O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significamente diferentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelucci, Carla Biancha
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-18022010-155928/
Resumo: Trata-se de um estudo em Psicologia Social em que nos utilizamos do método de história oral para recolher narrativas de três pedagogos a respeito de seus encontros com pessoas significativamente diferentes. Os depoentes têm em comum a formação em pedagogia, a experiência pregressa e/ou atual na educação formal de pessoas significativamente diferentes e o compromisso com a Educação em Conjunto para Todos. Como aspecto complementar ao estudo, servimo-nos ainda de outra modalidade de fonte: depoimentos já registrados, encontrados em documentos autobiográficos ou em estudos sobre histórias de vida de educadoras. Para situar o terreno de pesquisa, inicialmente discutimos o uso das expressões diferenças significativas e Educação em Conjunto para Todos, bem como as opções metodológicas. Em seguida, os depoimentos são apresentados, a partir de duas questões privilegiadas: a lembrança do primeiro encontro e a defesa da Educação. Por fim, ancorados nas contribuições de Walter Benjamin e Donald Winnicott, discutimos a recuperação do processo narrativo e o compromisso ético-político com a Educação em Conjunto para Todos como dimensões de um projeto de sustentação do humano. Projeto este em franca oposição às forças objetivas que nos têm impelido a uma rápida evolução social rumo à catástrofe.
id USP_70f610b102a97644f7ee25272c3306f6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18022010-155928
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significamente diferentesThe Educador and the stranger: testimonials about encounters with significantly different peopleEducação inclusivaHistória oralInclusive educationOral historyPsicologia socialSocial psychologyTrata-se de um estudo em Psicologia Social em que nos utilizamos do método de história oral para recolher narrativas de três pedagogos a respeito de seus encontros com pessoas significativamente diferentes. Os depoentes têm em comum a formação em pedagogia, a experiência pregressa e/ou atual na educação formal de pessoas significativamente diferentes e o compromisso com a Educação em Conjunto para Todos. Como aspecto complementar ao estudo, servimo-nos ainda de outra modalidade de fonte: depoimentos já registrados, encontrados em documentos autobiográficos ou em estudos sobre histórias de vida de educadoras. Para situar o terreno de pesquisa, inicialmente discutimos o uso das expressões diferenças significativas e Educação em Conjunto para Todos, bem como as opções metodológicas. Em seguida, os depoimentos são apresentados, a partir de duas questões privilegiadas: a lembrança do primeiro encontro e a defesa da Educação. Por fim, ancorados nas contribuições de Walter Benjamin e Donald Winnicott, discutimos a recuperação do processo narrativo e o compromisso ético-político com a Educação em Conjunto para Todos como dimensões de um projeto de sustentação do humano. Projeto este em franca oposição às forças objetivas que nos têm impelido a uma rápida evolução social rumo à catástrofe.This matter concern a study in Social Psychology in which we used an oral history method to collect narratives of three pedagogues about their encounters with significantly different people. The deponents are commonly graduated in Pedagogy and a past experience and/or current in formal education of people with significant differences and the commitment with the Joint Education for All. As a complementary aspect to the study, we used also another source: registered testimonies found in autobiographical documents or in studies about educators lives history. To situate the fields research, first we discussed the use of expressions Significant differences and Joint Education for All, as well as the methodological options. Then the testimonies are presented from two points aside: the memory of the first meeting and Education defense. At last, stated on the Walter Benjamin e Donald Winnicotts contributions, we discussed the narrative process recuperation and the ethicalpolitical compromised with the Joint Education for All, as dimension of a project to the human sustentation. This project has clearly an oppositional side against objective forces that are propelling us to a quickly social evolution towards catastrophe.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoncalves Filho, Jose MouraAngelucci, Carla Biancha2009-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-18022010-155928/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-18022010-155928Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significamente diferentes
The Educador and the stranger: testimonials about encounters with significantly different people
title O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significamente diferentes
spellingShingle O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significamente diferentes
Angelucci, Carla Biancha
Educação inclusiva
História oral
Inclusive education
Oral history
Psicologia social
Social psychology
title_short O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significamente diferentes
title_full O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significamente diferentes
title_fullStr O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significamente diferentes
title_full_unstemmed O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significamente diferentes
title_sort O educador e o forasteiro: depoimentos sobre encontros com pessoas significamente diferentes
author Angelucci, Carla Biancha
author_facet Angelucci, Carla Biancha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goncalves Filho, Jose Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelucci, Carla Biancha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
História oral
Inclusive education
Oral history
Psicologia social
Social psychology
topic Educação inclusiva
História oral
Inclusive education
Oral history
Psicologia social
Social psychology
description Trata-se de um estudo em Psicologia Social em que nos utilizamos do método de história oral para recolher narrativas de três pedagogos a respeito de seus encontros com pessoas significativamente diferentes. Os depoentes têm em comum a formação em pedagogia, a experiência pregressa e/ou atual na educação formal de pessoas significativamente diferentes e o compromisso com a Educação em Conjunto para Todos. Como aspecto complementar ao estudo, servimo-nos ainda de outra modalidade de fonte: depoimentos já registrados, encontrados em documentos autobiográficos ou em estudos sobre histórias de vida de educadoras. Para situar o terreno de pesquisa, inicialmente discutimos o uso das expressões diferenças significativas e Educação em Conjunto para Todos, bem como as opções metodológicas. Em seguida, os depoimentos são apresentados, a partir de duas questões privilegiadas: a lembrança do primeiro encontro e a defesa da Educação. Por fim, ancorados nas contribuições de Walter Benjamin e Donald Winnicott, discutimos a recuperação do processo narrativo e o compromisso ético-político com a Educação em Conjunto para Todos como dimensões de um projeto de sustentação do humano. Projeto este em franca oposição às forças objetivas que nos têm impelido a uma rápida evolução social rumo à catástrofe.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-18022010-155928/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-18022010-155928/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257060729683968