Uma certa maneira de desejar a liberdade: caminhos da literatura de Carlos Heitor Cony no pós-1964

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruivo, Marina Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-24072012-153200/
Resumo: Esta tese objetiva perseguir os caminhos tomados pela ficção de Carlos Heitor Cony depois do golpe civil-militar de 1964, acontecimento que afetou a todo o País e que atravessou em definitivo a vida e a obra do escritor e jornalista. Para tal, centra-se na análise de dois de seus mais relevantes romances, Pessach: a travessia (1967), e Pilatos (1974), debruçando-se nos diálogos que ambos travam com mitos bíblicos, no modo como se relacionaram com os momentos socioculturais vividos pelo Brasil pós-golpe e, ainda, refletindo sobre os lugares que ocupam no seio da trajetória ficcional de Cony. Nessa direção, se a aproximação deliberada do universo político constituiu sem dúvida uma inovação de Pessach, mais significativo parece ser o elemento de que este romance colocou em xeque muitos dos ingredientes anteriores desta produção literária. Ao fazê-lo, acabou por questionar a própria possibilidade de continuidade da literatura do personagem escritor, Paulo Simões; do autor da obra, Cony; e da própria literatura brasileira naquele momento. Depois dele, surgiu Pilatos, inovando no insólito e grotesco de sua linguagem, mas nem por isso deixando de se fundar em muitos pontos de seus predecessores conyanos. E se por um lado pareceu voltar o leme novamente para o rumo da literatura, por outro inaugurou um longo e enigmático silêncio do escritor, a respeito do qual este trabalho procura lançar também mais algumas luzes.
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