O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maron, Cristiane dos Anjos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-14112018-112104/
Resumo: O estudo emergiu a partir da experiência da autora como preceptora em Unidade Básica de Saúde que recebe residentes farmacêuticos. Constitui-se como objeto de estudo a construção de competências pelo preceptor de Farmácia na Atenção Primária na formação de residentes farmacêuticos e teve como objetivo construir um manual educativo a ser utilizado como apoio pelo preceptor farmacêutico da Atenção Primária à Saúde a fim de orientá-lo na formação de residentes farmacêuticos. Compreendendo como ocorre o ensino desenvolvido por farmacêutico assistencial em serviços que são cenários para o processo de ensino-aprendizagem, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, projetos políticos pedagógicos, metodologias de ensino aprendizagem, e suas articulações teóricas e práticas, segundo o modelo de saúde integral preconizado pelo SUS. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, com consultas em artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados nas principais bases de dados, utilizando as questões norteadoras: qual é a atuação do farmacêutico preceptor na Atenção Básica tendo em vista a formação do residente farmacêutico?; que competências o farmacêutico preceptor necessita desenvolver para atuar na formação de residentes farmacêuticos?; que estratégias podem ser utilizadas para o exercício da preceptoria farmacêutica na Atenção Básica? O tratamento dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que, no \"cenário ideal\" do processo ensino-aprendizagem, os protagonistas são os preceptores, que acolhem e ensinam os residentes ao mesmo tempo que precisam dar conta da demanda do serviço. Simultaneamente, convertem seu local de trabalho em um cenário de aprendizagem para si também, e cedem esse espaço para que se construa algo novo, considerando as opiniões, experiências e os conhecimentos de todos os envolvidos: residentes, preceptores e tutores.
id USP_73f97e915c6085e3179b304921e75838
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14112018-112104
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêuticoTeaching and caring in primary care: The pharmacist preceptor articulating teaching and service in the training of the pharmaceutical residentAtenção Primária a SaúdeFarmacêuticoPharmacistPreceptoriaPreceptoriaPrimary Health CareO estudo emergiu a partir da experiência da autora como preceptora em Unidade Básica de Saúde que recebe residentes farmacêuticos. Constitui-se como objeto de estudo a construção de competências pelo preceptor de Farmácia na Atenção Primária na formação de residentes farmacêuticos e teve como objetivo construir um manual educativo a ser utilizado como apoio pelo preceptor farmacêutico da Atenção Primária à Saúde a fim de orientá-lo na formação de residentes farmacêuticos. Compreendendo como ocorre o ensino desenvolvido por farmacêutico assistencial em serviços que são cenários para o processo de ensino-aprendizagem, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, projetos políticos pedagógicos, metodologias de ensino aprendizagem, e suas articulações teóricas e práticas, segundo o modelo de saúde integral preconizado pelo SUS. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, com consultas em artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados nas principais bases de dados, utilizando as questões norteadoras: qual é a atuação do farmacêutico preceptor na Atenção Básica tendo em vista a formação do residente farmacêutico?; que competências o farmacêutico preceptor necessita desenvolver para atuar na formação de residentes farmacêuticos?; que estratégias podem ser utilizadas para o exercício da preceptoria farmacêutica na Atenção Básica? O tratamento dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que, no \"cenário ideal\" do processo ensino-aprendizagem, os protagonistas são os preceptores, que acolhem e ensinam os residentes ao mesmo tempo que precisam dar conta da demanda do serviço. Simultaneamente, convertem seu local de trabalho em um cenário de aprendizagem para si também, e cedem esse espaço para que se construa algo novo, considerando as opiniões, experiências e os conhecimentos de todos os envolvidos: residentes, preceptores e tutores.The study emerged from the author\'s experience as a preceptor in the Basic Health Unit that receives pharmaceutical residents. The object of study is the construction of competences by the Preceptor of Pharmacy in Primary Care in the training of pharmaceutical residents and had as objective to construct an educational manual to be used as support by the pharmacist preceptor of Primary Health Care in order to guide him in the training of pharmaceutical residents. Understanding how the teaching developed by pharmacist care in services that are scenarios for the teaching-learning process, from the National Curricular Guidelines, pedagogical political projects, learning teaching methodologies, and their theoretical and practical articulations, according to the health model integral approach advocated by SUS. It is a documentary research, with a qualitative approach, with consultations in articles published in national and international journals indexed in the main databases, using the guiding questions: what is the performance of the pharmacist preceptor in Primary Care with a view to the formation of pharmaceutical resident ?; what competences does the pharmaceutical preceptor need to develop to act in the training of pharmaceutical residents ?; what strategies can be used to exercise the pharmaceutical preceptor in Primary Care? The treatment of the data occurred through the Bardin content analysis. The results revealed that, in the \"ideal scenario\" of the teaching-learning process, the protagonists are the preceptors, who welcome and teach the residents while also having to deal with the demand of the service. Simultaneously, they convert their workplace into a learning scenario for themselves as well, and they give up this space to build something new, considering the opinions, experiences and knowledge of all involved: residents, preceptors and tutors.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMorato, Henriette Tognetti PenhaMaron, Cristiane dos Anjos2018-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-14112018-112104/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-14112018-112104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico
Teaching and caring in primary care: The pharmacist preceptor articulating teaching and service in the training of the pharmaceutical resident
title O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico
spellingShingle O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico
Maron, Cristiane dos Anjos
Atenção Primária a Saúde
Farmacêutico
Pharmacist
Preceptoria
Preceptoria
Primary Health Care
title_short O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico
title_full O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico
title_fullStr O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico
title_full_unstemmed O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico
title_sort O ensinar e o cuidar na atenção primária: o farmacêutico preceptor articulando ensino e serviço na formação do residente farmacêutico
author Maron, Cristiane dos Anjos
author_facet Maron, Cristiane dos Anjos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morato, Henriette Tognetti Penha
dc.contributor.author.fl_str_mv Maron, Cristiane dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção Primária a Saúde
Farmacêutico
Pharmacist
Preceptoria
Preceptoria
Primary Health Care
topic Atenção Primária a Saúde
Farmacêutico
Pharmacist
Preceptoria
Preceptoria
Primary Health Care
description O estudo emergiu a partir da experiência da autora como preceptora em Unidade Básica de Saúde que recebe residentes farmacêuticos. Constitui-se como objeto de estudo a construção de competências pelo preceptor de Farmácia na Atenção Primária na formação de residentes farmacêuticos e teve como objetivo construir um manual educativo a ser utilizado como apoio pelo preceptor farmacêutico da Atenção Primária à Saúde a fim de orientá-lo na formação de residentes farmacêuticos. Compreendendo como ocorre o ensino desenvolvido por farmacêutico assistencial em serviços que são cenários para o processo de ensino-aprendizagem, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, projetos políticos pedagógicos, metodologias de ensino aprendizagem, e suas articulações teóricas e práticas, segundo o modelo de saúde integral preconizado pelo SUS. Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, com consultas em artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados nas principais bases de dados, utilizando as questões norteadoras: qual é a atuação do farmacêutico preceptor na Atenção Básica tendo em vista a formação do residente farmacêutico?; que competências o farmacêutico preceptor necessita desenvolver para atuar na formação de residentes farmacêuticos?; que estratégias podem ser utilizadas para o exercício da preceptoria farmacêutica na Atenção Básica? O tratamento dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que, no \"cenário ideal\" do processo ensino-aprendizagem, os protagonistas são os preceptores, que acolhem e ensinam os residentes ao mesmo tempo que precisam dar conta da demanda do serviço. Simultaneamente, convertem seu local de trabalho em um cenário de aprendizagem para si também, e cedem esse espaço para que se construa algo novo, considerando as opiniões, experiências e os conhecimentos de todos os envolvidos: residentes, preceptores e tutores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-14112018-112104/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-14112018-112104/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256976705191936