Tensões e ambivalências no Canzoniere de Umberto Saba
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-28092010-153733/ |
Resumo: | Esta dissertação tenciona fazer uma leitura da obra Il Canzoniere, de Umberto Saba, com base na linha tensiva descendente que se inicia na coletânea Trieste e una donna (1910-1912), e cujo ponto de menor temperatura é Cose leggere e vaganti (1920). Procuramos focar nossa leitura nas tensões e ambivalências que perpassam a produção poética do triestino nesse período. Desse modo, o trabalho está estruturado em três capítulos: no primeiro, centramos atenção em Trieste e una donna e tentamos compreender como se estabelece a relação de confluencia entre o eu-lírico e o sensível, como busca de apreensão da elementaridade das coisas e conseqüente aceitação da vida em toda sua variedade; no segundo, tratamos de La serena disperazione(1913-1915) e Poesie scritte durante la guerra (1917), mantendo o foco na dinâmica entre permanência e ruptura, e tendo como base os motivos da tentativa de recuperação de recursos usados em coletâneas anteriores; no terceiro, abordamos Cose leggere e vaganti, com vistas a tentar entender a aparente leveza que perpassa a coletânea, e mostrar como, em última instância, subjaz nela a oposição entre peso e leveza. Com o presente trabalho, procuramos evidenciar, assim, que a linha descendente de tensão estaria, em última instância, associada à tentativa de fuga da dor e do sofrimento. |
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Tensões e ambivalências no Canzoniere de Umberto SabaTensions and ambivalences in the Canzoniere of Umberto Saba.20th centuryAnti-twentieth century poetryItalian literatureItalian poetryLiteratura italianaPoesia antinovecentista.Poesia italianaSéculo XXUmberto SabUmberto SabaEsta dissertação tenciona fazer uma leitura da obra Il Canzoniere, de Umberto Saba, com base na linha tensiva descendente que se inicia na coletânea Trieste e una donna (1910-1912), e cujo ponto de menor temperatura é Cose leggere e vaganti (1920). Procuramos focar nossa leitura nas tensões e ambivalências que perpassam a produção poética do triestino nesse período. Desse modo, o trabalho está estruturado em três capítulos: no primeiro, centramos atenção em Trieste e una donna e tentamos compreender como se estabelece a relação de confluencia entre o eu-lírico e o sensível, como busca de apreensão da elementaridade das coisas e conseqüente aceitação da vida em toda sua variedade; no segundo, tratamos de La serena disperazione(1913-1915) e Poesie scritte durante la guerra (1917), mantendo o foco na dinâmica entre permanência e ruptura, e tendo como base os motivos da tentativa de recuperação de recursos usados em coletâneas anteriores; no terceiro, abordamos Cose leggere e vaganti, com vistas a tentar entender a aparente leveza que perpassa a coletânea, e mostrar como, em última instância, subjaz nela a oposição entre peso e leveza. Com o presente trabalho, procuramos evidenciar, assim, que a linha descendente de tensão estaria, em última instância, associada à tentativa de fuga da dor e do sofrimento.This dissertation intends to read the work Il Canzoniere, by Umberto Saba, based on the tensed descendent line which begins with the collection Trieste e una donna, and which point of lower temperature is Cose leggere e vaganti. We sought to focus our reading in the tensions and the ambivalence that go across the poetic production of the Triestian in such period. So, this work is structured in three chapters: on the first one, we centered the attention in Trieste e una donna and tried to understand how the confluent relation between the lyric-self and the sensory is established, as we seek to seize the elementary things and its consequent acceptance of life in all its variety; on the second one, we approached La serena disperazione and Poesie scritte durante la guerra, keeping the focus on the dynamics between permanence and rupture, being based on the motives to attempt the recall of the resources used in previous collections; on the third one, we approached Cose leggere e vaganti, in order to attempt to understand the apparent lightness which goes along the collection, and to show how, in a last stage, it is underlain the opposition between weight and lightness. Within this work, we seek to emphasize that the descendent tension line would be, in a last level, associated to the scape of pain and suffering.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWataghin, LuciaFigueredo, Dheisson Ribeiro2010-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8148/tde-28092010-153733/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-28092010-153733Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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