Móvel moderno - uma arquitetura, repensando a identidade de princípios projetuais: o caso Gerrit Rietveld
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16131/tde-07072023-122950/ |
Resumo: | A presente dissertação tem como finalidade resgatar o diálogo entre a arquitetura e o design no desenvolvimento das vertentes modernistas, identificando os aspectos históricos, sociais e culturais desta expressão do pensamento moderno. Nesta pesquisa, foram investigados as origens, a evolução e o amadurecimento desta linguagem. O recorte temporal foi estabelecido desde suas raízes, consideradas nos anos 1850, sublinhadas a partir da última década do século XIX, alcançando os anos 1920, no processo de instituição de uma unidade formal e conceitual entre a arquitetura e o móvel modernos. A questão foi aprofundada com o estudo de duas concepções de Gerrit Rietveld, designer e arquiteto que defendeu os conceitos do Neoplasticismo holandês, no desenvolvimento de uma estreita relação entre os projetos de uma habitação e um móvel no contexto do Movimento Moderno. Especificamente, a análise da cadeira Vermelha Azul (1918) e da casa Rietveld Schröder (Utrecht - Holanda, 1924) é essencial para a compreensão do diálogo arquitetura/design promovidos pelos arquitetos entre o final do século XIX e o início do sécul XX, e permite identificar a expressão da unidade de linguagem existente entre ambos. |
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