Psicanálise e educação: algumas questões acerca do saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ardito, Vera Lúcia Casagrande
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-19112015-132026/
Resumo: O trabalho se propõe a uma discussão a respeito dos conceitos de conhecimento e de saber no campo da Filosofia, da Educação e da Psicanálise, para uma reflexão acerca da aprendizagem escolar de seis alunos do Ensino Fundamental, sendo três considerados bons alunos e três, com baixo desempenho. Assim, embasado na abordagem psicanalítica, demonstra que, diferentemente da Filosofia e da Educação, a Psicanálise compreende o saber localizado no inconsciente, entendido como cadeia significante, ou seja, na correlação de significante a significante. Paralelamente, o conhecimento, como visto pela Ciência, está postulado na reciprocidade entre significante e significado, tentando estabelecer uma relação fixa entre eles. Dentro desse raciocínio, a aprendizagem acontece quando o sujeito (re)constrói o conhecimento do Outro para si e em si e, dessa forma, constrói-se como sujeito desiderativo e inteligente. A pesquisa realizada teve o intento de perceber semelhanças e diferenças entre os bons alunos e os aqueles denominados com baixo desempenho escolar. Notou-se que, nos dois casos, não há construção de saber, apenas reprodução e se percebeu, dessa forma, que não está ocorrendo a aprendizagem, daí se chegar ao impasse que se instala entre a escola e o sujeito.
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