Uma arquitetura para elaboração de experimentos virtuais interativos suportados por realidade virtual não-imersiva.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-13112024-152859/ |
Resumo: | Sistemas baseados em computadores tornam-se cada vez mais presentes na Educação presencial ou à distância. Este trabalho apresenta a proposta da arquitetura de um sistema computacional, baseada em Realidade Virtual não-imersiva capaz de permitir aos usuários do sistema, desprovidos de conhecimentos de técnicas de programação e Computação Gráfica, o desenvolvimento de experimentos virtuais que podem ser disponibilizados na Internet. O levantamento bibliográfico é apresentado, distinguindo soluções existentes, relatando vantagens e limitações destas. A partir deste levantamento, é elaborada a arquitetura do sistema, de forma a contornar limitações. Alguns protótipos foram desenvolvidos, com utilização de linguagens de programação independentes de plataforma e compatíveis com a Internet (VRML, Java, JavaScript e HTML) e apresentados a usuários potenciais. Baseado na concepção do sistema e na avaliação do mesmo pelos usuários, pode-se concluir a viabilidade da proposição de uma arquitetura para a concepção de ambientes virtuais compatíveis com a Internet por usuários desprovidos de prévio conhecimento em Computação Gráfica e linguagens de programação. O texto apresenta a arquitetura, aspectos relativos à implementação, os resultados da avaliação dos protótipos pelos usuários, conclusões relativas ao desenvolvimento do trabalho e sugestões de trabalhos futuros. |
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Uma arquitetura para elaboração de experimentos virtuais interativos suportados por realidade virtual não-imersiva.Untitled in englishRealidade virtualVirtual realitySistemas baseados em computadores tornam-se cada vez mais presentes na Educação presencial ou à distância. Este trabalho apresenta a proposta da arquitetura de um sistema computacional, baseada em Realidade Virtual não-imersiva capaz de permitir aos usuários do sistema, desprovidos de conhecimentos de técnicas de programação e Computação Gráfica, o desenvolvimento de experimentos virtuais que podem ser disponibilizados na Internet. O levantamento bibliográfico é apresentado, distinguindo soluções existentes, relatando vantagens e limitações destas. A partir deste levantamento, é elaborada a arquitetura do sistema, de forma a contornar limitações. Alguns protótipos foram desenvolvidos, com utilização de linguagens de programação independentes de plataforma e compatíveis com a Internet (VRML, Java, JavaScript e HTML) e apresentados a usuários potenciais. Baseado na concepção do sistema e na avaliação do mesmo pelos usuários, pode-se concluir a viabilidade da proposição de uma arquitetura para a concepção de ambientes virtuais compatíveis com a Internet por usuários desprovidos de prévio conhecimento em Computação Gráfica e linguagens de programação. O texto apresenta a arquitetura, aspectos relativos à implementação, os resultados da avaliação dos protótipos pelos usuários, conclusões relativas ao desenvolvimento do trabalho e sugestões de trabalhos futuros.Computer-based systems are nowadays commonly used in distance and present learning. This work proposes an architecture of a computational system based on non-immersive Virtual Reality which is able to allow its users, who could be with no experience in Computer Graphics and language programming, to develop virtual experiments through the Internet. The state of the art related to this research topic is presented, highlighting the main systems advantages and disadvantages. The proposed architecture is based upon this survey study and proposed to overcome some identified limitations. The proposed system was developed using platform-independence programming languages such as VRML, Java, JavaScript and HTML. Potential users of the system were required to evaluate the system feasibility. After this evaluation, it is possible to conclude that the proposed architecture could achieve its main objective which was to provide an independent platform to support web-based virtual experiments for user with no previous knowledge or experience with such related Computer Graphics topics. Finally, this thesis presents the proposed architecture, its implementation details, the user evaluation results, conclusions and future work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTori, RomeroCardoso, Alexandre2002-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-13112024-152859/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-13T17:32:02Zoai:teses.usp.br:tde-13112024-152859Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-13T17:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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