O palco das elites: o \"movimento de renovação teatral\" na cidade de São Paulo (1939-1949)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-03062021-201956/ |
Resumo: | Esta dissertação é um estudo sociológico da atividade teatral na cidade de São Paulo na década de 1940. A questão inicial se deu em torno da compreensão dos motivos que levaram um grupo da elite ilustrada paulistana - insatisfeita com o teatro vigente na cidade - lançar um autointitulado \"movimento de renovação teatral\", composto por grupos de teatro amador - o Grupo de Teatro Experimental (GTE) liderado por Alfredo Mesquita, o Grupo Universitário de Teatro (GUT) liderado por Décio de Almeida Prado e os Artistas Amadores liderado por Madalena Nicol e Paulo Autran - com o objetivo de \"modernizar\" a cena teatral, então dominada pelas companhias de comédia profissionais, consideradas antiquadas pelos \"renovadores\". Os primeiros frutos sólidos desse \"movimento de renovação\" foram duas instituições criadas em 1948 - consideradas marcos do \"teatro moderno brasileiro\" - o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e a Escola de Arte Dramática (EAD). Em outras palavras, me propus a estudar a gênese do que a historiografia clássica do teatro brasileiro convencionou chamar de \"teatro moderno\" na cidade de São Paulo. Grosso modo, a narrativa presente nesses estudos é de que o \"movimento de renovação teatral\" por um lado inaugurou a atividade teatral da cidade de São Paulo e, por outro, \"modernizou\" a maneira de fazer teatro praticado pelas companhias de comédia profissionais. A dissertação está dividida em duas partes - uma panorâmica e a outra monográfica. A primeira parte foi baseada em um extenso levantamento da atividade teatral da década de 1940 em fontes primárias: as seções teatrais dos principais jornais da época e as seções teatrais dos anuários estatísticos governamentais. Chego então em duas teses: a primeira é que o \"movimento de renovação teatral\" não iniciou a atividade teatral na cidade de São Paulo, e sim criou uma nova posição no universo teatral, a qual chamei de Polo Amador-Moderno de circulação restrita onde se produzia um Teatro de elite em oposição ao já existente Polo Profissional-Tradicional de circulação ampla onde se produzia um Teatro Popular; a segunda, é o que se convencionou chamar de \"modernização\" do teatro na cidade de São Paulo significou, na verdade, uma elitização da atividade teatral em todas suas instâncias: produção, circulação e legitimação - em suma, a atividade teatral se transformou em instrumento de distinção de classe de uma fração da elite paulistana. A segunda parte consiste em um estudo de trajetória de uma figura pertencente ao \"Movimento de renovação teatral\" com uma origem social distinta da maioria dos membros: Cacilda Becker. Nessa parte, duas questões se impõem: qual foi o percurso que permitiu que Cacilda Becker adentrasse no Polo Amador-Moderno de circulação restrita de São Paulo? O que reproduz e o que produz de novo quando uma trânsfuga de classe chega ao cargo mais alto de um Polo elitizado? A análise da trajetória de Cacilda Becker revela que ela exerceu um papel muito mais importante na configuração do que veio a ser chamado de \"teatro moderno\" do que constava nos livros da historiografia clássica do teatro brasileiro. Isso conduz à terceira e última tese da dissertação: Cacilda Becker não foi apenas a atriz que soube incorporar o \"programa\" e os \"ensinamentos\" dos renovadores teatrais, mas foi também uma das principais artífices na configuração do \"teatro moderno\" na cidade de São Paulo. |
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O palco das elites: o \"movimento de renovação teatral\" na cidade de São Paulo (1939-1949)The stage of the elites: the \"theatrical renovation movement\" in the city of São Paulo (1939-1949)Cacilda BeckerCacilda BeckerSociologia da CulturaSociologia do TeatroSociology of CultureSociology of TheaterTrânsfuga de ClasseEsta dissertação é um estudo sociológico da atividade teatral na cidade de São Paulo na década de 1940. A questão inicial se deu em torno da compreensão dos motivos que levaram um grupo da elite ilustrada paulistana - insatisfeita com o teatro vigente na cidade - lançar um autointitulado \"movimento de renovação teatral\", composto por grupos de teatro amador - o Grupo de Teatro Experimental (GTE) liderado por Alfredo Mesquita, o Grupo Universitário de Teatro (GUT) liderado por Décio de Almeida Prado e os Artistas Amadores liderado por Madalena Nicol e Paulo Autran - com o objetivo de \"modernizar\" a cena teatral, então dominada pelas companhias de comédia profissionais, consideradas antiquadas pelos \"renovadores\". Os primeiros frutos sólidos desse \"movimento de renovação\" foram duas instituições criadas em 1948 - consideradas marcos do \"teatro moderno brasileiro\" - o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e a Escola de Arte Dramática (EAD). Em outras palavras, me propus a estudar a gênese do que a historiografia clássica do teatro brasileiro convencionou chamar de \"teatro moderno\" na cidade de São Paulo. Grosso modo, a narrativa presente nesses estudos é de que o \"movimento de renovação teatral\" por um lado inaugurou a atividade teatral da cidade de São Paulo e, por outro, \"modernizou\" a maneira de fazer teatro praticado pelas companhias de comédia profissionais. A dissertação está dividida em duas partes - uma panorâmica e a outra monográfica. A primeira parte foi baseada em um extenso levantamento da atividade teatral da década de 1940 em fontes primárias: as seções teatrais dos principais jornais da época e as seções teatrais dos anuários estatísticos governamentais. Chego então em duas teses: a primeira é que o \"movimento de renovação teatral\" não iniciou a atividade teatral na cidade de São Paulo, e sim criou uma nova posição no universo teatral, a qual chamei de Polo Amador-Moderno de circulação restrita onde se produzia um Teatro de elite em oposição ao já existente Polo Profissional-Tradicional de circulação ampla onde se produzia um Teatro Popular; a segunda, é o que se convencionou chamar de \"modernização\" do teatro na cidade de São Paulo significou, na verdade, uma elitização da atividade teatral em todas suas instâncias: produção, circulação e legitimação - em suma, a atividade teatral se transformou em instrumento de distinção de classe de uma fração da elite paulistana. A segunda parte consiste em um estudo de trajetória de uma figura pertencente ao \"Movimento de renovação teatral\" com uma origem social distinta da maioria dos membros: Cacilda Becker. Nessa parte, duas questões se impõem: qual foi o percurso que permitiu que Cacilda Becker adentrasse no Polo Amador-Moderno de circulação restrita de São Paulo? O que reproduz e o que produz de novo quando uma trânsfuga de classe chega ao cargo mais alto de um Polo elitizado? A análise da trajetória de Cacilda Becker revela que ela exerceu um papel muito mais importante na configuração do que veio a ser chamado de \"teatro moderno\" do que constava nos livros da historiografia clássica do teatro brasileiro. Isso conduz à terceira e última tese da dissertação: Cacilda Becker não foi apenas a atriz que soube incorporar o \"programa\" e os \"ensinamentos\" dos renovadores teatrais, mas foi também uma das principais artífices na configuração do \"teatro moderno\" na cidade de São Paulo.This dissertation is a sociological study of theatrical activity in the city of São Paulo in the 1940s. The initial question was about the understanding of the reasons that led a group of the São Paulo illustrated elite - dissatisfied with the current theater in the city - to launch a self-titled \"Theatrical renovation movement\", composed of amateur theater groups - the Experimental Theater Group (GTE) led by Alfredo Mesquita, the University Theater Group (GUT) led by Décio de Almeida Prado and the Amateur Artists led by Madalena Nicol and Paulo Autran - with the objective of \"modernizing\" the theatrical scene, then dominated by professional comedy companies, considered outdated by \"renovators\". The first solid fruits of this \"renewal movement\" were two institutions created in 1948 - considered landmarks of the \"modern Brazilian theater\" - the Brazilian Theater of Comedy (TBC) and the School of Dramatic Art (EAD). In other words, I set out to study the genesis of what the classical historiography of Brazilian theater has called \"modern theater\" in the city of São Paulo. Roughly speaking, the narrative present in these studies is that the \"theatrical renovation movement\" on the one hand inaugurated the theatrical activity in the city of São Paulo and, on the other hand, \"modernized\" the way of doing theater practiced by professional comedy companies. The dissertation is divided into two parts - a panoramic and a monographic one. The first part was based on an extensive survey of the theatrical activity of the 1940s from primary sources: the theatrical sections of the main newspapers of the time and the theatrical sections of government statistical yearbooks. I then arrive at two theses: the first is that the \"theatrical renovation movement\" did not initiate theatrical activity in the city of São Paulo, but created a new position in the theatrical universe, which I called the Pole Amateur-Modern with restricted circulation where an elite Theater was produced in opposition to the already existing Professional-Traditional Pole with wide circulation where a Popular Theater was produced; the second, what is conventionally called the \"modernization\" of theater in the city of São Paulo meant, in fact, an elitization of theatrical activity in all its instances: production, circulation and legitimation - in short, theatrical activity has become instrument of class distinction of a fraction of the elite of São Paulo. The second part consists of a study of the trajectory of a figure belonging to the \"Movement for theatrical renovation\" with a social origin different from that of most members: Cacilda Becker. In this part, two questions are necessary: what was the path that allowed Cacilda Becker to enter the Pole Amateur-Modern with restricted circulation in São Paulo? What does it reproduce and what does it produce again when a class transporter reaches the top position of an elite pole? The analysis of Cacilda Becker\'s trajectory reveals that she played a much more important role in the configuration of what came to be called \"modern theater\" than it was in the books of the classical historiography of Brazilian theater. This leads to the third and last thesis of the dissertation: Cacilda Becker was not only the actress who knew how to incorporate the \"program\" and the \"teachings\" of theatrical renovators, but she was also one of the main artisans in the configuration of the \"modern theater\" in the city of Sao Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPinheiro Filho, Fernando AntonioSantos, William Santana2020-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-03062021-201956/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-04T02:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-03062021-201956Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-04T02:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta dissertação é um estudo sociológico da atividade teatral na cidade de São Paulo na década de 1940. A questão inicial se deu em torno da compreensão dos motivos que levaram um grupo da elite ilustrada paulistana - insatisfeita com o teatro vigente na cidade - lançar um autointitulado \"movimento de renovação teatral\", composto por grupos de teatro amador - o Grupo de Teatro Experimental (GTE) liderado por Alfredo Mesquita, o Grupo Universitário de Teatro (GUT) liderado por Décio de Almeida Prado e os Artistas Amadores liderado por Madalena Nicol e Paulo Autran - com o objetivo de \"modernizar\" a cena teatral, então dominada pelas companhias de comédia profissionais, consideradas antiquadas pelos \"renovadores\". Os primeiros frutos sólidos desse \"movimento de renovação\" foram duas instituições criadas em 1948 - consideradas marcos do \"teatro moderno brasileiro\" - o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e a Escola de Arte Dramática (EAD). Em outras palavras, me propus a estudar a gênese do que a historiografia clássica do teatro brasileiro convencionou chamar de \"teatro moderno\" na cidade de São Paulo. Grosso modo, a narrativa presente nesses estudos é de que o \"movimento de renovação teatral\" por um lado inaugurou a atividade teatral da cidade de São Paulo e, por outro, \"modernizou\" a maneira de fazer teatro praticado pelas companhias de comédia profissionais. A dissertação está dividida em duas partes - uma panorâmica e a outra monográfica. A primeira parte foi baseada em um extenso levantamento da atividade teatral da década de 1940 em fontes primárias: as seções teatrais dos principais jornais da época e as seções teatrais dos anuários estatísticos governamentais. Chego então em duas teses: a primeira é que o \"movimento de renovação teatral\" não iniciou a atividade teatral na cidade de São Paulo, e sim criou uma nova posição no universo teatral, a qual chamei de Polo Amador-Moderno de circulação restrita onde se produzia um Teatro de elite em oposição ao já existente Polo Profissional-Tradicional de circulação ampla onde se produzia um Teatro Popular; a segunda, é o que se convencionou chamar de \"modernização\" do teatro na cidade de São Paulo significou, na verdade, uma elitização da atividade teatral em todas suas instâncias: produção, circulação e legitimação - em suma, a atividade teatral se transformou em instrumento de distinção de classe de uma fração da elite paulistana. A segunda parte consiste em um estudo de trajetória de uma figura pertencente ao \"Movimento de renovação teatral\" com uma origem social distinta da maioria dos membros: Cacilda Becker. Nessa parte, duas questões se impõem: qual foi o percurso que permitiu que Cacilda Becker adentrasse no Polo Amador-Moderno de circulação restrita de São Paulo? O que reproduz e o que produz de novo quando uma trânsfuga de classe chega ao cargo mais alto de um Polo elitizado? A análise da trajetória de Cacilda Becker revela que ela exerceu um papel muito mais importante na configuração do que veio a ser chamado de \"teatro moderno\" do que constava nos livros da historiografia clássica do teatro brasileiro. Isso conduz à terceira e última tese da dissertação: Cacilda Becker não foi apenas a atriz que soube incorporar o \"programa\" e os \"ensinamentos\" dos renovadores teatrais, mas foi também uma das principais artífices na configuração do \"teatro moderno\" na cidade de São Paulo. |
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