Saúde mental e habilidades sociais dos residentes médicos e multiprofissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pletti, João Wellinton
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-30112021-180112/
Resumo: A residência médica e multiprofissional é um período no qual o profissional está sob treinamento, enfrenta muitos desafios tais como longas jornadas de trabalho, tarefas complexas, alta responsabilidade sobre si e sobre outros, fadiga e privação de sono, o que pode estar associado ao estresse no trabalho, definido como síndrome de burnout e ao risco para o desenvolvimento de eventuais problemas de saúde mental, como a ansiedade e depressão. Por outro lado sabe-se que algumas condições pessoais e do ambiente de trabalho podem proteger as pessoas no desenvolvimento dessas dificuldades. Desta forma, o objetivo do estudo foi investigar como as situações do estresse no trabalho podem influenciar na saúde mental dos profissionais de saúde em formação, comparar e verificar as possíveis associações entre as manifestações de burnout, os indicadores de ansiedade, depressão e os fatores de proteção relacionados às habilidades sociais apresentados por residentes médicos (PRMED) e multiprofissionais (PRMULT). Para tanto, após aprovação pelo comitê de ética foram selecionados 390 residentes médicos e multiprofissionais de diferentes áreas de atuação, em diferentes instituições do estado de São Paulo. Um questionário com dados sociodemográficos e instrumentos nacionalmente validados de avaliação psicológica foram distribuídos de forma eletrônica, utilizando a plataforma Google Forms® e respondidos após leitura e concordância com termo de consentimento livre e esclarecido. A análise dos resultados apontou uma taxa expressiva dessas manifestações e indicadores nos residentes, sendo ainda maior no PRMED. A taxa de burnout foi a mais elevada, principalmente o alto nível de exaustão emocional (EE), insatisfação com o ambiente de aprendizagem e ausência de condições organizacionais. Em contrapartida os residentes estavam realizados profissionalmente. Ao ser considerado o escore geral, foi observado um bom repertório de habilidades socais em ambos os programas, mas a análise dos fatores indicou déficit de habilidades receber elogios e defender direitos. Correlacionando a taxa de problemas relativos à presença ou ausência de HS, no escore geral foi observado que aqueles participantes que não apresentavam problemas de saúde mental mostravam bom repertório de HS, demonstrando o seu caráter de proteção à saúde mental dos indivíduos. Portanto, este estudo oferece subsídios para melhor compreensão quanto à presença de sofrimento psíquico durante a residência e de fatores protetivos que poderão ser utilizados na implementação de medidas de prevenção em saúde mental e melhoria da qualidade de vida de residentes médicos e multiprofissionais.
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Desta forma, o objetivo do estudo foi investigar como as situações do estresse no trabalho podem influenciar na saúde mental dos profissionais de saúde em formação, comparar e verificar as possíveis associações entre as manifestações de burnout, os indicadores de ansiedade, depressão e os fatores de proteção relacionados às habilidades sociais apresentados por residentes médicos (PRMED) e multiprofissionais (PRMULT). Para tanto, após aprovação pelo comitê de ética foram selecionados 390 residentes médicos e multiprofissionais de diferentes áreas de atuação, em diferentes instituições do estado de São Paulo. Um questionário com dados sociodemográficos e instrumentos nacionalmente validados de avaliação psicológica foram distribuídos de forma eletrônica, utilizando a plataforma Google Forms® e respondidos após leitura e concordância com termo de consentimento livre e esclarecido. A análise dos resultados apontou uma taxa expressiva dessas manifestações e indicadores nos residentes, sendo ainda maior no PRMED. A taxa de burnout foi a mais elevada, principalmente o alto nível de exaustão emocional (EE), insatisfação com o ambiente de aprendizagem e ausência de condições organizacionais. Em contrapartida os residentes estavam realizados profissionalmente. Ao ser considerado o escore geral, foi observado um bom repertório de habilidades socais em ambos os programas, mas a análise dos fatores indicou déficit de habilidades receber elogios e defender direitos. Correlacionando a taxa de problemas relativos à presença ou ausência de HS, no escore geral foi observado que aqueles participantes que não apresentavam problemas de saúde mental mostravam bom repertório de HS, demonstrando o seu caráter de proteção à saúde mental dos indivíduos. Portanto, este estudo oferece subsídios para melhor compreensão quanto à presença de sofrimento psíquico durante a residência e de fatores protetivos que poderão ser utilizados na implementação de medidas de prevenção em saúde mental e melhoria da qualidade de vida de residentes médicos e multiprofissionais.The medical and multiprofessional residency is a period in which the professional is under training, faces many challenges such as long working hours, complex tasks, high responsibility for himself and others, fatigue and sleep deprivation, which can be associated with stress at work, defined as burnout syndrome and the risk of developing possible mental health problems, such as anxiety and depression. On the other hand, it is known that some personal and work environment conditions can protect people in the development of these difficulties. Thus, the aim of the study was to investigate how stressful situations at work can influence the mental health of health professionals in training, to compare and verify the possible associations between the manifestations of burnout, the indicators of anxiety, depression and the factors of protection related to social skills presented by medical residents (PRMED) and multiprofessionals (PRMULT). For this purpose, after approval by the ethics committee, 390 medical and multiprofessional residents from different areas were selected, in different institutions in the state of São Paulo. A questionnaire with sociodemographic data and nationally validated psychological assessment instruments were distributed electronically, using the Google Forms® platform and answered after reading and agreeing to a free and informed consent form. The analysis of the results showed an expressive rate of these manifestations and indicators in the residents, being even higher in PRMED. The burnout rate was the highest, mainly the high level of emotional exhaustion (EE), dissatisfaction with the learning environment and the absence of organizational conditions. In return, the residents were professionally trained. When considering the general score, a good repertoire of social skills was observed in both programs, but the analysis of the factors indicated a deficit in skills \"receiving praise\" and \"defending rights\". Correlating the rate of problems related to the presence or absence of HS, in the general score it was observed that those participants who did not have mental health problems showed a good repertoire of HS, demonstrating their character of protection to the mental health of individuals. Therefore, this study offers subsidies for a better understanding of the presence of psychological distress during the residency and of protective factors that can be used in the implementation of preventive measures in mental health and improvement of the quality of life of medical and multiprofessional residents.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbramides, Dagma Venturini MarquesPletti, João Wellinton2021-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-30112021-180112/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-12-01T13:00:34Zoai:teses.usp.br:tde-30112021-180112Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-01T13:00:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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