Histórias da psicanálise em Curitiba: surgimento e difusão de uma cultura psicanalítica entre clínica, teoria e política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Robert, Marcio Rogerio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-05012017-101852/
Resumo: Produzir um relato histórico complexo, heterodoxo e heterogêneo dos meandros da psicanálise em Curitiba, através da análise de documentos, informações obtidas em jornais e realização de entrevistas é o objetivo principal desta tese. Trata-se de proposta inédita que visa tanto minimizar a ausência significativa de pesquisas nesta área sobre Curitiba quanto contribuir no trabalho de construção teórica sobre a maneira como a psicanálise é pensada e praticada no Brasil. Para tanto, optou-se por dividir o trabalho em três capítulos. No primeiro, são detalhados os procedimentos metodológicos, teóricos e éticos utilizados. O segundo capítulo propõe uma reflexão sobre três momentos principais do processo de institucionalização da psicanálise, na qual se verificou que Freud dota, consciente ou inconscientemente, a historiografia clássica psicanalítica com as ideias de esplêndido isolamento e resistências à psicanálise. No terceiro capítulo, dividido em duas partes principais, são narradas as histórias da psicanálise em Curitiba. Algumas destas narrativas são permeadas por partes da história da cidade. Como pano de fundo destas histórias, dois processos de modernização ocorridos em Curitiba. A primeira parte apresenta o surgimento e a difusão da psicanálise na cultura local, iniciada desde meados da década de 1920, quando foram encontradas as primeiras referências a Freud na imprensa curitibana. A segunda parte registra alguns dos processos que darão origem à institucionalização da psicanálise na cidade, contemplando desde meados da década de 1960 até 1975, ano que representa a chegada do movimento lacaniano na cidade. Com este trabalho, foi possível começar a mapear com maior clareza o trânsito da psicanálise pela cidade de Curitiba e a opção por utilizar a cultura psicanalítica e não apenas a psicanálise institucionalizada como parâmetro para a pesquisa permitiu conhecer de que forma na sociedade curitibana, principalmente nos ditos meios intelectuais, o florescimento de uma cultura psicanalítica ajudou a formatar, pouco a pouco, um solo cultural e uma tradição propícios para a institucionalização da psicanálise, sobretudo, a partir de meados da década de 1970, momento no qual ocorre a ampliação da psicanálise na cidade
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No primeiro, são detalhados os procedimentos metodológicos, teóricos e éticos utilizados. O segundo capítulo propõe uma reflexão sobre três momentos principais do processo de institucionalização da psicanálise, na qual se verificou que Freud dota, consciente ou inconscientemente, a historiografia clássica psicanalítica com as ideias de esplêndido isolamento e resistências à psicanálise. No terceiro capítulo, dividido em duas partes principais, são narradas as histórias da psicanálise em Curitiba. Algumas destas narrativas são permeadas por partes da história da cidade. Como pano de fundo destas histórias, dois processos de modernização ocorridos em Curitiba. A primeira parte apresenta o surgimento e a difusão da psicanálise na cultura local, iniciada desde meados da década de 1920, quando foram encontradas as primeiras referências a Freud na imprensa curitibana. A segunda parte registra alguns dos processos que darão origem à institucionalização da psicanálise na cidade, contemplando desde meados da década de 1960 até 1975, ano que representa a chegada do movimento lacaniano na cidade. Com este trabalho, foi possível começar a mapear com maior clareza o trânsito da psicanálise pela cidade de Curitiba e a opção por utilizar a cultura psicanalítica e não apenas a psicanálise institucionalizada como parâmetro para a pesquisa permitiu conhecer de que forma na sociedade curitibana, principalmente nos ditos meios intelectuais, o florescimento de uma cultura psicanalítica ajudou a formatar, pouco a pouco, um solo cultural e uma tradição propícios para a institucionalização da psicanálise, sobretudo, a partir de meados da década de 1970, momento no qual ocorre a ampliação da psicanálise na cidadeProduce a complex historical report, heterodox and heterogeneous from psychoanalysis meanders in Curitiba, by analyzing documents, acquired information from newspapers and performing interviews, are the main goal of this thesis. This is an unprecedented proposal aiming to minimize the significative lack of researches in this area about Curitiba as well as to contribute to the theoretical construction work regarding the way how the psychoanalysis is thought and practiced in Brazil. Therefore, it was opted to divide the work in three chapters. In the first chapter, it is detailed the used methodological, theoretical ethical procedures. The second chapter proposes a reflection about the three main moments of psychoanalysis\' institutionalization process, in which was verified that Freud endow, consciously or unconsciously, the classic psychoanalytical historiography with the ideas from the splendid isolation and resistance to psychoanalysis. In the third chapter, divided in two principal parts, it is related histories of the psychoanalysis in Curitiba. Some of these narratives are permeated by parts of the history of the city. As the background of these histories are two modernization processes of Curitiba. The first part presents some of processes that give origin to institutionalization of psychoanalysis in the city, contemplating since mid 1960s to 1975, year that represents the arriving of the lacanian movement in the city. The present work made possible a more clear mapping of the transit of psychoanalysis by the city of Curitiba and the option of using the psychoanalysis culture and not only the institutionalized psychoanalysis as a parameter for research allowed the knowledge of how in curitibian society, especially in a so-called intellectual circles, the growth of psychoanalytic culture helped to shape, little by little, a cultural ground and a favorable tradition for the institutionalization of psychoanalysis, especially from mid 1970s, the moment when it occurs the expansion of psychoanalysis in the cityBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCoelho Junior, Nelson ErnestoRobert, Marcio Rogerio2016-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-05012017-101852/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-05012017-101852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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