O processo de trabalho do enfermeiro na supervisão ao agente comunitário de saúde em equipes de Saúde da Família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-07012015-141025/ |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o processo de supervisão de enfermeiros na ESF aos agentes comunitários de saúde, buscando analisar as concepções desses profissionais, suas práticas e identificar a presença de escapes e interjogo no cotidiano da supervisão. O estudo teve por referencial teórico o processo de trabalho e as relações de poder. Trata-se de um estudo qualitativo, que teve como estratégias de coleta de dados: entrevista, observação sistemática e grupo focal entre os meses de junho a setembro de 2013. Foram realizadas dezoito entrevistas com enfermeiros de ESF pertencentes à uma região de saúde do estado de Goiás, 80 horas de observação sistemática em duas ESF e dois encontros de grupo focal com Agentes comunitários de saúde em um dos municípios da região estudada escolhidos por conveniência. Após transcrição, o material empírico resultou em trezentas e dezenove páginas. Este material foi submetidos à Analise de Conteúdo Temática, e após a categorização e triangulação dos dados foram identificadas as seguintes categorias: 1. \"Concepções sobre supervisão\", 2. \"Dia a dia da supervisão\" e 3. \"Interjogo no trabalho da supervisão. Entre os resultados há predomínio da concepção de controle e fiscalização em relação a supervisão realizada, principalmente, por meio de instrumentos impressos e visitas domiciliares, constituindo relações verticalizadas e impositivas. Identificamos também nas concepções dos enfermeiros a tentativa realização da supervisão como um processo que busca fazer junto e com a perspectiva educativa. Os ACS entendem a supervisão como controle do acompanhamento das famílias e compreendem a vertente educativa como base do trabalho do supervisor. Enquanto prática, percebe-se que o enfermeiro realiza a supervisão com mais ênfase na ação fiscalizadora e controladora, não se evidenciou a tendência educativa como verbalizado nas entrevistas. No cotidiano do trabalho, existem relações fragilizadas, conflituosas e distanciadas entre enfermeiros e ACS. A gestão de saúde local influencia na forma como a supervisão é realizada e o uso do poder politico partidário foi discutido e observado. Sobre os escapes e o interjogo na supervisão, percebemos que enfermeiros e ACS utilizam de seu autogoverno para conformar suas práticas e para \"fugir\" do controlar e do ser controlado. Concluímos que a supervisão realizada não proporciona as mudanças pretendidas pela ESF, e que os trabalhadores estruturam sua atuação pautadas no modelo de atenção à saúde médico centrado. |
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O processo de trabalho do enfermeiro na supervisão ao agente comunitário de saúde em equipes de Saúde da FamíliaNursing\'s work process in supervising community health\'s agent in teams of Family Health ProgramAgentes Comunitários de SaúdeAtenção Primária à SaúdeCommunity Health WorkersFamily Health ProgramNursingPrimary Health CarePrograma Saúde da FamíliaSupervisão de EnfermagemSupervisoryEste estudo teve como objetivo analisar o processo de supervisão de enfermeiros na ESF aos agentes comunitários de saúde, buscando analisar as concepções desses profissionais, suas práticas e identificar a presença de escapes e interjogo no cotidiano da supervisão. O estudo teve por referencial teórico o processo de trabalho e as relações de poder. Trata-se de um estudo qualitativo, que teve como estratégias de coleta de dados: entrevista, observação sistemática e grupo focal entre os meses de junho a setembro de 2013. Foram realizadas dezoito entrevistas com enfermeiros de ESF pertencentes à uma região de saúde do estado de Goiás, 80 horas de observação sistemática em duas ESF e dois encontros de grupo focal com Agentes comunitários de saúde em um dos municípios da região estudada escolhidos por conveniência. Após transcrição, o material empírico resultou em trezentas e dezenove páginas. Este material foi submetidos à Analise de Conteúdo Temática, e após a categorização e triangulação dos dados foram identificadas as seguintes categorias: 1. \"Concepções sobre supervisão\", 2. \"Dia a dia da supervisão\" e 3. \"Interjogo no trabalho da supervisão. Entre os resultados há predomínio da concepção de controle e fiscalização em relação a supervisão realizada, principalmente, por meio de instrumentos impressos e visitas domiciliares, constituindo relações verticalizadas e impositivas. Identificamos também nas concepções dos enfermeiros a tentativa realização da supervisão como um processo que busca fazer junto e com a perspectiva educativa. Os ACS entendem a supervisão como controle do acompanhamento das famílias e compreendem a vertente educativa como base do trabalho do supervisor. Enquanto prática, percebe-se que o enfermeiro realiza a supervisão com mais ênfase na ação fiscalizadora e controladora, não se evidenciou a tendência educativa como verbalizado nas entrevistas. No cotidiano do trabalho, existem relações fragilizadas, conflituosas e distanciadas entre enfermeiros e ACS. A gestão de saúde local influencia na forma como a supervisão é realizada e o uso do poder politico partidário foi discutido e observado. Sobre os escapes e o interjogo na supervisão, percebemos que enfermeiros e ACS utilizam de seu autogoverno para conformar suas práticas e para \"fugir\" do controlar e do ser controlado. Concluímos que a supervisão realizada não proporciona as mudanças pretendidas pela ESF, e que os trabalhadores estruturam sua atuação pautadas no modelo de atenção à saúde médico centrado.This study aimed to analyze supervision\'s process of registered nurses in FHP (Family Health\'s Program) to community health workers, trying to analyze the conceptions of these professionals, their practices and identify the presence of leaks and interplay in everyday supervision . The study had as theoretical framework the process of work and its power in relationships. This is a qualitative study, which had as data collection strategies: interviews, systematic observation and focus group from the month of June to September 2013.Eighteen interviews with FHP nurses who belong to the state of Goiás were performed, 80 hours of systematic observation in two FHPs and two focus group meetings with community health agents in one of the municipalities of the study area chosen for convenience. After transcription, the empirical data resulted in three hundred and nineteen pages. This material was subjected to thematic content analysis, and after categorization and triangulation of data the following categories were identified: 1. \"Conceptions of supervision,\" 2. \"Day to day supervision\" and 3. \"Interplay in the work of supervision. Among the results are prevailing notion of control and inspection in relation to the supervision performed, mainly through printed instruments and home visits, being vertically integrated and imposed relations. We also identify the conceptions of nurses attempting the supervision\'s realization as a process which seeks to work together and with the educational perspective. FHP understand supervision as control and monitoring of families and understand the educational component as the basis of supervisor job. As practice, we realize that the nurse execute supervision with more emphasis on supervisory and controlling action, no evidence of the educational trend as voiced in interviews were identified. In daily work, there are fragile, conflicted and distant relationships between nurses and FHPs. The management of local health influences the way in which supervision is carried out and the use of partisan political power was observed and discussed. About the leaks and the interplay supervision, we realize that nurses and FHPs use their self-government to conform their practices to \"escape\" the action of control and being controlled. We conclude that monitoring does not provide the changes required by the FHP, and that workers structure their activities guided in the medical-centered health care model.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFortuna, Cinira MagaliSilva, Juliana Sterci da2014-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-07012015-141025/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-07012015-141025Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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