Absenteísmo por doenças em docentes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Raquel Amélia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17157/tde-25042018-155906/
Resumo: O professor exerce uma das profissões mais estressantes devido a longas jornadas de trabalho, ritmo intenso e diversas variáveis que influenciam em sua vida profissional. As situações variadas do cotidiano da sala de aula têm como resultado fatores físicos e psicológicos, gerando problemas de saúde que podem acarretar o aumento nos índices de absenteísmo, aumentando o número de licenças médicas e a necessidade por parte da organização de reposição de funcionários, transferências e novas contratações. O absenteísmo docente é também apontado, em alguns estudos, como um dos responsáveis pela baixa qualidade da educação brasileira. O trabalho analisou o absenteísmo por doença dos Professores de Educação Básica II que engloba a Educação Infantil (crianças de 4 e 5 anos) e o Ensino Fundamental I (1º a 5º ano). Foi analisada a planilha de absenteísmo de 2014, disponibilizada eletronicamente pela Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão Preto. Dos 991 professores de PEB II em atividade em 2014, 748 tiraram 4.324 licenças por vários motivos. Deste total, 2003 licenças foram por algum motivo de doença. O total de número de dias perdidos por absenteísmo relacionado à Licença de Tratamento de Saúde, é de 14.957 dias de ausência do docente efetivo. Os professores da faixa etária entre 30 e 40 foram os que mais se ausentaram por motivos de saúde. Os quatro principais motivos do absenteísmo por doenças são por \"fatores que influenciam o estado de saúde e o contato com os serviços de saúde\", por \"doenças relacionadas ao aparelho respiratório, por \"transtornos mentais e comportamentais\" e por \"doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo\". Relacionado as escolas ao absenteísmo, conclui-se que quanto maior a complexidade da escola, maior o número de licenças concedidas por motivo de saúde.
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