Central Brazil Mission: Conflitos e resistências durante a implantação e a atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jamir Guimarães da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-04032021-160247/
Resumo: A Escola Americana de Caetité foi fundada no ano de 1912 e fez parte do projeto missionário dos protestantes presbiterianos na cidade. Esse grupo de presbiterianos atuou no país por meio de duas frentes missionárias: a South Brazil Mission e Central Brazil Mission. Esta última com ação direta no estado do Sergipe, Bahia e norte de Minas. Por meio da Central Brazil Mission, chegaram em Salvador (1871) e alcançaram o interior do estado, primeiramente à região da Chapada Diamantina (1906), na sequência na região alto sertaneja (1909), instalando igrejas e escolas. Esta dissertação discute a trajetória dos sujeitos históricos envolvidos na implantação e atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana em Caetité nas primeiras décadas do século XX. Em seu período de atuação, conflitos políticos e religiosos estiveram imbricados nos 14 anos de duração dessa instituição de ensino. Concomitantemente às tramas e tensões, o projeto pedagógico presbiteriano é também apresentado e analisado. Esta dissertação está dividida em três partes: no primeiro capítulo discutimos a relação entre política, religião e educação para compreendermos a conjuntura do período com a chegada dos presbiterianos em Caetité. O segundo capítulo traça a trajetória da Central Brazil Mission na Bahia até a chegada dos missionários americanos no Alto Sertão baiano. O terceiro capítulo aborda a atuação da Escola Americana na cidade, os sujeitos envolvidos nessa iniciativa, os métodos de ensino e as representações de educação que foram construídas por meio das fontes analisadas.
id USP_6e71af62e0eac9054e9545fe90b75bb7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04032021-160247
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Central Brazil Mission: Conflitos e resistências durante a implantação e a atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)Central Brazil Mission: Conflicts and resistance during the implantation and performance of the American School of confession of Presbyterian faith in Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)Alto Sertão da BahiaAlto Sertão in BahiaAmerican SchoolCaetitéCaetitéEscola AmericanaPresbiterianismoPresbyterianismA Escola Americana de Caetité foi fundada no ano de 1912 e fez parte do projeto missionário dos protestantes presbiterianos na cidade. Esse grupo de presbiterianos atuou no país por meio de duas frentes missionárias: a South Brazil Mission e Central Brazil Mission. Esta última com ação direta no estado do Sergipe, Bahia e norte de Minas. Por meio da Central Brazil Mission, chegaram em Salvador (1871) e alcançaram o interior do estado, primeiramente à região da Chapada Diamantina (1906), na sequência na região alto sertaneja (1909), instalando igrejas e escolas. Esta dissertação discute a trajetória dos sujeitos históricos envolvidos na implantação e atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana em Caetité nas primeiras décadas do século XX. Em seu período de atuação, conflitos políticos e religiosos estiveram imbricados nos 14 anos de duração dessa instituição de ensino. Concomitantemente às tramas e tensões, o projeto pedagógico presbiteriano é também apresentado e analisado. Esta dissertação está dividida em três partes: no primeiro capítulo discutimos a relação entre política, religião e educação para compreendermos a conjuntura do período com a chegada dos presbiterianos em Caetité. O segundo capítulo traça a trajetória da Central Brazil Mission na Bahia até a chegada dos missionários americanos no Alto Sertão baiano. O terceiro capítulo aborda a atuação da Escola Americana na cidade, os sujeitos envolvidos nessa iniciativa, os métodos de ensino e as representações de educação que foram construídas por meio das fontes analisadas.The American School of Caetité was founded in 1912 and was part of the missionary project of Presbyterian Protestants in the city. This group of Presbyterians has worked in Brazil through two missionary fronts: the South Brazil Mission and Central Brazil Mission. The last one with direct action in the state of Sergipe, Bahia and northern Minas. Through the Central Brazil Mission, they have arrived in Salvador (1871) and reached the interior of the state, first to the Chapada Diamantina region (1906), then in the Alto Sertão region (1909), installing churches and schools. This dissertation discusses the trajectory of the historical subjects involved in the implantation and actuation of the American School of confession of Presbyterian faith in Caetité in the first decades of the 20th century. During the period of activity, political and religious conflicts were intertwined in the 14 years of duration of this educational institution. Concomitantly with the plots and tensions, the Presbyterian pedagogical project is also presented and analyzed. This dissertation is divided into three parts: in the first chapter we discussed the relationship between politics, religion and education in order to understand the context of the period with the arrival of the Presbyterians in Caetité. The second chapter traces the trajectory of the Central Brazil Mission in Bahia until the arrival of American missionaries in the \"Alto Sertão\". The third chapter discussed the performance of the American School in the city, the subjects involved in this initiative, the teaching methods and the representations of education that were built through the analyzed sources.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVidal, Diana GonçalvesSilva, Jamir Guimarães da2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-04032021-160247/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-05T04:39:02Zoai:teses.usp.br:tde-04032021-160247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-05T04:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Central Brazil Mission: Conflitos e resistências durante a implantação e a atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)
Central Brazil Mission: Conflicts and resistance during the implantation and performance of the American School of confession of Presbyterian faith in Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)
title Central Brazil Mission: Conflitos e resistências durante a implantação e a atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)
spellingShingle Central Brazil Mission: Conflitos e resistências durante a implantação e a atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)
Silva, Jamir Guimarães da
Alto Sertão da Bahia
Alto Sertão in Bahia
American School
Caetité
Caetité
Escola Americana
Presbiterianismo
Presbyterianism
title_short Central Brazil Mission: Conflitos e resistências durante a implantação e a atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)
title_full Central Brazil Mission: Conflitos e resistências durante a implantação e a atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)
title_fullStr Central Brazil Mission: Conflitos e resistências durante a implantação e a atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)
title_full_unstemmed Central Brazil Mission: Conflitos e resistências durante a implantação e a atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)
title_sort Central Brazil Mission: Conflitos e resistências durante a implantação e a atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana no Alto Sertão da Bahia (Caetité, 1900 - 1926)
author Silva, Jamir Guimarães da
author_facet Silva, Jamir Guimarães da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vidal, Diana Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jamir Guimarães da
dc.subject.por.fl_str_mv Alto Sertão da Bahia
Alto Sertão in Bahia
American School
Caetité
Caetité
Escola Americana
Presbiterianismo
Presbyterianism
topic Alto Sertão da Bahia
Alto Sertão in Bahia
American School
Caetité
Caetité
Escola Americana
Presbiterianismo
Presbyterianism
description A Escola Americana de Caetité foi fundada no ano de 1912 e fez parte do projeto missionário dos protestantes presbiterianos na cidade. Esse grupo de presbiterianos atuou no país por meio de duas frentes missionárias: a South Brazil Mission e Central Brazil Mission. Esta última com ação direta no estado do Sergipe, Bahia e norte de Minas. Por meio da Central Brazil Mission, chegaram em Salvador (1871) e alcançaram o interior do estado, primeiramente à região da Chapada Diamantina (1906), na sequência na região alto sertaneja (1909), instalando igrejas e escolas. Esta dissertação discute a trajetória dos sujeitos históricos envolvidos na implantação e atuação da Escola Americana de confissão de fé presbiteriana em Caetité nas primeiras décadas do século XX. Em seu período de atuação, conflitos políticos e religiosos estiveram imbricados nos 14 anos de duração dessa instituição de ensino. Concomitantemente às tramas e tensões, o projeto pedagógico presbiteriano é também apresentado e analisado. Esta dissertação está dividida em três partes: no primeiro capítulo discutimos a relação entre política, religião e educação para compreendermos a conjuntura do período com a chegada dos presbiterianos em Caetité. O segundo capítulo traça a trajetória da Central Brazil Mission na Bahia até a chegada dos missionários americanos no Alto Sertão baiano. O terceiro capítulo aborda a atuação da Escola Americana na cidade, os sujeitos envolvidos nessa iniciativa, os métodos de ensino e as representações de educação que foram construídas por meio das fontes analisadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-04032021-160247/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-04032021-160247/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256651990564864