As relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V (c. 350–475 d.C.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedetti, Pedro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22112023-185210/
Resumo: Nesse trabalho, buscamos compreender como se davam e como se transformaram as relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V. Para isso, abordamos três contextos principais nos quais elas surgem na documentação: as fronteiras, as cidades e os assentamentos. Partimos do ponto de vista de que as identidades de \"romanos\" e \"bárbaros\" são fluidas e confrontamos as situações em que essas interações surgiram em documentações de natureza distinta para mostrar que nem sempre as relações entre os provinciais e bárbaros giravam em torno do fenômeno identitário. Diante disso, investigamos também sob que circunstâncias e com qual intencionalidade essas categorias identitárias foram mobilizadas nesses contextos.
id USP_7032484c8f8d6a48a3568936881715f5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22112023-185210
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V (c. 350–475 d.C.)The relations between Roman provincial populations and the barbarians in 4th and 5th century Gaul (c. 350–475 d.C.)Antiguidade TardiaBarbariansBárbarosGáliaGaulIdentidadesIdentitiesLate AntiquityProvinciaisProvincialsNesse trabalho, buscamos compreender como se davam e como se transformaram as relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V. Para isso, abordamos três contextos principais nos quais elas surgem na documentação: as fronteiras, as cidades e os assentamentos. Partimos do ponto de vista de que as identidades de \"romanos\" e \"bárbaros\" são fluidas e confrontamos as situações em que essas interações surgiram em documentações de natureza distinta para mostrar que nem sempre as relações entre os provinciais e bárbaros giravam em torno do fenômeno identitário. Diante disso, investigamos também sob que circunstâncias e com qual intencionalidade essas categorias identitárias foram mobilizadas nesses contextos.In this work, we seek to understand how the relations between the provincial Roman populations and the barbarians in the 4th and 5th century Gaul took place and how they were transformed. To this end, we approached three main contexts in which they appear in the documentation: borders, cities and settlements. We start from the point of view that the identities of \"Romans\" and \"barbarians\" are fluid, and we confront the situations in which these interactions emerged in different types of documents to show that relations between provincials and barbarians did not always revolve around the phenomenon identity. In view of this, we also investigated under what circumstances and with what intention these identity categories were mobilized in these contexts.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Julio Cesar Magalhães deBenedetti, Pedro2023-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22112023-185210/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-22T21:43:02Zoai:teses.usp.br:tde-22112023-185210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-22T21:43:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V (c. 350–475 d.C.)
The relations between Roman provincial populations and the barbarians in 4th and 5th century Gaul (c. 350–475 d.C.)
title As relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V (c. 350–475 d.C.)
spellingShingle As relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V (c. 350–475 d.C.)
Benedetti, Pedro
Antiguidade Tardia
Barbarians
Bárbaros
Gália
Gaul
Identidades
Identities
Late Antiquity
Provinciais
Provincials
title_short As relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V (c. 350–475 d.C.)
title_full As relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V (c. 350–475 d.C.)
title_fullStr As relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V (c. 350–475 d.C.)
title_full_unstemmed As relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V (c. 350–475 d.C.)
title_sort As relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V (c. 350–475 d.C.)
author Benedetti, Pedro
author_facet Benedetti, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Julio Cesar Magalhães de
dc.contributor.author.fl_str_mv Benedetti, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Antiguidade Tardia
Barbarians
Bárbaros
Gália
Gaul
Identidades
Identities
Late Antiquity
Provinciais
Provincials
topic Antiguidade Tardia
Barbarians
Bárbaros
Gália
Gaul
Identidades
Identities
Late Antiquity
Provinciais
Provincials
description Nesse trabalho, buscamos compreender como se davam e como se transformaram as relações entre as populações provinciais romanas e os bárbaros nas Gálias dos séculos IV e V. Para isso, abordamos três contextos principais nos quais elas surgem na documentação: as fronteiras, as cidades e os assentamentos. Partimos do ponto de vista de que as identidades de \"romanos\" e \"bárbaros\" são fluidas e confrontamos as situações em que essas interações surgiram em documentações de natureza distinta para mostrar que nem sempre as relações entre os provinciais e bárbaros giravam em torno do fenômeno identitário. Diante disso, investigamos também sob que circunstâncias e com qual intencionalidade essas categorias identitárias foram mobilizadas nesses contextos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22112023-185210/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-22112023-185210/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257288214052864