Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/Vence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Elydimara Durso dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-26042023-123446/
Resumo: O objetivo principal desta dissertação é analisar o Programa REDE/Vence enquanto parte da política de educação profissional de nível médio voltada para a formação dos estudantes de escolas estaduais paulistas, visando evidenciar suas parcerias e a concepção de educação profissional por ele assumida. O Programa REDE/Vence foi implementado pelo Decreto nº 57.121, de 11 de julho de 2011, teve os últimos ingressantes em 2020 e ocorreu sob duas modalidades: Integrada e Concomitante. A forma integrada se destinou aos estudantes da Primeira série do ensino médio, ofertada em regime de intercomplementaridade na Rede Estadual, no Centro Paula Souza, e no Instituto Federal de São Paulo, e enquanto experiência pedagógica atribuiu flexibilidade no que se entendia por ensino médio integrado na Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008, com a desobrigação de matrícula única para os cursos integrados. Acredita-se que esta forma de oferta, caracterizada por fragmentar o ensino médio integrado, serviu como estratégia de barateamento da oferta de educação profissional técnica de nível médio, com o aproveitamento das estruturas já existentes e, também, como possível experimentação para os cursos integrados implementados posteriormente no Centro Paula Souza e introduzidos pela Reforma do Ensino Médio. Já a forma concomitante, responsável pelo maior contingente de vagas, ofertou cursos técnicos concomitantes/subsequentes aos estudantes das Segunda ou Terceira séries do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos, sendo que as instituições privadas foram as ofertantes majoritárias do Programa, além de haver a contratação de uma consultoria privada para o seu monitoramento e avaliação. Tais fatos corroboram a existência do processo de flexibilização das parcerias públicos privadas e privatização da educação em nosso país, na medida que a forma integrada do Programa aconteceu sem contrapartida financeira, e a concomitante, por sua vez, recebeu recursos públicos expressos pela compra de vagas e pela contratação da consultoria privada. Por fim, cabe comentar a principal dificuldade com que se deparou neste estudo: a obtenção de dados confiáveis sobre o Programa. Este problema fez com que diferentes fontes teóricometodológicas e estratégias de consulta fossem mobilizadas, dentre as quais se destaca a Lei de Acesso à Informação, que finalmente tornou possível a obtenção de dados primários do Programa e de documentos institucionais não publicizados. A pesquisa trabalha, de acordo com Lakatos e Marconi (2003), com levantamento de fontes primárias que incluem normativas legais expressas nas leis, decretos, editais e afins; indicadores educacionais; informações existentes nos bancos de dados das instituições; documentação sobre o programa REDE/Vence produzida pelo CPS e pelo IFSP, pela FDE e pela empresa Herkenhoff & Prates, contratada para consultoria à modalidade concomitante. Realizou-se também diálogo com a produção bibliográfica (fontes secundárias) que engloba notícias jornalísticas, teses, dissertações e referências relativas aos temas em estudo. Por fim, a pesquisa aponta a necessidade e relevância do desenvolvimento de estudos sobre programas de educação para a apreensão dos encaminhamentos das políticas públicas.
id USP_6f64a8a6be5a53fc62a4ca2a580db9b5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26042023-123446
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/VenceProfessional education policies in the state of São Paulo: A look at the REDE/Vence ProgramEducação profissionalEnsino médioHigh schoolParceriasPartnershipsPrivatizaçãoPrivatizationProfessional educationPrograma REDE/VenceREDE/Vence ProgramO objetivo principal desta dissertação é analisar o Programa REDE/Vence enquanto parte da política de educação profissional de nível médio voltada para a formação dos estudantes de escolas estaduais paulistas, visando evidenciar suas parcerias e a concepção de educação profissional por ele assumida. O Programa REDE/Vence foi implementado pelo Decreto nº 57.121, de 11 de julho de 2011, teve os últimos ingressantes em 2020 e ocorreu sob duas modalidades: Integrada e Concomitante. A forma integrada se destinou aos estudantes da Primeira série do ensino médio, ofertada em regime de intercomplementaridade na Rede Estadual, no Centro Paula Souza, e no Instituto Federal de São Paulo, e enquanto experiência pedagógica atribuiu flexibilidade no que se entendia por ensino médio integrado na Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008, com a desobrigação de matrícula única para os cursos integrados. Acredita-se que esta forma de oferta, caracterizada por fragmentar o ensino médio integrado, serviu como estratégia de barateamento da oferta de educação profissional técnica de nível médio, com o aproveitamento das estruturas já existentes e, também, como possível experimentação para os cursos integrados implementados posteriormente no Centro Paula Souza e introduzidos pela Reforma do Ensino Médio. Já a forma concomitante, responsável pelo maior contingente de vagas, ofertou cursos técnicos concomitantes/subsequentes aos estudantes das Segunda ou Terceira séries do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos, sendo que as instituições privadas foram as ofertantes majoritárias do Programa, além de haver a contratação de uma consultoria privada para o seu monitoramento e avaliação. Tais fatos corroboram a existência do processo de flexibilização das parcerias públicos privadas e privatização da educação em nosso país, na medida que a forma integrada do Programa aconteceu sem contrapartida financeira, e a concomitante, por sua vez, recebeu recursos públicos expressos pela compra de vagas e pela contratação da consultoria privada. Por fim, cabe comentar a principal dificuldade com que se deparou neste estudo: a obtenção de dados confiáveis sobre o Programa. Este problema fez com que diferentes fontes teóricometodológicas e estratégias de consulta fossem mobilizadas, dentre as quais se destaca a Lei de Acesso à Informação, que finalmente tornou possível a obtenção de dados primários do Programa e de documentos institucionais não publicizados. A pesquisa trabalha, de acordo com Lakatos e Marconi (2003), com levantamento de fontes primárias que incluem normativas legais expressas nas leis, decretos, editais e afins; indicadores educacionais; informações existentes nos bancos de dados das instituições; documentação sobre o programa REDE/Vence produzida pelo CPS e pelo IFSP, pela FDE e pela empresa Herkenhoff & Prates, contratada para consultoria à modalidade concomitante. Realizou-se também diálogo com a produção bibliográfica (fontes secundárias) que engloba notícias jornalísticas, teses, dissertações e referências relativas aos temas em estudo. Por fim, a pesquisa aponta a necessidade e relevância do desenvolvimento de estudos sobre programas de educação para a apreensão dos encaminhamentos das políticas públicas.The main goal of this dissertation is to analyze the REDE/Vence Program as part of the medium-level professional education policy aimed at the training of students from state schools in São Paulo, aiming to highlight its partnerships and the conception of professional education assumed by the program. The REDE/Vence Program was implemented by Decree nº 57.121, of July 11, 2011, had the last entrants in 2020 and took place under two modalities: Integrated and Concomitant. The integrated form was intended for students in the first year of high school, offered on a complementary basis in the state schools network, at the Centro Paula Souza, and at the Instituto Federal de São Paulo, and as a pedagogical experience it attributed flexibility in what was understood by integrated high school in Law No. 11,741, of July 16, 2008, with no obligation of a single enrollment for integrated courses. It is believed that this arrangement, characterized by fragmenting the integrated secondary education, served as a strategy to lower the cost of offering secondary technical professional education, taking advantage of existing structures and also as a possible experiment for integrated courses. later implemented at Centro Paula Souza and introduced by the High School Reform. The concomitant form, responsible for the largest number of vacancies, offered concomitant/subsequent technical courses to students in the Second or Third years of high school and Youth and Adult Education Program, with private institutions being the majority providers of the Program, in addition to having the contracting of a private consultancy for its monitoring and evaluation. These facts corroborate the existence of the process of making public-private partnerships more flexible and privatizing education in our country, as the integrated form of the Program took place without financial compensation, and the concomitant one, in turn, received public resources expressed through the purchase of vacancies and by contracting a private consultant. Finally, it is worth mentioning the main difficulty encountered in this study: obtaining reliable data about the Program. To address this problem, different theoretical-methodological sources and consultation strategies were mobilized, among which the Access to Information Law stands out, which finally made it possible to obtain primary data from the Program and institutional documents not made public before. The research works, according to Lakatos and Marconi (2003), with a survey of primary sources that include legal norms expressed in laws, decrees, notices and the like; educational indicators; existing information from the institutions\' databases; documentation on the REDE/Vence Program produced by the CPS and by the IFSP, by the FDE and by the company Herkenhoff & Prates, contracted for consultancy in the concomitant modality. There is also a dialogue with the bibliographical production (secondary sources) that includes journalistic news, theses, dissertations and references related to the themes under study. Finally, the research points to the need and relevance of developing studies on education programs to comprehend the directions of public policies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMoraes, Carmen Sylvia VidigalReis, Elydimara Durso dos2023-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-26042023-123446/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-27T19:12:07Zoai:teses.usp.br:tde-26042023-123446Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-27T19:12:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/Vence
Professional education policies in the state of São Paulo: A look at the REDE/Vence Program
title Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/Vence
spellingShingle Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/Vence
Reis, Elydimara Durso dos
Educação profissional
Ensino médio
High school
Parcerias
Partnerships
Privatização
Privatization
Professional education
Programa REDE/Vence
REDE/Vence Program
title_short Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/Vence
title_full Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/Vence
title_fullStr Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/Vence
title_full_unstemmed Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/Vence
title_sort Políticas de educação profissional no estado de São Paulo: um olhar para o Programa REDE/Vence
author Reis, Elydimara Durso dos
author_facet Reis, Elydimara Durso dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Carmen Sylvia Vidigal
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Elydimara Durso dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Ensino médio
High school
Parcerias
Partnerships
Privatização
Privatization
Professional education
Programa REDE/Vence
REDE/Vence Program
topic Educação profissional
Ensino médio
High school
Parcerias
Partnerships
Privatização
Privatization
Professional education
Programa REDE/Vence
REDE/Vence Program
description O objetivo principal desta dissertação é analisar o Programa REDE/Vence enquanto parte da política de educação profissional de nível médio voltada para a formação dos estudantes de escolas estaduais paulistas, visando evidenciar suas parcerias e a concepção de educação profissional por ele assumida. O Programa REDE/Vence foi implementado pelo Decreto nº 57.121, de 11 de julho de 2011, teve os últimos ingressantes em 2020 e ocorreu sob duas modalidades: Integrada e Concomitante. A forma integrada se destinou aos estudantes da Primeira série do ensino médio, ofertada em regime de intercomplementaridade na Rede Estadual, no Centro Paula Souza, e no Instituto Federal de São Paulo, e enquanto experiência pedagógica atribuiu flexibilidade no que se entendia por ensino médio integrado na Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008, com a desobrigação de matrícula única para os cursos integrados. Acredita-se que esta forma de oferta, caracterizada por fragmentar o ensino médio integrado, serviu como estratégia de barateamento da oferta de educação profissional técnica de nível médio, com o aproveitamento das estruturas já existentes e, também, como possível experimentação para os cursos integrados implementados posteriormente no Centro Paula Souza e introduzidos pela Reforma do Ensino Médio. Já a forma concomitante, responsável pelo maior contingente de vagas, ofertou cursos técnicos concomitantes/subsequentes aos estudantes das Segunda ou Terceira séries do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos, sendo que as instituições privadas foram as ofertantes majoritárias do Programa, além de haver a contratação de uma consultoria privada para o seu monitoramento e avaliação. Tais fatos corroboram a existência do processo de flexibilização das parcerias públicos privadas e privatização da educação em nosso país, na medida que a forma integrada do Programa aconteceu sem contrapartida financeira, e a concomitante, por sua vez, recebeu recursos públicos expressos pela compra de vagas e pela contratação da consultoria privada. Por fim, cabe comentar a principal dificuldade com que se deparou neste estudo: a obtenção de dados confiáveis sobre o Programa. Este problema fez com que diferentes fontes teóricometodológicas e estratégias de consulta fossem mobilizadas, dentre as quais se destaca a Lei de Acesso à Informação, que finalmente tornou possível a obtenção de dados primários do Programa e de documentos institucionais não publicizados. A pesquisa trabalha, de acordo com Lakatos e Marconi (2003), com levantamento de fontes primárias que incluem normativas legais expressas nas leis, decretos, editais e afins; indicadores educacionais; informações existentes nos bancos de dados das instituições; documentação sobre o programa REDE/Vence produzida pelo CPS e pelo IFSP, pela FDE e pela empresa Herkenhoff & Prates, contratada para consultoria à modalidade concomitante. Realizou-se também diálogo com a produção bibliográfica (fontes secundárias) que engloba notícias jornalísticas, teses, dissertações e referências relativas aos temas em estudo. Por fim, a pesquisa aponta a necessidade e relevância do desenvolvimento de estudos sobre programas de educação para a apreensão dos encaminhamentos das políticas públicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-26042023-123446/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-26042023-123446/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257357350862848