Uma arquitetura para elaboração de experimentos virtuais interativos suportados por realidade virtual não-imersiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Alexandre
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-13112024-152859/
Resumo: Sistemas baseados em computadores tornam-se cada vez mais presentes na Educação presencial ou à distância. Este trabalho apresenta a proposta da arquitetura de um sistema computacional, baseada em Realidade Virtual não-imersiva capaz de permitir aos usuários do sistema, desprovidos de conhecimentos de técnicas de programação e Computação Gráfica, o desenvolvimento de experimentos virtuais que podem ser disponibilizados na Internet. O levantamento bibliográfico é apresentado, distinguindo soluções existentes, relatando vantagens e limitações destas. A partir deste levantamento, é elaborada a arquitetura do sistema, de forma a contornar limitações. Alguns protótipos foram desenvolvidos, com utilização de linguagens de programação independentes de plataforma e compatíveis com a Internet (VRML, Java, JavaScript e HTML) e apresentados a usuários potenciais. Baseado na concepção do sistema e na avaliação do mesmo pelos usuários, pode-se concluir a viabilidade da proposição de uma arquitetura para a concepção de ambientes virtuais compatíveis com a Internet por usuários desprovidos de prévio conhecimento em Computação Gráfica e linguagens de programação. O texto apresenta a arquitetura, aspectos relativos à implementação, os resultados da avaliação dos protótipos pelos usuários, conclusões relativas ao desenvolvimento do trabalho e sugestões de trabalhos futuros.
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