Os significados de ser um portador de transtorno mental: contribuições do teatro espontâneo do cotidiano na reabilitação psicossocial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assad, Francine Baltazar
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-29082011-144740/
Resumo: Refletindo sobre a proposta da reabilitação psicossocial, o contexto em que vivem portadores de transtornos mentais e em algumas estratégias e concepções que constituíram o pensamento psiquiátrico e suas práticas terapêuticas, o teatro espontâneo do cotidiano se apresenta como um instrumento da terapia ocupacional importante. A terapia ocupacional estabelece como problemática de partida a exclusão social, e tem como objetivo final a inclusão social. Ao propor o teatro espontâneo do cotidiano como uma das atividades possíveis na clínica da terapia ocupacional, utilizou-se de um importante canal de expressão, onde, através do jogo dramático, o sujeito vivencia situações e papéis de uma maneira descompromissada. Desta forma, o estudo teve por objetivos compreender, através da técnica teatro espontâneo do cotidiano, o significado de ser um portador de transtorno mental e oferecer um instrumento para re-significações, contribuindo para a sua reabilitação psicossocial. Para isso, cinco portadores de transtornos mentais, usuários de um Centro de Atenção Psicossocial, participaram de doze encontros onde se utilizou o referido instrumento. Trata-se de um estudo transversal, de caráter qualitativo. Foram utilizadas filmagens e entrevistas. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo temática sob a ótica do interacionismo simbólico. Assim, a partir da questão norteadora \"O que significa para você ser um portador de transtorno mental?\" foram destacadas as seguintes categorias: o transtorno mental, suas definições e causas; o portador de transtorno mental e a relação com a normalidade e aceitação; o portador de transtorno mental e a relação com o medicamento; o portador de transtorno mental e as perdas cotidianas; a relação da sociedade com o transtorno mental; o transtorno mental enquanto possibilidades, renovações e superações e o portador de transtorno mental e suas expectativas de vida. Verificou-se que estes significados estão atrelados à trajetória de vida e às diversas relações que os sujeitos estabelecem. Alguns destes significados ainda estão associados a uma lógica excludente e de segregação na qual o sujeito revela suas percepções acerca de questões normativas e do sofrimento pelas diversas perdas em seu cotidiano. Entretanto, os sujeitos indicaram caminhos positivos, de possibilidades, de renovação, de superação e de expectativas para o futuro. O estudo também revelou que o teatro espontâneo do cotidiano se apresentou como um agente facilitador da interação e expressão, propiciando uma construção criativa em busca de soluções para problemáticas da vida cotidiana, constituindo-se, assim, em um instrumento de valor significativo, que permite resignificações e contribui na reabilitação psicossocial de portadores de transtorno mental. Para tanto, a investigação revelou-se importante para se pensar em estratégias de assistência ao portador de transtorno mental que o ajude a transpor o sofrimento e permita uma nova interação com este.
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Ao propor o teatro espontâneo do cotidiano como uma das atividades possíveis na clínica da terapia ocupacional, utilizou-se de um importante canal de expressão, onde, através do jogo dramático, o sujeito vivencia situações e papéis de uma maneira descompromissada. Desta forma, o estudo teve por objetivos compreender, através da técnica teatro espontâneo do cotidiano, o significado de ser um portador de transtorno mental e oferecer um instrumento para re-significações, contribuindo para a sua reabilitação psicossocial. Para isso, cinco portadores de transtornos mentais, usuários de um Centro de Atenção Psicossocial, participaram de doze encontros onde se utilizou o referido instrumento. Trata-se de um estudo transversal, de caráter qualitativo. Foram utilizadas filmagens e entrevistas. Para a análise dos dados optou-se pela análise de conteúdo temática sob a ótica do interacionismo simbólico. Assim, a partir da questão norteadora \"O que significa para você ser um portador de transtorno mental?\" foram destacadas as seguintes categorias: o transtorno mental, suas definições e causas; o portador de transtorno mental e a relação com a normalidade e aceitação; o portador de transtorno mental e a relação com o medicamento; o portador de transtorno mental e as perdas cotidianas; a relação da sociedade com o transtorno mental; o transtorno mental enquanto possibilidades, renovações e superações e o portador de transtorno mental e suas expectativas de vida. Verificou-se que estes significados estão atrelados à trajetória de vida e às diversas relações que os sujeitos estabelecem. Alguns destes significados ainda estão associados a uma lógica excludente e de segregação na qual o sujeito revela suas percepções acerca de questões normativas e do sofrimento pelas diversas perdas em seu cotidiano. Entretanto, os sujeitos indicaram caminhos positivos, de possibilidades, de renovação, de superação e de expectativas para o futuro. O estudo também revelou que o teatro espontâneo do cotidiano se apresentou como um agente facilitador da interação e expressão, propiciando uma construção criativa em busca de soluções para problemáticas da vida cotidiana, constituindo-se, assim, em um instrumento de valor significativo, que permite resignificações e contribui na reabilitação psicossocial de portadores de transtorno mental. Para tanto, a investigação revelou-se importante para se pensar em estratégias de assistência ao portador de transtorno mental que o ajude a transpor o sofrimento e permita uma nova interação com este.Reflecting about the proposal of psychosocial rehabilitation, the context where the person with a mental disorder live and in some strategies and conceptions that constituted the psychiatric thought and its therapeutic practices, the spontaneous theater dramatization of daily life is presented as an occupational therapy important tool. Occupational therapy establishes the social exclusion as the starting problematic, and has the social inclusion as the final goal. By proposing the spontaneous theater dramatization of daily life as one of the possible activities in the occupational therapy clinic, it was used an important expression way, where, through the dramatic game, the subject experiences situations and roles in a not committed way. This way the study had as objectives comprehend, through the spontaneous theater dramatization of daily life, the meaning of being a person with mental disorder and offer a tool in order to regain meaning, contribution to their psycho-social rehabilitation. In order to do that, five people with mental disorders, members of a psychosocial center, participated in twelve meetings where it was used the mentioned tool. It is transversal study, of qualification character. It was used videos and interviews. To analyze the data the thematic analysis of content was chosen under the view of symbolic interactionism. Thus, from the north question \"what does it mean to you to be a person with a mental disorder?\" the following categories were highlighted. The mental disorder, its definitions and causes; the person with the mental disorder and the relation with the medication; the person with the mental disorder and the daily life losses; the relationship of the society and the mental disorder; the mental disorders as possibilities, renovations and overcoming, and the person with the mental disorder and his/her life expectations. It was verified that these meanings are related to the life track and the several relationships the subjects establish. Some of these meanings are still associated to a excluding and segregating logic in which the subject reveal his/her perceptions around social rules and the suffering from the various losses in his/her daily life. However, the subjects indicated positives ways, of possibilities, of renovations, of overcoming and expectations for the future. The study has also revealed the spontaneous theater dramatization of daily life was presented as a facilitator agent of the interaction and expression, allowing a creative construction in search of the daily life problems, constituting, thus, a valuable tool, that allows regain of meaning and contribute to the psycho-social rehabilitation of people with mental disorders. Therefore, the investigation became important in order to think of assistance strategies to the person with mental disorder that helps him/her overcome the suffering and allows a new interaction with this suffering.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPedrão, Luiz JorgeAssad, Francine Baltazar2011-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-29082011-144740/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-29082011-144740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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