Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barro, Mario Roberto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-10032010-095630/
Resumo: Nos últimos anos, pesquisadores em diferentes países e em áreas distintas têm se dedicado à investigação das potencialidades dos blogs nos processos educativos em todos os níveis de ensino. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de estudos exploratórios sobre a elaboração, aplicação e uso de blogs como ferramentas de apoio a uma disciplina de comunicação científica oferecida em um curso superior de química. A elaboração dos blogs seguiu as recomendações presentes no trabalho de Browntein e Klein. O processo de implementação e adaptação foi realizado em duas etapas, de acordo com as estratégias de ensino aplicadas na disciplina, que envolveram atividades com artigos científicos e atividades de resolução de casos investigativos. Durante o semestre letivo, os alunos publicaram nos blogs as suas atividades extraclasse, reflexões e comentários. A professora e o estagiário também publicaram seus comentários. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário elaborado com base no Modelo de Aceitação de Tecnologia, proposto por Davis, para análise da aceitação em relação ao uso dos blogs. A utilização dos blogs foi avaliada a partir da análise quantitativa e qualitativa das mensagens publicadas. A análise quantitativa foi realizada por contagem e classificação das mensagens em relação à autoria, ao tipo de mensagem, e ao horário, dia e mês em que foram publicadas. A análise qualitativa baseou-se no conteúdo das reflexões e dos comentários. A análise das reflexões foi realizada com base nos estudos sobre a aprendizagem reflexiva e a dos comentários foi realizada com base no Modelo de Henri. A aplicação dos blogs mostrou-se um caminho enriquecedor, pois facilitou a aplicação das estratégias de ensino adotadas na disciplina. A análise dos dados coletados no estudo aponta para a postura favorável dos estudantes frente à utilização dos blogs.
id USP_72b02cd5f06bf0e9e7be4e719f769568
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10032010-095630
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em químicaBlogs as tools to blended learning in a scientific communication course offered in an undergraduate chemistry courseBlogBlogChemistryEnsino superiorHigher educationQuímicaNos últimos anos, pesquisadores em diferentes países e em áreas distintas têm se dedicado à investigação das potencialidades dos blogs nos processos educativos em todos os níveis de ensino. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de estudos exploratórios sobre a elaboração, aplicação e uso de blogs como ferramentas de apoio a uma disciplina de comunicação científica oferecida em um curso superior de química. A elaboração dos blogs seguiu as recomendações presentes no trabalho de Browntein e Klein. O processo de implementação e adaptação foi realizado em duas etapas, de acordo com as estratégias de ensino aplicadas na disciplina, que envolveram atividades com artigos científicos e atividades de resolução de casos investigativos. Durante o semestre letivo, os alunos publicaram nos blogs as suas atividades extraclasse, reflexões e comentários. A professora e o estagiário também publicaram seus comentários. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário elaborado com base no Modelo de Aceitação de Tecnologia, proposto por Davis, para análise da aceitação em relação ao uso dos blogs. A utilização dos blogs foi avaliada a partir da análise quantitativa e qualitativa das mensagens publicadas. A análise quantitativa foi realizada por contagem e classificação das mensagens em relação à autoria, ao tipo de mensagem, e ao horário, dia e mês em que foram publicadas. A análise qualitativa baseou-se no conteúdo das reflexões e dos comentários. A análise das reflexões foi realizada com base nos estudos sobre a aprendizagem reflexiva e a dos comentários foi realizada com base no Modelo de Henri. A aplicação dos blogs mostrou-se um caminho enriquecedor, pois facilitou a aplicação das estratégias de ensino adotadas na disciplina. A análise dos dados coletados no estudo aponta para a postura favorável dos estudantes frente à utilização dos blogs.Recently some researchers in different countries and areas of education have been interested in investigating the potential of blogs in educational processes at all levels of education. This work aims to conduct exploratory studies about the development, implementing and using blogs as tools to blended learning in a scientific communication course offered in an undergraduate chemistry course. The development of the blogs was based on the work of Klein and Browntein. The process of implementing and adapting the blogs was conducted in two stages according to the strategies applied in the course, which involved activities with scientific articles and case studies. Along the semester, students posted their activities, thoughts, and comments. The professor and the teacher assistant also posted their comments. At the end of the semester, students answered a questionnaire based on the Technology Acceptance Model, proposed by Davis, for the analysis of acceptance regarding the use of the blogs. The evaluation of the use of the blogs was based on the quantitative and qualitative analyses of the posts. The quantitative analysis was performed by counting and classifying the posts regarding the authorship, type of message, and the time, day and month they were posted on the blogs. The qualitative analysis was based on the content of reflections and comments. The reflection analysis was based on studies on reflective learning, and the analysis of comments was based on the Henri\'s Model. The use of the blogs proved promising because it makes easier the application of the teaching strategies adopted in the course. The analysis of the data collected in the study shows the students to be highly in favor of the use of the blogs as an effective tool to teaching and learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPQueiroz, Salete LinharesBarro, Mario Roberto2009-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-10032010-095630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:07Zoai:teses.usp.br:tde-10032010-095630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química
Blogs as tools to blended learning in a scientific communication course offered in an undergraduate chemistry course
title Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química
spellingShingle Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química
Barro, Mario Roberto
Blog
Blog
Chemistry
Ensino superior
Higher education
Química
title_short Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química
title_full Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química
title_fullStr Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química
title_full_unstemmed Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química
title_sort Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química
author Barro, Mario Roberto
author_facet Barro, Mario Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Salete Linhares
dc.contributor.author.fl_str_mv Barro, Mario Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Blog
Chemistry
Ensino superior
Higher education
Química
topic Blog
Blog
Chemistry
Ensino superior
Higher education
Química
description Nos últimos anos, pesquisadores em diferentes países e em áreas distintas têm se dedicado à investigação das potencialidades dos blogs nos processos educativos em todos os níveis de ensino. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de estudos exploratórios sobre a elaboração, aplicação e uso de blogs como ferramentas de apoio a uma disciplina de comunicação científica oferecida em um curso superior de química. A elaboração dos blogs seguiu as recomendações presentes no trabalho de Browntein e Klein. O processo de implementação e adaptação foi realizado em duas etapas, de acordo com as estratégias de ensino aplicadas na disciplina, que envolveram atividades com artigos científicos e atividades de resolução de casos investigativos. Durante o semestre letivo, os alunos publicaram nos blogs as suas atividades extraclasse, reflexões e comentários. A professora e o estagiário também publicaram seus comentários. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário elaborado com base no Modelo de Aceitação de Tecnologia, proposto por Davis, para análise da aceitação em relação ao uso dos blogs. A utilização dos blogs foi avaliada a partir da análise quantitativa e qualitativa das mensagens publicadas. A análise quantitativa foi realizada por contagem e classificação das mensagens em relação à autoria, ao tipo de mensagem, e ao horário, dia e mês em que foram publicadas. A análise qualitativa baseou-se no conteúdo das reflexões e dos comentários. A análise das reflexões foi realizada com base nos estudos sobre a aprendizagem reflexiva e a dos comentários foi realizada com base no Modelo de Henri. A aplicação dos blogs mostrou-se um caminho enriquecedor, pois facilitou a aplicação das estratégias de ensino adotadas na disciplina. A análise dos dados coletados no estudo aponta para a postura favorável dos estudantes frente à utilização dos blogs.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-10032010-095630/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-10032010-095630/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256904385953792