Um estudo sobre a demanda por jogos de futebol nos estádios brasileiros.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21072004-151604/ |
Resumo: | O futebol brasileiro passa por importantes transformações rumo a sua profissionalização e uma gestão mais transparente, com o fim de aumentar sua atratividade como produto. Neste contexto, faz-se necessário analisar os fatores que influenciam a demanda pelos jogos nos estádios. O presente trabalho busca analisar esses fatores de influência com base na teoria microeconômica da demanda, valendo-se de métodos quantitativos para atingir seus objetivos. Foi efetuada análise de regressão envolvendo as partidas do Campeonato Brasileiro de 2002, sendo testados modelos lineares e log-lineares. Apenas os últimos mostraram-se adequados na explicação da procura pelos jogos. Verificou-se que essa é influenciada pelos atributos dos clubes, a presença de substitutos, a importância e a rivalidade envolvida na partida, além de fatores econômicos e demográficos. |
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Um estudo sobre a demanda por jogos de futebol nos estádios brasileiros. A study on the demand for games of football in brazilian stadiums.administração do futeboleconomia do esporteeconomics of sportsfootball managementteoria da demanda theory of demand O futebol brasileiro passa por importantes transformações rumo a sua profissionalização e uma gestão mais transparente, com o fim de aumentar sua atratividade como produto. Neste contexto, faz-se necessário analisar os fatores que influenciam a demanda pelos jogos nos estádios. O presente trabalho busca analisar esses fatores de influência com base na teoria microeconômica da demanda, valendo-se de métodos quantitativos para atingir seus objetivos. Foi efetuada análise de regressão envolvendo as partidas do Campeonato Brasileiro de 2002, sendo testados modelos lineares e log-lineares. Apenas os últimos mostraram-se adequados na explicação da procura pelos jogos. Verificou-se que essa é influenciada pelos atributos dos clubes, a presença de substitutos, a importância e a rivalidade envolvida na partida, além de fatores econômicos e demográficos.Brazilian football is under deep transformations towards a more professional management of it, in order to increase its attractiveness as a product. In this context, it is necessary to analyze the factors that influence on the demand for matches at stadiums. This paper aims the analysis of those factors of influence based on microeconomic theory of demand, using quantitative methods to reach its purposes. The 2002 Season matches of the Brazilian championship were submitted to regression analysis. Log-linear models were appropriate to explain the demand for matches, while linear models were not. It was verified that attributes of teams, existence of substitutes, importance and rivalry of the match, economic and demographic factors influence on the demand for the matches.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAngelo, Claudio Felisoni deSouza, Fabio Augusto Pera de2004-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-21072004-151604/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-21072004-151604Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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