Cantos à comunidade ausente: a tradição épica em Os peãs, de Gerardo Mello Mourão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho Júnior, Odorico Leal de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-10112016-145800/
Resumo: O trabalho analisa a trilogia Os Peãs, do poeta cearense Gerardo Mello Mourão (1917-2007), explorando a relação entre a tradição épica e o projeto central da obra, o estabelecimento, pelo canto poético, de uma memória heroica comunal que funcione como fonte de exemplaridade. A trilogia é formada por três volumes: O País dos Mourões (1963), Peripécias de Gerardo (1972) e Rastro de Apolo (1977). Partindo de uma reflexão teórica sobre a morte e a sobrevida do gênero épico, o trabalho constata o uso da epopeia como referência ou \"moldura simbólica\" para experimentos poéticos modernos que lidam com as noções de tradição, memória e comunidade. Associando Os Peãs a essa tendência de reformulação da epopeia, realiza a análise detalhada de cada volume do tríptico.
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