Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fatima Cristina Monteiro de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/
Resumo: Essa foi uma pesquisa qualitativa que aplicou, avaliou os resultados e comprovou a utilidade da aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias na apreensão dos conteúdos emocionais de crianças e adolescentes com receio do tratamento odontopediátrico. O objetivo do estudo foi pesquisar os pontos nodais das angústias, conflitos, fantasias e mecanismos de defesa que emergem nessa situação de crise. A metodologia consistiu na utilização de entrevistas clínicas com as mães e crianças, na observação clínica da criança e na aplicação do procedimento. Foram estudadas 15 crianças entre 8 e 14 anos, utilizando-se de 3 a 12 sessões. O referencial de abordagem e interpretação foi o psicanalítico. Como modificação em relação à proposta original do instrumento, foram utilizadas intervenções auxiliares de associações livres e propiciadoras de aprofundamento no material emergente e compreensão dos conteúdos emocionais. Observou-se que: a. A necessidade de atendimento odontopediátrico exacerba com intensidade fantasias, conflitos e mecanismos de defesa primitivos. b. O instrumento facilita o contato e aprofundamento com focos nodais de conflitos e angústias inconscientes. c. O processo auxilia no conhecimento dos conflitos, mobilizando uma tendência para a integração dos mesmos. Verificou-se que as intervenções com o Procedimento de Desenhos- Estórias foram plenamente adequadas à apreensão dos conteúdos emocionais profundos de crianças e adolescentes nessa condição de crise. Concluiu-se que, a situação de crise que antecede o atendimento odontopediátrico dos pacientes estudados, foi ampla de mobilização de angústias primitivas e intensas fantasias que necessitam ser comunicadas e elaboradas em um processo psicoterapêutico.
id USP_71d3045f77bb076f6fc0dd3e3f1598b4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18022009-081917
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-EstóriasComprehending the phobia in pediatric dentistry by means of interventions with Drawing-and-Story ProcedureDraw and tell a story procedureFobiasIntervenção psicoterapêuticaOdontopediatriaPediatric dentistryPhobiasProcedimento de desenhos-estóriasPsicanálisePsychoanalisisPsychotherapeutic intervencionEssa foi uma pesquisa qualitativa que aplicou, avaliou os resultados e comprovou a utilidade da aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias na apreensão dos conteúdos emocionais de crianças e adolescentes com receio do tratamento odontopediátrico. O objetivo do estudo foi pesquisar os pontos nodais das angústias, conflitos, fantasias e mecanismos de defesa que emergem nessa situação de crise. A metodologia consistiu na utilização de entrevistas clínicas com as mães e crianças, na observação clínica da criança e na aplicação do procedimento. Foram estudadas 15 crianças entre 8 e 14 anos, utilizando-se de 3 a 12 sessões. O referencial de abordagem e interpretação foi o psicanalítico. Como modificação em relação à proposta original do instrumento, foram utilizadas intervenções auxiliares de associações livres e propiciadoras de aprofundamento no material emergente e compreensão dos conteúdos emocionais. Observou-se que: a. A necessidade de atendimento odontopediátrico exacerba com intensidade fantasias, conflitos e mecanismos de defesa primitivos. b. O instrumento facilita o contato e aprofundamento com focos nodais de conflitos e angústias inconscientes. c. O processo auxilia no conhecimento dos conflitos, mobilizando uma tendência para a integração dos mesmos. Verificou-se que as intervenções com o Procedimento de Desenhos- Estórias foram plenamente adequadas à apreensão dos conteúdos emocionais profundos de crianças e adolescentes nessa condição de crise. Concluiu-se que, a situação de crise que antecede o atendimento odontopediátrico dos pacientes estudados, foi ampla de mobilização de angústias primitivas e intensas fantasias que necessitam ser comunicadas e elaboradas em um processo psicoterapêutico.This is a qualitative research, viewing to apply, evaluate results and demonstrate the need of employing the Drawing-and-Story Procedure. while understanding and elaborating emotional contents of children and adolescents who fear pediatric-dentistry treatment. This study also aims to examine the nodal points of anguish, conflicts, fantasies and the mechanisms of defense that emerge from the crisis situation. The methodology consisted in the use of clinical interviews with mothers and children, in the clinical observation on the child and in undertaking of procedure. A research, devided in 3-12 sections, was made with fifteen children, aged 8-14 in private clinic. Psychoanalysis was used as a system of approach and interpretation. As a modification, related to the original consideration, a free-associated auxiliary therapeutic verbalization has been used, as well as a deepening in the emerging material and understanding of the emotional contents.The results were as follows: a. The need of pediatric dentistry attendance will intensively exacerbate fantasies, conflicts and selfdefense primitive mechanisms. b. The instrument facilitates the contact and deepening of nodal points in conflicts and unconcious anguish. c. The process assists in knowing all conflicts by mobilizing a trend for integrating them. The results has led to conclude that the Drawing-and-Story Procedure used in this clinical situation, has shown as being highly suitable to the whole aprehension of emotional contents in children and adolescents in this crisis situation.This study has taken the initial hypothesis which a crisis situation that precedes the pediatric dentristy attendance in case study patients has a wide range of distresses and intense fantasies that should be notified and elaborated within a psychotherapeutical process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmiralian, Maria Lucia Toledo MoraesOliveira, Fatima Cristina Monteiro de2008-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-18022009-081917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias
Comprehending the phobia in pediatric dentistry by means of interventions with Drawing-and-Story Procedure
title Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias
spellingShingle Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias
Oliveira, Fatima Cristina Monteiro de
Draw and tell a story procedure
Fobias
Intervenção psicoterapêutica
Odontopediatria
Pediatric dentistry
Phobias
Procedimento de desenhos-estórias
Psicanálise
Psychoanalisis
Psychotherapeutic intervencion
title_short Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias
title_full Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias
title_fullStr Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias
title_full_unstemmed Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias
title_sort Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias
author Oliveira, Fatima Cristina Monteiro de
author_facet Oliveira, Fatima Cristina Monteiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amiralian, Maria Lucia Toledo Moraes
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fatima Cristina Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Draw and tell a story procedure
Fobias
Intervenção psicoterapêutica
Odontopediatria
Pediatric dentistry
Phobias
Procedimento de desenhos-estórias
Psicanálise
Psychoanalisis
Psychotherapeutic intervencion
topic Draw and tell a story procedure
Fobias
Intervenção psicoterapêutica
Odontopediatria
Pediatric dentistry
Phobias
Procedimento de desenhos-estórias
Psicanálise
Psychoanalisis
Psychotherapeutic intervencion
description Essa foi uma pesquisa qualitativa que aplicou, avaliou os resultados e comprovou a utilidade da aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias na apreensão dos conteúdos emocionais de crianças e adolescentes com receio do tratamento odontopediátrico. O objetivo do estudo foi pesquisar os pontos nodais das angústias, conflitos, fantasias e mecanismos de defesa que emergem nessa situação de crise. A metodologia consistiu na utilização de entrevistas clínicas com as mães e crianças, na observação clínica da criança e na aplicação do procedimento. Foram estudadas 15 crianças entre 8 e 14 anos, utilizando-se de 3 a 12 sessões. O referencial de abordagem e interpretação foi o psicanalítico. Como modificação em relação à proposta original do instrumento, foram utilizadas intervenções auxiliares de associações livres e propiciadoras de aprofundamento no material emergente e compreensão dos conteúdos emocionais. Observou-se que: a. A necessidade de atendimento odontopediátrico exacerba com intensidade fantasias, conflitos e mecanismos de defesa primitivos. b. O instrumento facilita o contato e aprofundamento com focos nodais de conflitos e angústias inconscientes. c. O processo auxilia no conhecimento dos conflitos, mobilizando uma tendência para a integração dos mesmos. Verificou-se que as intervenções com o Procedimento de Desenhos- Estórias foram plenamente adequadas à apreensão dos conteúdos emocionais profundos de crianças e adolescentes nessa condição de crise. Concluiu-se que, a situação de crise que antecede o atendimento odontopediátrico dos pacientes estudados, foi ampla de mobilização de angústias primitivas e intensas fantasias que necessitam ser comunicadas e elaboradas em um processo psicoterapêutico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090821618663424