Criação e criatividade em gêneros híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo Antunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takakura, Sandra Mina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26062019-141333/
Resumo: Arnaldo Antunes, atuante no cenário musical nacional, devotou-se também à produção no campo literário. Sua obra apresenta traços em estilo neoconcreto centrados em experimentações da materialidade visual e sonora da palavra e alia-se ao estilo neobarroco dos excessos de adornos e repetições sonoras e semânticas com efeito de opacidade de sentidos. Um outro aspecto relevante é o diálogo com o estilo neobarroco artístico de certas obras resultante do processo de convergência entre literatura e artes visuais e plásticas. Este trabalho tem como objetivo central analisar as criações expressivas de palavras - neologismos - e as metáforas em obras que apresentam os estilos neobarroco e neoconcreto, verificando como o artista faz escolhas lexicais para manifestar toda a sua criatividade. Estudamos processos de formação tais como a derivação, composição e o cruzamento lexical e a analisamos a criatividade metafórica resultante das combinações de unidades lexicais realizadas de forma expressiva. Os sentidos foram mapeados segundo transformações no campo semântico, observando-se a quebra da isotopia ou da coesão, das metáforas e das mesclagens conceituais. A recolha dos neologismos foi realizada de forma manual, passando pelo critério de exclusão segundo a consulta no Dicionário Houaiss e Villar (2009), ao passo que a seleção das metáforas se pautou na novidade expressiva. O estudo foi organizado segundo os critérios de aspectos de gêneros observados: a primeira dedicada ao estudo das metáforas e mesclagens conceituais em obras que apresentaram o efeito de genericidade de versos livres recolhidas nas obras Psia, Tudos, 2 ou + corpos no mesmo espaço, n.d.a., Agora aqui ninguém precisa de si; a segunda, dedicada às criações lexicais formais e metáforas das obras em gêneros intermidiáticos nas exposições Luzescrita e Palavra em movimento; e a terceira, centrada nas criações lexicais e metáforas em gêneros intermidiáticos impressos nos livros Palavra desordem, As Coisas e Et Eu Tu, resultantes da convergência entre mídias cartazes e poesia, poesia e ilustrações e poesia e fotografia.
id USP_71530c76f1a35daeea791901ad5bd89b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26062019-141333
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Criação e criatividade em gêneros híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo AntunesCreation and creativeness in hybrid genres: The expressiveness in Arnaldo Antunes\'s poeticsArnaldo AntunesArnaldo AntunesContemporary poetryCriação lexicalCriatividadeGenericidadeGenericityIntermedialityIntermidialidadeLexical creativenessPoesia contemporâneaArnaldo Antunes, atuante no cenário musical nacional, devotou-se também à produção no campo literário. Sua obra apresenta traços em estilo neoconcreto centrados em experimentações da materialidade visual e sonora da palavra e alia-se ao estilo neobarroco dos excessos de adornos e repetições sonoras e semânticas com efeito de opacidade de sentidos. Um outro aspecto relevante é o diálogo com o estilo neobarroco artístico de certas obras resultante do processo de convergência entre literatura e artes visuais e plásticas. Este trabalho tem como objetivo central analisar as criações expressivas de palavras - neologismos - e as metáforas em obras que apresentam os estilos neobarroco e neoconcreto, verificando como o artista faz escolhas lexicais para manifestar toda a sua criatividade. Estudamos processos de formação tais como a derivação, composição e o cruzamento lexical e a analisamos a criatividade metafórica resultante das combinações de unidades lexicais realizadas de forma expressiva. Os sentidos foram mapeados segundo transformações no campo semântico, observando-se a quebra da isotopia ou da coesão, das metáforas e das mesclagens conceituais. A recolha dos neologismos foi realizada de forma manual, passando pelo critério de exclusão segundo a consulta no Dicionário Houaiss e Villar (2009), ao passo que a seleção das metáforas se pautou na novidade expressiva. O estudo foi organizado segundo os critérios de aspectos de gêneros observados: a primeira dedicada ao estudo das metáforas e mesclagens conceituais em obras que apresentaram o efeito de genericidade de versos livres recolhidas nas obras Psia, Tudos, 2 ou + corpos no mesmo espaço, n.d.a., Agora aqui ninguém precisa de si; a segunda, dedicada às criações lexicais formais e metáforas das obras em gêneros intermidiáticos nas exposições Luzescrita e Palavra em movimento; e a terceira, centrada nas criações lexicais e metáforas em gêneros intermidiáticos impressos nos livros Palavra desordem, As Coisas e Et Eu Tu, resultantes da convergência entre mídias cartazes e poesia, poesia e ilustrações e poesia e fotografia.Arnaldo Antunes, an active artist in the national music scenery, devoted himself to the production on the literary field. His oeuvre presents traces of neoconcrete style centered in the experimentations on visual and audible materiality of the word, allied with the literary neobarroquism of the excess and repetitions of sounds and meanings with the effect of opacity of meaning. Another relevant aspect is the dialogue with the artistic neobarroque style, in certain works resulted from the process of convergence between literature and visual arts. This research has as main objective to analyse the expressive creation of words or neologism and the metaphors in works that presented the neobarroque and neoconcrete styles verifying how the artist makes lexical choices to express his own creativeness. We studied the processes of word formations as derivation, composition and blends and analyzed the metaphoric creativity result from the combination of lexical units made in an expressive way. The meanings were mapped according to the transformations on the semantic field, observing the break of isotopia and cohesions, the conceptual metaphors, and conceptual blends. The neologisms were collected manually, through the criteria of exclusion based on the dictionary Houaiss and Villar (2009), whereas the selection of metaphors was based on the expressive novelty. This study was organized in chapters following the criteria of the genre aspects observed: the first one specifically devoted to the study of the conceptual metaphors and blends found in works that presented the effect of genericity of new free verse collected from his works Psia, Tudos, 2 ou + corpos no mesmo espaço, n.d.a., Agora aqui ninguém precisa de si, ; the second one dedicated to the formal lexical creations and metaphors in the intermedial genres in the expositions Luzescrita and Palavra em movimento; and the final one directed to the lexical creations and metaphors in printed intermedial genre, in the books Palavra desordem, As Coisas and Et Eu Tu resulting respectively from the converging media, banners and poetry, poetry and images, and poetry and photograph.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCaretta, Elis de Almeida CardosoTakakura, Sandra Mina2019-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26062019-141333/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T17:55:04Zoai:teses.usp.br:tde-26062019-141333Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T17:55:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação e criatividade em gêneros híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo Antunes
Creation and creativeness in hybrid genres: The expressiveness in Arnaldo Antunes\'s poetics
title Criação e criatividade em gêneros híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo Antunes
spellingShingle Criação e criatividade em gêneros híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo Antunes
Takakura, Sandra Mina
Arnaldo Antunes
Arnaldo Antunes
Contemporary poetry
Criação lexical
Criatividade
Genericidade
Genericity
Intermediality
Intermidialidade
Lexical creativeness
Poesia contemporânea
title_short Criação e criatividade em gêneros híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo Antunes
title_full Criação e criatividade em gêneros híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo Antunes
title_fullStr Criação e criatividade em gêneros híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo Antunes
title_full_unstemmed Criação e criatividade em gêneros híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo Antunes
title_sort Criação e criatividade em gêneros híbridos: a expressividade na poética de Arnaldo Antunes
author Takakura, Sandra Mina
author_facet Takakura, Sandra Mina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caretta, Elis de Almeida Cardoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Takakura, Sandra Mina
dc.subject.por.fl_str_mv Arnaldo Antunes
Arnaldo Antunes
Contemporary poetry
Criação lexical
Criatividade
Genericidade
Genericity
Intermediality
Intermidialidade
Lexical creativeness
Poesia contemporânea
topic Arnaldo Antunes
Arnaldo Antunes
Contemporary poetry
Criação lexical
Criatividade
Genericidade
Genericity
Intermediality
Intermidialidade
Lexical creativeness
Poesia contemporânea
description Arnaldo Antunes, atuante no cenário musical nacional, devotou-se também à produção no campo literário. Sua obra apresenta traços em estilo neoconcreto centrados em experimentações da materialidade visual e sonora da palavra e alia-se ao estilo neobarroco dos excessos de adornos e repetições sonoras e semânticas com efeito de opacidade de sentidos. Um outro aspecto relevante é o diálogo com o estilo neobarroco artístico de certas obras resultante do processo de convergência entre literatura e artes visuais e plásticas. Este trabalho tem como objetivo central analisar as criações expressivas de palavras - neologismos - e as metáforas em obras que apresentam os estilos neobarroco e neoconcreto, verificando como o artista faz escolhas lexicais para manifestar toda a sua criatividade. Estudamos processos de formação tais como a derivação, composição e o cruzamento lexical e a analisamos a criatividade metafórica resultante das combinações de unidades lexicais realizadas de forma expressiva. Os sentidos foram mapeados segundo transformações no campo semântico, observando-se a quebra da isotopia ou da coesão, das metáforas e das mesclagens conceituais. A recolha dos neologismos foi realizada de forma manual, passando pelo critério de exclusão segundo a consulta no Dicionário Houaiss e Villar (2009), ao passo que a seleção das metáforas se pautou na novidade expressiva. O estudo foi organizado segundo os critérios de aspectos de gêneros observados: a primeira dedicada ao estudo das metáforas e mesclagens conceituais em obras que apresentaram o efeito de genericidade de versos livres recolhidas nas obras Psia, Tudos, 2 ou + corpos no mesmo espaço, n.d.a., Agora aqui ninguém precisa de si; a segunda, dedicada às criações lexicais formais e metáforas das obras em gêneros intermidiáticos nas exposições Luzescrita e Palavra em movimento; e a terceira, centrada nas criações lexicais e metáforas em gêneros intermidiáticos impressos nos livros Palavra desordem, As Coisas e Et Eu Tu, resultantes da convergência entre mídias cartazes e poesia, poesia e ilustrações e poesia e fotografia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26062019-141333/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-26062019-141333/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257394984255488