Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-10032010-095630/ |
Resumo: | Nos últimos anos, pesquisadores em diferentes países e em áreas distintas têm se dedicado à investigação das potencialidades dos blogs nos processos educativos em todos os níveis de ensino. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de estudos exploratórios sobre a elaboração, aplicação e uso de blogs como ferramentas de apoio a uma disciplina de comunicação científica oferecida em um curso superior de química. A elaboração dos blogs seguiu as recomendações presentes no trabalho de Browntein e Klein. O processo de implementação e adaptação foi realizado em duas etapas, de acordo com as estratégias de ensino aplicadas na disciplina, que envolveram atividades com artigos científicos e atividades de resolução de casos investigativos. Durante o semestre letivo, os alunos publicaram nos blogs as suas atividades extraclasse, reflexões e comentários. A professora e o estagiário também publicaram seus comentários. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário elaborado com base no Modelo de Aceitação de Tecnologia, proposto por Davis, para análise da aceitação em relação ao uso dos blogs. A utilização dos blogs foi avaliada a partir da análise quantitativa e qualitativa das mensagens publicadas. A análise quantitativa foi realizada por contagem e classificação das mensagens em relação à autoria, ao tipo de mensagem, e ao horário, dia e mês em que foram publicadas. A análise qualitativa baseou-se no conteúdo das reflexões e dos comentários. A análise das reflexões foi realizada com base nos estudos sobre a aprendizagem reflexiva e a dos comentários foi realizada com base no Modelo de Henri. A aplicação dos blogs mostrou-se um caminho enriquecedor, pois facilitou a aplicação das estratégias de ensino adotadas na disciplina. A análise dos dados coletados no estudo aponta para a postura favorável dos estudantes frente à utilização dos blogs. |
id |
USP_72b02cd5f06bf0e9e7be4e719f769568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10032010-095630 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em químicaBlogs as tools to blended learning in a scientific communication course offered in an undergraduate chemistry courseBlogBlogChemistryEnsino superiorHigher educationQuímicaNos últimos anos, pesquisadores em diferentes países e em áreas distintas têm se dedicado à investigação das potencialidades dos blogs nos processos educativos em todos os níveis de ensino. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de estudos exploratórios sobre a elaboração, aplicação e uso de blogs como ferramentas de apoio a uma disciplina de comunicação científica oferecida em um curso superior de química. A elaboração dos blogs seguiu as recomendações presentes no trabalho de Browntein e Klein. O processo de implementação e adaptação foi realizado em duas etapas, de acordo com as estratégias de ensino aplicadas na disciplina, que envolveram atividades com artigos científicos e atividades de resolução de casos investigativos. Durante o semestre letivo, os alunos publicaram nos blogs as suas atividades extraclasse, reflexões e comentários. A professora e o estagiário também publicaram seus comentários. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário elaborado com base no Modelo de Aceitação de Tecnologia, proposto por Davis, para análise da aceitação em relação ao uso dos blogs. A utilização dos blogs foi avaliada a partir da análise quantitativa e qualitativa das mensagens publicadas. A análise quantitativa foi realizada por contagem e classificação das mensagens em relação à autoria, ao tipo de mensagem, e ao horário, dia e mês em que foram publicadas. A análise qualitativa baseou-se no conteúdo das reflexões e dos comentários. A análise das reflexões foi realizada com base nos estudos sobre a aprendizagem reflexiva e a dos comentários foi realizada com base no Modelo de Henri. A aplicação dos blogs mostrou-se um caminho enriquecedor, pois facilitou a aplicação das estratégias de ensino adotadas na disciplina. A análise dos dados coletados no estudo aponta para a postura favorável dos estudantes frente à utilização dos blogs.Recently some researchers in different countries and areas of education have been interested in investigating the potential of blogs in educational processes at all levels of education. This work aims to conduct exploratory studies about the development, implementing and using blogs as tools to blended learning in a scientific communication course offered in an undergraduate chemistry course. The development of the blogs was based on the work of Klein and Browntein. The process of implementing and adapting the blogs was conducted in two stages according to the strategies applied in the course, which involved activities with scientific articles and case studies. Along the semester, students posted their activities, thoughts, and comments. The professor and the teacher assistant also posted their comments. At the end of the semester, students answered a questionnaire based on the Technology Acceptance Model, proposed by Davis, for the analysis of acceptance regarding the use of the blogs. The evaluation of the use of the blogs was based on the quantitative and qualitative analyses of the posts. The quantitative analysis was performed by counting and classifying the posts regarding the authorship, type of message, and the time, day and month they were posted on the blogs. The qualitative analysis was based on the content of reflections and comments. The reflection analysis was based on studies on reflective learning, and the analysis of comments was based on the Henri\'s Model. The use of the blogs proved promising because it makes easier the application of the teaching strategies adopted in the course. The analysis of the data collected in the study shows the students to be highly in favor of the use of the blogs as an effective tool to teaching and learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPQueiroz, Salete LinharesBarro, Mario Roberto2009-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-10032010-095630/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:07Zoai:teses.usp.br:tde-10032010-095630Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química Blogs as tools to blended learning in a scientific communication course offered in an undergraduate chemistry course |
title |
Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química |
spellingShingle |
Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química Barro, Mario Roberto Blog Blog Chemistry Ensino superior Higher education Química |
title_short |
Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química |
title_full |
Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química |
title_fullStr |
Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química |
title_full_unstemmed |
Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química |
title_sort |
Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química |
author |
Barro, Mario Roberto |
author_facet |
Barro, Mario Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Queiroz, Salete Linhares |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barro, Mario Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Blog Chemistry Ensino superior Higher education Química |
topic |
Blog Blog Chemistry Ensino superior Higher education Química |
description |
Nos últimos anos, pesquisadores em diferentes países e em áreas distintas têm se dedicado à investigação das potencialidades dos blogs nos processos educativos em todos os níveis de ensino. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de estudos exploratórios sobre a elaboração, aplicação e uso de blogs como ferramentas de apoio a uma disciplina de comunicação científica oferecida em um curso superior de química. A elaboração dos blogs seguiu as recomendações presentes no trabalho de Browntein e Klein. O processo de implementação e adaptação foi realizado em duas etapas, de acordo com as estratégias de ensino aplicadas na disciplina, que envolveram atividades com artigos científicos e atividades de resolução de casos investigativos. Durante o semestre letivo, os alunos publicaram nos blogs as suas atividades extraclasse, reflexões e comentários. A professora e o estagiário também publicaram seus comentários. Ao final do semestre, os alunos responderam a um questionário elaborado com base no Modelo de Aceitação de Tecnologia, proposto por Davis, para análise da aceitação em relação ao uso dos blogs. A utilização dos blogs foi avaliada a partir da análise quantitativa e qualitativa das mensagens publicadas. A análise quantitativa foi realizada por contagem e classificação das mensagens em relação à autoria, ao tipo de mensagem, e ao horário, dia e mês em que foram publicadas. A análise qualitativa baseou-se no conteúdo das reflexões e dos comentários. A análise das reflexões foi realizada com base nos estudos sobre a aprendizagem reflexiva e a dos comentários foi realizada com base no Modelo de Henri. A aplicação dos blogs mostrou-se um caminho enriquecedor, pois facilitou a aplicação das estratégias de ensino adotadas na disciplina. A análise dos dados coletados no estudo aponta para a postura favorável dos estudantes frente à utilização dos blogs. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-09-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-10032010-095630/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-10032010-095630/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256904385953792 |