Indícios do conhecimento pedagógico do conteúdo de licenciandos em química durante o estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias, Perceli Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-31052012-102511/
Resumo: O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK, do inglês Pedagogical Content Knowledge) é o conhecimento usado pelos professores no processo de ensino (Kind, 2009). Trata-se de um conhecimento tácito que inclui as analogias, ideias e ilustrações que o professor utiliza para que um conteúdo específico seja compreensível ao aluno. Consideramos que este conhecimento também pode ser construído em professores em formação, durante o estágio supervisionado, pois é nessa etapa que a integração dos conhecimentos específicos e pedagógicos vai sendo construída com a prática em sala de aula. Neste trabalho investigamos sete licenciandos em química, que estavam divididos em dois grupos, e procuramos buscar as relações observáveis durante as atividades de estágio supervisionado com a formação do PCK. Nossos dados foram coletados a partir de quatro instrumentos - CoRe (Representação de Conteúdo), planos de aulas, registro audiovisual da regência dos licenciandos num contexto real de sala de aula e as reflexões dos mesmos registradas num diário de bordo. Para a análise dos dados utilizamos as categorias estabelecidas por Loughran et al. (2000) conectadas ao Modelo Integrativo de Gess-Newsome (1999). Também identificamos os estágios de desenvolvimento do professor em formação de Dreyfus (2004) a partir dos dados coletados com esses professores em formação. Os resultados mostram que esses licenciandos apresentaram falhas importantes no conhecimento de conteúdo o que se faz refletir nos demais conhecimentos necessários à prática profissional. As licenciandas do grupo 1 encontram-se no primeiro estágio (Iniciante), pois se mostraram racionais e inflexíveis nas ações em sala de aula. Os licenciandos do grupo 2 se encontram no segundo estágio (Iniciante avançado), pois desenvolveram estratégias que os ajudou a articularem o conteúdo ao tempo disponível. Nosso estudo apresenta assim algumas evidências a serem somadas a outras pesquisas de que a construção do PCK de professores iniciantes pode ser melhor explicada pelo Modelo Integrativo. No caso desse estudo, os licenciandos estão ainda em fase de amadurecer seu conhecimento de conteúdo, muito embora apresentem alguns flashes dos demais conhecimentos componentes do PCK.
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Neste trabalho investigamos sete licenciandos em química, que estavam divididos em dois grupos, e procuramos buscar as relações observáveis durante as atividades de estágio supervisionado com a formação do PCK. Nossos dados foram coletados a partir de quatro instrumentos - CoRe (Representação de Conteúdo), planos de aulas, registro audiovisual da regência dos licenciandos num contexto real de sala de aula e as reflexões dos mesmos registradas num diário de bordo. Para a análise dos dados utilizamos as categorias estabelecidas por Loughran et al. (2000) conectadas ao Modelo Integrativo de Gess-Newsome (1999). Também identificamos os estágios de desenvolvimento do professor em formação de Dreyfus (2004) a partir dos dados coletados com esses professores em formação. Os resultados mostram que esses licenciandos apresentaram falhas importantes no conhecimento de conteúdo o que se faz refletir nos demais conhecimentos necessários à prática profissional. As licenciandas do grupo 1 encontram-se no primeiro estágio (Iniciante), pois se mostraram racionais e inflexíveis nas ações em sala de aula. Os licenciandos do grupo 2 se encontram no segundo estágio (Iniciante avançado), pois desenvolveram estratégias que os ajudou a articularem o conteúdo ao tempo disponível. Nosso estudo apresenta assim algumas evidências a serem somadas a outras pesquisas de que a construção do PCK de professores iniciantes pode ser melhor explicada pelo Modelo Integrativo. No caso desse estudo, os licenciandos estão ainda em fase de amadurecer seu conhecimento de conteúdo, muito embora apresentem alguns flashes dos demais conhecimentos componentes do PCK.The Pedagogical Content Knowledge (PCK) is the knowledge used by teachers during the teaching process (Kind, 2009). It is a tacit knowledge that includes analogies, illustrations and ideas that the teacher uses in order to make subject matter content understandable to the student. We believe that this knowledge can also be built during training program since at this stage the integration of specific content and pedagogical knowledge is being built with the practice in the classroom. In this paper we investigate seven pre-service chemistry teachers, which were divided into two groups, and seek for the observable relations of PCK developing during the activities of pre-service teachers training. Our data were collected from four different tools - CoRe (Content Representation), lesson plans, audiovisual record of chemistry classes and reflections. For data analysis we used categories developed by Loughran et al. (2000) connected to the Integrative Model of Gess-Newsome (1999). We also identified the developmental stages of teacher training by Dreyfus (2004) from data collected with these student teachers. The results show these pre-service chemistry teachers have meaningful failures in the content knowledge which can be reflected in the others knowledge domains. The pre-service teachers from group 1 were categorized as in the first stage (Beginners). They were rational and inflexible during activities in the classroom. The group 2 teachers were categorized in the second stage (Advanced beginners) since they develop strategies that help themselves to articulate content and schedule. Our research presents some evidences the beginners teachers develop their PCK based on Integrative Model. In this study the pre-service teachers are still developing their content knowledge, even though we could see some flashes from the others PCK components.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandez, CarmenElias, Perceli Gomes2011-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-31052012-102511/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-31052012-102511Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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