O Instituto Adus e a produção de pedagogias humanitárias na cidade de São Paulo: narrativas sobre o ensino de português para refugiados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rinaldi, Sebastião Lisboa de Andrade
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-16082024-085630/
Resumo: A presente pesquisa pretende analisar um conjunto de atividades socializadoras adotadas no ensino de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados em situação de deslocamento forçado para o Brasil, mediante a realização de uma etnografia de atividades pedagógicas desenvolvidas pelo Instituto Adus entidade sem fins lucrativos que atua em prol da garantia de direitos civis e da inserção de imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo , e de materiais didáticos utilizados nos cursos de proficiência de português para imigrantes e refugiados, a exemplo das apostilas Conectadus e Portas Abertas. O objetivo da pesquisa consiste em compreender alguns processos de produção de pedagogias humanitárias, práticas educacionais que possibilitam o reconhecimento da humanidade de pessoas que enfrentam políticas de desumanização. Nesse sentido, analiso como o ensino/aprendizagem de um idioma inscrito dentro de uma herança de colonialidades pode se constituir como uma tecnologia de acolhida humanitária, ou mesmo ser instrumentalizado como mecanismo de segregação de determinados grupos de imigrantes.
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spelling O Instituto Adus e a produção de pedagogias humanitárias na cidade de São Paulo: narrativas sobre o ensino de português para refugiadosThe Adus Institute and the production of humanitarian pedagogies in the city of São Paulo: narratives about teaching Portuguese to refugeesAdus InstituteHumanitarian pedagogyImigraçãoImmigrationInstituto AdusPedagogia humanitáriaRefugeesRefugiadosA presente pesquisa pretende analisar um conjunto de atividades socializadoras adotadas no ensino de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados em situação de deslocamento forçado para o Brasil, mediante a realização de uma etnografia de atividades pedagógicas desenvolvidas pelo Instituto Adus entidade sem fins lucrativos que atua em prol da garantia de direitos civis e da inserção de imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo , e de materiais didáticos utilizados nos cursos de proficiência de português para imigrantes e refugiados, a exemplo das apostilas Conectadus e Portas Abertas. O objetivo da pesquisa consiste em compreender alguns processos de produção de pedagogias humanitárias, práticas educacionais que possibilitam o reconhecimento da humanidade de pessoas que enfrentam políticas de desumanização. Nesse sentido, analiso como o ensino/aprendizagem de um idioma inscrito dentro de uma herança de colonialidades pode se constituir como uma tecnologia de acolhida humanitária, ou mesmo ser instrumentalizado como mecanismo de segregação de determinados grupos de imigrantes.This research analyzes a set of socializing activities adopted in teaching the Portuguese language to immigrants and refugees in a situation of forced displacement to Brazil. It conducts an ethnography of the pedagogical activities which the Adus Institute develops a non-profit entity that operates to guarantee civil rights and the insertion of immigrants and refugees in the city of São Paulo , and teaching materials used in Portuguese proficiency courses for immigrants and refugees, such as the Conectadus and Portas Abertas booklets. The objective of the research is to understand the production processes of humanitarian pedagogies, which are educational practices that enable the humanity of people facing dehumanization policies to be recognized. Thus, I analyze how the teaching/learning of a language embedded within a legacy of coloniality can be constituted as technology of humanitarian reception, or even used as a mechanism to classify certain immigrant groups.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTeixeira, Jacqueline MoraesRinaldi, Sebastião Lisboa de Andrade2024-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-16082024-085630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-16T14:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-16082024-085630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-16T14:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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