Ludicidade no ensino da matemática para alunos com deficiência intelectual atendidos em sala de recursos: trabalhando as quatro operações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão, Antonia Alves de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-21062022-092443/
Resumo: De acordo com dados apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais de 2017, é perceptível constatar o aumento no número de matrículas dos alunos com deficiência intelectual na escola comum, e a diminuição dessas matrículas nas escolas especiais, o que tem se tornado um desafio por parte da comunidade escolar. Desafios que englobam aspectos de ensino dessa nova demanda de alunos, que necessitam serem contempladas cada vez mais por parte dos agentes que fazem parte desse processo. A segregação dessa parcela da população tem diminuído cada vez mais em função das lutas das famílias e por parte das políticas públicas que fundamentam o direito da garantia da escola para todos. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi investigar o processo e os resultados da aplicação de jogos com regras que envolvem as quatro operações matemáticas com alunos com deficiência intelectual atendidos em uma sala de recursos. A utilização de jogos de regras é prática comum durante os atendimentos em sala de recursos, no entanto a estruturação, o acompanhamento dos avanços pedagógicos dos alunos durante a aplicação dos jogos e a coleta dos resultados dessa aplicação são ferramentas que necessitam ser organizadas e sistematizadas para alcançar resultados satisfatórios, deixando de lado o pensamento da utilização do jogo como passatempo. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento um estudo de caso aplicado em dois grupos de cinco alunos com deficiência intelectual que realizam acompanhamento pedagógico em sala de recursos. A partir das aplicações, coletas de dados e análises realizadas no grupo de estudo os resultados demonstraram que a utilização dos jogos com regras favorecem o processo de aprendizagem das quatro operações básicas, desde que essa seja realizada de forma estruturada.
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