Estruturas de léxico: competência, desempenho e procedimentos lingüístico-pedagógicos de ensino para alunos da quinta série do Primeiro Grau
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-15092022-174826/ |
Resumo: | O objetivo central deste trabalho foi o exame dos processos de ensino de Léxico efetuados em nossas escolas de 1º grau, correlacionado ao tipo de desempenho vocabular dos alunos que foram submetidos a este tipo de ensino. Para sua realização, foram selecionadas três escolas três escolas da zona sul da cidade de São Paulo, cujas clientelas fossem relativamente distintas umas das outras sob determinados aspectos sócio-econômico-culturais. Em cada escola foi sorteada uma classe de 5ª série. Colheu-se a primeira redação do ano letivo de 1983, logo após o término da primeira unidade didática do manual adotado pelo professor. Os dados relativos aos interesses e características sócio-econômico-culturais do alunado, bem como os dados relativos aos procedimentos lingüístico-pedagógicos dos professores foram obtidos através de um questionário informativo. Todos os dados foram fichados e estatisticamente tratados. O corpus constituiu-se, portanto, de 69 redações - 23 de cada escola; de 90 questionários respondidos pelos alunos; de 3 questionários respondidos pelos professores e dos respectivos manuais didáticos, por eles adotados. Na análise e descrição de cada um destes elementos foram adotados procedimentos diferentes, compatíveis à sua especificidade. Da correlação dos resultados obtidos pela análise, descrição e interpretação dos dados e fatos observados concluímos que: 1 - os procedimentos lingüístico-pedagógicos utilizados em nossas escolas se limitam aos poucos exercícios de vocabulário dos livros didáticos, que são, na sua maioria, insuficientes para atender às necessidades específicas de cada alunado; 2 - embora destinados a clientelas diferentes entre si, sob muitos aspectos, os procedimentos de ensino de Léxico utilizados são basicamente os mesmos. Tal como se apresentam, pouco favorecem o processo de aquisição e ampliação de competência lexical e, conseqüentemente, reduzem-se as possibilidades do alunado de desempenho vocabular extenso e diversificado; 3 - não há compatibilidade entre o tipo de procedimento efetuado para a aquisição e efetivação de vocabulário e o tipo de critério utilizado para avaliação e julgamento de competência lexical e desempenho vocabular do alunado. Na discussão dos resultados, foram levantados alguns pontos para a reflexão sobre os atuais processos de ensino de língua materna, em geral, e de ensino de Léxico, em particular, bem como algumas perspectivas de pesquisa na área de investigação definida por este trabalho. |
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Estruturas de léxico: competência, desempenho e procedimentos lingüístico-pedagógicos de ensino para alunos da quinta série do Primeiro GrauIndisponibleIndisponibleNão constaO objetivo central deste trabalho foi o exame dos processos de ensino de Léxico efetuados em nossas escolas de 1º grau, correlacionado ao tipo de desempenho vocabular dos alunos que foram submetidos a este tipo de ensino. Para sua realização, foram selecionadas três escolas três escolas da zona sul da cidade de São Paulo, cujas clientelas fossem relativamente distintas umas das outras sob determinados aspectos sócio-econômico-culturais. Em cada escola foi sorteada uma classe de 5ª série. Colheu-se a primeira redação do ano letivo de 1983, logo após o término da primeira unidade didática do manual adotado pelo professor. Os dados relativos aos interesses e características sócio-econômico-culturais do alunado, bem como os dados relativos aos procedimentos lingüístico-pedagógicos dos professores foram obtidos através de um questionário informativo. Todos os dados foram fichados e estatisticamente tratados. O corpus constituiu-se, portanto, de 69 redações - 23 de cada escola; de 90 questionários respondidos pelos alunos; de 3 questionários respondidos pelos professores e dos respectivos manuais didáticos, por eles adotados. Na análise e descrição de cada um destes elementos foram adotados procedimentos diferentes, compatíveis à sua especificidade. Da correlação dos resultados obtidos pela análise, descrição e interpretação dos dados e fatos observados concluímos que: 1 - os procedimentos lingüístico-pedagógicos utilizados em nossas escolas se limitam aos poucos exercícios de vocabulário dos livros didáticos, que são, na sua maioria, insuficientes para atender às necessidades específicas de cada alunado; 2 - embora destinados a clientelas diferentes entre si, sob muitos aspectos, os procedimentos de ensino de Léxico utilizados são basicamente os mesmos. Tal como se apresentam, pouco favorecem o processo de aquisição e ampliação de competência lexical e, conseqüentemente, reduzem-se as possibilidades do alunado de desempenho vocabular extenso e diversificado; 3 - não há compatibilidade entre o tipo de procedimento efetuado para a aquisição e efetivação de vocabulário e o tipo de critério utilizado para avaliação e julgamento de competência lexical e desempenho vocabular do alunado. Na discussão dos resultados, foram levantados alguns pontos para a reflexão sobre os atuais processos de ensino de língua materna, em geral, e de ensino de Léxico, em particular, bem como algumas perspectivas de pesquisa na área de investigação definida por este trabalho.L\'objectif central de ce travail a été l\'examen des processus d\'enseignement efetués aux écoles de \"1º grau\", correlationé au type de performance vocabulaire des élèves qui ont été soumis à ce type d\'enseignement. Pour la consécution de cet objectif, on a selectioné trois écoles de la région sud de la ville de São Paulo, dont les élèves étaint, en tant que groupes, relativement différents les uns des autres, sous quelques aspects socio-économique-culturels. Dans chaque école, on a choisi, par hasard, une classe de 5ème. degré. On a ensuite recuielli le premier texte que les élèves ont produit, dans l\'année escolaire de 1983, ainsi qu\'ils ont completé l\'étude de la première unité didatique du manuel adopté par le professeur. Les donées relatives aux interêts et aux caracteristiques socio-économique-culturels des élèves aussi bien que les données relatives aux procédés linguistique-pédagogiques des professeurs ont été obtenus par l\'application des questionnaires informatifs. Tous les données ont été organisées en fiches et ont été statistiquement traitées. Le corpus a été constitué, donc, par 69 textes d\'élèves - 23 de chague école -; par 90 questionnaires répondus par les élèves; par 3 questionnaires répondus par les professeurs et parles respectifs rnanuels didactiques adoptés. Dans l\'analyse et description de chacun de ces élérnents, on a adopté des procédés differents, adéquats à leur specificité. De la correlation des résultats obtenus par l\'analyse, description et interprétation des données et des faits observés, on a conclu que: 1 les procédés linguistique-pedagogiques utilisés aux écoles se limitent aux exercices de vocabulaire des manuels didactiques, qui sont, em ma jorité, insufisants pour remplir les besoins spécifiques de chague groupe d\'élèves; 2 -malgré destinés à des groupes d\'élèves différents, sous beaucoup d\'aspects, les procédês d\'enseignement de Lexique utilisés sont essentiellement les mêmes. De la manière dont ils se presentent, ils contribuent peu pour le procès d\'aquisition et d\'ampliation de competénce lexicale et, comme conséquence, les possibilités d\'une performance vocabulaire étendue et diversifiée pour la part des élèves, se sont reduites; 3 - il n\'y a pas de compatibilité entre le type des procédés effetués pour l\'aquisition et l\'effectivation de vocabulaire et le type de critère utilisé pour l\'évaluation et le jugement de compétence lexicale et de performance vocabulaire des élèves. Dans la discussion des résultats, on a surlevé quelques points pour la réflexion sur les actuels processus d\'enseignement de langue maternelle, en général, d\'enseignement de Léxique, en particulier, et aussi quelques perspectives de recherche dans le champ d\'investigation défini par ce travail.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPais, Maria Aparecida BarbosaAltman, Maria Cristina Fernandes Salles1987-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-15092022-174826/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-15T22:25:59Zoai:teses.usp.br:tde-15092022-174826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-15T22:25:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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