings and doings. The analysis shows that even though the school is still a disciplinary setting, aimed at form(at)ing subject-students and ideology legitimacy, it can still be a space for problematization of power relationships and education for critical subjects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAssolini, Filomena Elaine PaivaSoares, Enio José Porfirio2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-03022016-145447/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-03022016-145447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar
Discursive analysis about the (de)construction of the concept of democracy: wordings and doings within schools
title Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar
spellingShingle Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar
Soares, Enio José Porfirio
Análise de discurso
Democracia
Democracy
Discourse analysis
Educação
Education
Pedagogic practices
Práticas pedagógicas
title_short Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar
title_full Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar
title_fullStr Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar
title_full_unstemmed Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar
title_sort Análises discursivas sobre a (des)construção do conceito de democracia: dizeres e fazeres no contexto escolar
author Soares, Enio José Porfirio
author_facet Soares, Enio José Porfirio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assolini, Filomena Elaine Paiva
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Enio José Porfirio
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de discurso
Democracia
Democracy
Discourse analysis
Educação
Education
Pedagogic practices
Práticas pedagógicas
topic Análise de discurso
Democracia
Democracy
Discourse analysis
Educação
Education
Pedagogic practices
Práticas pedagógicas
description O contexto escolar, hoje, ocupa noticiários mais pelas violências vividas do que por construções significativas que desenvolvam uma educação voltada para o fomento de práticas democráticas, ainda que pareça haver consenso sobre esse papel da escola. Sendo assim, nesta pesquisa, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 19455-8, investigamos as relações entre os dizeres e os fazeres docentes no que concerne à construção de práticas democráticas no espaço escolar. Através de entrevistas semiestruturadas com sujeitos professores, gestores e funcionários e observações realizadas em três escolas municipais de ensino fundamental, anos finais, da cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, nos apoiamos no arcabouço teórico metodológico da Análise de Discurso de matriz francesa, com o intuito de analisar as relações entre o interdiscurso a respeito do ideal de escola democrática corrente no meio educacional, em parte materializado em leis e documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Constituição Federal entre outras, e o que se faz concretamente para a construção das práticas, apontando convergências e divergências constitutivas dos contextos estudados. Buscamos corroboração nas obras de Foucault, Pêcheux, Gregolin, Orlandi, Assolini, Tfouni, Apple, Lima, Libâneo, Gadotti entre outros, para analisarmos como a escola criar, ou não, oportunidades para que seus estudantes sejam sujeitos críticos de seus dizeres e fazeres. As análises mostram que, mesmo a escola ainda sendo um dispositivo disciplinar, voltado para a forma(ta)ção dos sujeitos estudantes, legitimação de verdades e ideologias, muitas vezes constitui-se em espaço para a problematização das relações de poderes e formação de sujeitos críticos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-03022016-145447/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-03022016-145447/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090327606198272