Gerenciamento de resultados em cursos de pós-graduação lato sensu através da metodologia do custeio alvo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel Modesto Bomfim
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-15092006-092335
Resumo: O foco desta pesquisa é verificar a viabilidade da utilização de uma ferramenta gerencial que forneça subsídios para a tomada de decisão dos gestores na atual realidade organizacional, momento em que a concorrência se tornou mais intensa. Mais especificamente, este trabalho trata da aplicação prática, através de um estudo de caso, da metodologia do custeio alvo em uma instituição de ensino que oferece cursos de pós-graduação lato sensu, localizada no interior do estado de São Paulo. Tem-se, assim, a possibilidade de testar, utilizando o ramo de prestação de serviços, uma metodologia sobre a qual há poucos estudos desenvolvidos no país, e cuja utilização tem sido muito reduzida mesmo em âmbito mundial. Neste estudo, faz-se, primeiramente, um levantamento dos antecedentes que definem o problema da pesquisa, traçando os objetivos e hipóteses do trabalho. Em seguida, faz-se um levantamento de toda bibliografia acerca do assunto, elaborando um estudo conceitual sobre a metodologia do custeio alvo, na qual está incluída a técnica da engenharia ou análise de valor. Por fim, realiza-se a aplicação prática da metodologia através de um estudo de caso. Inicia-se o desenvolvimento da metodologia do custeio alvo com uma abordagem histórica, relatando seu surgimento e evolução. Prossegue-se com sua conceituação, objetivos e procedimentos necessários para implantação, culminando com os benefícios obtidos com a metodologia, bem como com suas principais limitações e críticas. Esquematiza-se posteriormente, a estrutura conceitual da engenharia de valor, considerada a base de existência do custeio alvo, apresentando uma abordagem histórica e conceitual, desenvolvendo a técnica processual para obtenção do índice de valor, o que possibilita gerenciar os itens que devam ser substituídos, eliminados, reprojetados ou incentivados, alcançando uma administração de custos orientada para a otimização dos resultados. O estudo de caso, através da implantação da metodologia, permitiu identificar e, por conseqüência, administrar de forma pautada os componentes que formam os custos de um curso de pós-graduação, diminuindo custos ou alavancando atributos, baseado na plena satisfação dos consumidores.
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Mais especificamente, este trabalho trata da aplicação prática, através de um estudo de caso, da metodologia do custeio alvo em uma instituição de ensino que oferece cursos de pós-graduação lato sensu, localizada no interior do estado de São Paulo. Tem-se, assim, a possibilidade de testar, utilizando o ramo de prestação de serviços, uma metodologia sobre a qual há poucos estudos desenvolvidos no país, e cuja utilização tem sido muito reduzida mesmo em âmbito mundial. Neste estudo, faz-se, primeiramente, um levantamento dos antecedentes que definem o problema da pesquisa, traçando os objetivos e hipóteses do trabalho. Em seguida, faz-se um levantamento de toda bibliografia acerca do assunto, elaborando um estudo conceitual sobre a metodologia do custeio alvo, na qual está incluída a técnica da engenharia ou análise de valor. Por fim, realiza-se a aplicação prática da metodologia através de um estudo de caso. Inicia-se o desenvolvimento da metodologia do custeio alvo com uma abordagem histórica, relatando seu surgimento e evolução. Prossegue-se com sua conceituação, objetivos e procedimentos necessários para implantação, culminando com os benefícios obtidos com a metodologia, bem como com suas principais limitações e críticas. Esquematiza-se posteriormente, a estrutura conceitual da engenharia de valor, considerada a base de existência do custeio alvo, apresentando uma abordagem histórica e conceitual, desenvolvendo a técnica processual para obtenção do índice de valor, o que possibilita gerenciar os itens que devam ser substituídos, eliminados, reprojetados ou incentivados, alcançando uma administração de custos orientada para a otimização dos resultados. O estudo de caso, através da implantação da metodologia, permitiu identificar e, por conseqüência, administrar de forma pautada os componentes que formam os custos de um curso de pós-graduação, diminuindo custos ou alavancando atributos, baseado na plena satisfação dos consumidores. The focus of this research is to verify the viability of the utilization of a managerial tool that gives subsidies for the decision making of the managers in the current organizational reality, a moment in which the competition became more intense. More specifically, this work cares for the practice application, through a case study, of the methodology of the target costing in an Educational Institution that offers latu sensu post graduation courses, located in the interior of São Paulo. There is, this way, the possibility to test, using the service branch, a methodology about which there are few studies developed in the country, and whose utilization has been very reduced even in world scope. In this study, first the antecedents that define the research problem are sought, tracing the goals and hypotheses of work. Soon after it, a bibliographical research is done concerning the subject, elaborating a conceptual study about the methodology of the target costing, in which the technique of the value analysis or engineering is included. Finally, the practice application of the methodology is accomplished through a case study. The development of the methodology of the target costing is initiated with a historical approach, telling about its appearance and evolution. We continue with its conceptualization, objectives and necessary procedures for implantation, culminating with the benefits obtained with the methodology, as well as with its main limitations and criticism. It is schematized afterwards, the conceptual structure of the value engineering, considered the base of the target costing existence, presenting a historical and conceptual approach, developing the procedural technique to obtain the value index, what enables the management of the items that should be replaced, eliminated, replanned or encouraged, obtaining a cost administration guided for the optimization of the results. The case study, through the implantation of the methodology, allowed identifying and, consequently, managing in a ruled way the components that form the costs of a post graduation course, decreasing costs or leveraging attributes, based on the full satisfaction of the consumers. https://doi.org/10.11606/D.12.2006.tde-15092006-092335info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:02:46Zoai:teses.usp.br:tde-15092006-092335Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:42:54.085408Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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