Procedimento de síntese de sistemas taut-leg para ancoragem de unidades flutuantes.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22052024-112409/ |
Resumo: | Sistemas de ancoragem na configuração retesada (taut-leg) possibilitam a simplificação do arranjo submarino e a minimização de custos de instalação, apresentando-se como a principal alternativa para amarração de plataformas semi-submersíveis em grandes profundidades. A principal dificuldade no projeto destes sistemas de amarração é selecionar a melhor configuração, do ponto de vista econômico, que satisfaça determinadas restrições de projeto como comprimento de linhas, raios de ancoragem ou movimento horizontal total da unidade. Este trabalho apresenta uma metodologia para selecionar a configuração taut-leg ótima para o sistema de ancoragem segundo um determinado critério de otimização imposto, por exemplo: mínimo peso de linha; mínimo movimento da embarcação; mínimo raio de ancoragem; ou ainda uma combinação destes. O sistema de ancoragem e modelado através de um par de linhas opostas e o procedimento elaborado fornece o diâmetro e comprimento das linhas do sistema, pré-trações e raios de ancoragem que satisfaçam o critério imposto. O procedimento pode ser utilizado para linhas homogêneas ou mistas, linhas de poliéster, cabos de aço ou amarras. A metodologia foi implementada em um programa de computador para a realização de um estudo comparativo entre as configurações ótimas para diferentes diâmetros, obedecendo o mesmo critério do projeto. |
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Procedimento de síntese de sistemas taut-leg para ancoragem de unidades flutuantes.Untitled in englishAnchoringAncoragemSistemas de ancoragem na configuração retesada (taut-leg) possibilitam a simplificação do arranjo submarino e a minimização de custos de instalação, apresentando-se como a principal alternativa para amarração de plataformas semi-submersíveis em grandes profundidades. A principal dificuldade no projeto destes sistemas de amarração é selecionar a melhor configuração, do ponto de vista econômico, que satisfaça determinadas restrições de projeto como comprimento de linhas, raios de ancoragem ou movimento horizontal total da unidade. Este trabalho apresenta uma metodologia para selecionar a configuração taut-leg ótima para o sistema de ancoragem segundo um determinado critério de otimização imposto, por exemplo: mínimo peso de linha; mínimo movimento da embarcação; mínimo raio de ancoragem; ou ainda uma combinação destes. O sistema de ancoragem e modelado através de um par de linhas opostas e o procedimento elaborado fornece o diâmetro e comprimento das linhas do sistema, pré-trações e raios de ancoragem que satisfaçam o critério imposto. O procedimento pode ser utilizado para linhas homogêneas ou mistas, linhas de poliéster, cabos de aço ou amarras. A metodologia foi implementada em um programa de computador para a realização de um estudo comparativo entre as configurações ótimas para diferentes diâmetros, obedecendo o mesmo critério do projeto.In order to simplify the underwater layout and reduce the installation costs, TAUT-LEG Anchoring Systems are being considered as a promising alternative for mooring semi-submersibles platforms in deep water. In the design of this kind of anchoring system the main difficult is to select the best line configuration in the economic point of view which satisfies specific demands on line scope, horizontal span or horizontal offset. This work presents a methodology to select the optimum line configuration for taut-leg systems according to some specified optimization criteria like: 1) minimum line weight; 2) minimum offset; 3) minimum horizontal span. The methodology uses the two-opposed legs representation of the real system and for a given design criteria it gives the required line diameter, line length, pretension and horizontal span which best satisfy the imposed optimization criteria. The procedure can handle single and multi-component lines and the materials choices are polyester ropes, wire ropes and chains. The procedure was implemented in a computer program and a comparative study was developed to show the differences between optimum line configurations for distinct diameter lines satisfying the same design criteria. The study was carried out for a semisubmersible platform and a performance comparison is also made with the conventional mooring of the rig.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Hernani LuizMartins, Marcelo Ramos1996-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-22052024-112409/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:45Zoai:teses.usp.br:tde-22052024-112409Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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