Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/ |
Resumo: | Essa foi uma pesquisa qualitativa que aplicou, avaliou os resultados e comprovou a utilidade da aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias na apreensão dos conteúdos emocionais de crianças e adolescentes com receio do tratamento odontopediátrico. O objetivo do estudo foi pesquisar os pontos nodais das angústias, conflitos, fantasias e mecanismos de defesa que emergem nessa situação de crise. A metodologia consistiu na utilização de entrevistas clínicas com as mães e crianças, na observação clínica da criança e na aplicação do procedimento. Foram estudadas 15 crianças entre 8 e 14 anos, utilizando-se de 3 a 12 sessões. O referencial de abordagem e interpretação foi o psicanalítico. Como modificação em relação à proposta original do instrumento, foram utilizadas intervenções auxiliares de associações livres e propiciadoras de aprofundamento no material emergente e compreensão dos conteúdos emocionais. Observou-se que: a. A necessidade de atendimento odontopediátrico exacerba com intensidade fantasias, conflitos e mecanismos de defesa primitivos. b. O instrumento facilita o contato e aprofundamento com focos nodais de conflitos e angústias inconscientes. c. O processo auxilia no conhecimento dos conflitos, mobilizando uma tendência para a integração dos mesmos. Verificou-se que as intervenções com o Procedimento de Desenhos- Estórias foram plenamente adequadas à apreensão dos conteúdos emocionais profundos de crianças e adolescentes nessa condição de crise. Concluiu-se que, a situação de crise que antecede o atendimento odontopediátrico dos pacientes estudados, foi ampla de mobilização de angústias primitivas e intensas fantasias que necessitam ser comunicadas e elaboradas em um processo psicoterapêutico. |
id |
USP_71d3045f77bb076f6fc0dd3e3f1598b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18022009-081917 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-EstóriasComprehending the phobia in pediatric dentistry by means of interventions with Drawing-and-Story ProcedureDraw and tell a story procedureFobiasIntervenção psicoterapêuticaOdontopediatriaPediatric dentistryPhobiasProcedimento de desenhos-estóriasPsicanálisePsychoanalisisPsychotherapeutic intervencionEssa foi uma pesquisa qualitativa que aplicou, avaliou os resultados e comprovou a utilidade da aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias na apreensão dos conteúdos emocionais de crianças e adolescentes com receio do tratamento odontopediátrico. O objetivo do estudo foi pesquisar os pontos nodais das angústias, conflitos, fantasias e mecanismos de defesa que emergem nessa situação de crise. A metodologia consistiu na utilização de entrevistas clínicas com as mães e crianças, na observação clínica da criança e na aplicação do procedimento. Foram estudadas 15 crianças entre 8 e 14 anos, utilizando-se de 3 a 12 sessões. O referencial de abordagem e interpretação foi o psicanalítico. Como modificação em relação à proposta original do instrumento, foram utilizadas intervenções auxiliares de associações livres e propiciadoras de aprofundamento no material emergente e compreensão dos conteúdos emocionais. Observou-se que: a. A necessidade de atendimento odontopediátrico exacerba com intensidade fantasias, conflitos e mecanismos de defesa primitivos. b. O instrumento facilita o contato e aprofundamento com focos nodais de conflitos e angústias inconscientes. c. O processo auxilia no conhecimento dos conflitos, mobilizando uma tendência para a integração dos mesmos. Verificou-se que as intervenções com o Procedimento de Desenhos- Estórias foram plenamente adequadas à apreensão dos conteúdos emocionais profundos de crianças e adolescentes nessa condição de crise. Concluiu-se que, a situação de crise que antecede o atendimento odontopediátrico dos pacientes estudados, foi ampla de mobilização de angústias primitivas e intensas fantasias que necessitam ser comunicadas e elaboradas em um processo psicoterapêutico.This is a qualitative research, viewing to apply, evaluate results and demonstrate the need of employing the Drawing-and-Story Procedure. while understanding and elaborating emotional contents of children and adolescents who fear pediatric-dentistry treatment. This study also aims to examine the nodal points of anguish, conflicts, fantasies and the mechanisms of defense that emerge from the crisis situation. The methodology consisted in the use of clinical interviews with mothers and children, in the clinical observation on the child and in undertaking of procedure. A research, devided in 3-12 sections, was made with fifteen children, aged 8-14 in private clinic. Psychoanalysis was used as a system of approach and interpretation. As a modification, related to the original consideration, a free-associated auxiliary therapeutic verbalization has been used, as well as a deepening in the emerging material and understanding of the emotional contents.The results were as follows: a. The need of pediatric dentistry attendance will intensively exacerbate fantasies, conflicts and selfdefense primitive mechanisms. b. The instrument facilitates the contact and deepening of nodal points in conflicts and unconcious anguish. c. The process assists in knowing all conflicts by mobilizing a trend for integrating them. The results has led to conclude that the Drawing-and-Story Procedure used in this clinical situation, has shown as being highly suitable to the whole aprehension of emotional contents in children and adolescents in this crisis situation.This study has taken the initial hypothesis which a crisis situation that precedes the pediatric dentristy attendance in case study patients has a wide range of distresses and intense fantasies that should be notified and elaborated within a psychotherapeutical process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmiralian, Maria Lucia Toledo MoraesOliveira, Fatima Cristina Monteiro de2008-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-18022009-081917Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias Comprehending the phobia in pediatric dentistry by means of interventions with Drawing-and-Story Procedure |
title |
Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias |
spellingShingle |
Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias Oliveira, Fatima Cristina Monteiro de Draw and tell a story procedure Fobias Intervenção psicoterapêutica Odontopediatria Pediatric dentistry Phobias Procedimento de desenhos-estórias Psicanálise Psychoanalisis Psychotherapeutic intervencion |
title_short |
Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias |
title_full |
Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias |
title_fullStr |
Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias |
title_full_unstemmed |
Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias |
title_sort |
Compreendendo a fobia em odontopediatria por meio de intervenções com o Procedimento de Desenhos-Estórias |
author |
Oliveira, Fatima Cristina Monteiro de |
author_facet |
Oliveira, Fatima Cristina Monteiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amiralian, Maria Lucia Toledo Moraes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Fatima Cristina Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Draw and tell a story procedure Fobias Intervenção psicoterapêutica Odontopediatria Pediatric dentistry Phobias Procedimento de desenhos-estórias Psicanálise Psychoanalisis Psychotherapeutic intervencion |
topic |
Draw and tell a story procedure Fobias Intervenção psicoterapêutica Odontopediatria Pediatric dentistry Phobias Procedimento de desenhos-estórias Psicanálise Psychoanalisis Psychotherapeutic intervencion |
description |
Essa foi uma pesquisa qualitativa que aplicou, avaliou os resultados e comprovou a utilidade da aplicação do Procedimento de Desenhos-Estórias na apreensão dos conteúdos emocionais de crianças e adolescentes com receio do tratamento odontopediátrico. O objetivo do estudo foi pesquisar os pontos nodais das angústias, conflitos, fantasias e mecanismos de defesa que emergem nessa situação de crise. A metodologia consistiu na utilização de entrevistas clínicas com as mães e crianças, na observação clínica da criança e na aplicação do procedimento. Foram estudadas 15 crianças entre 8 e 14 anos, utilizando-se de 3 a 12 sessões. O referencial de abordagem e interpretação foi o psicanalítico. Como modificação em relação à proposta original do instrumento, foram utilizadas intervenções auxiliares de associações livres e propiciadoras de aprofundamento no material emergente e compreensão dos conteúdos emocionais. Observou-se que: a. A necessidade de atendimento odontopediátrico exacerba com intensidade fantasias, conflitos e mecanismos de defesa primitivos. b. O instrumento facilita o contato e aprofundamento com focos nodais de conflitos e angústias inconscientes. c. O processo auxilia no conhecimento dos conflitos, mobilizando uma tendência para a integração dos mesmos. Verificou-se que as intervenções com o Procedimento de Desenhos- Estórias foram plenamente adequadas à apreensão dos conteúdos emocionais profundos de crianças e adolescentes nessa condição de crise. Concluiu-se que, a situação de crise que antecede o atendimento odontopediátrico dos pacientes estudados, foi ampla de mobilização de angústias primitivas e intensas fantasias que necessitam ser comunicadas e elaboradas em um processo psicoterapêutico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18022009-081917/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257060618534912 |