Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rita, Luciana Peixoto Santa
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012024-114441/
Resumo: Este estudo procurou identificar papel dos serviços na dinâmica competitiva das empresas de telefonia móvel, baseando-se na abordagem das forças competitivas. Foram abordadas questões como interconexão, verticalização e escolha de padrões tecnológicos. Com esse intuito, o estudo de natureza correlacionai selecionou uma variável dependente (competitividade) e uma variável independente (serviços). Da variável dependente, 05 fatores são selecionados (barreiras à entrada, ameaça de substitutos, rivalidade de concorrentes, poder de negociação com fornecedores, poder de negociação com cliente). Da variável independente, 04 fatores são selecionados (preço, produto, promoção e distribuição). Foi realizada uma pesquisa de amostra estratificada pela internet com 19 empresas. Os procedimentos de análise de dados foram realizados com o uso de técnicas estatísticas não-paramétricas. Como resultados gerais conclui que o grau de oferecimento de serviços não deve ser totalmente correlacionado a competitividade, uma vez que apenas a hipótese que continha o fator preço apresentou níveis significantes. A aplicação do modelo de pesquisa permitiu a identificação de um mercado em que a abrangência regional e o número de funcionários influenciam a competitividade. Diante dos resultados apresentados, é possível reconhecer a utilidade do modelo em relação a identificação do comportamento competitivo e do padrão estratégico desenvolvido pelas operadoras de telefonia móvel
id USP_74ec4f09fbd8f60dc4cf517f5e6d4eb3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23012024-114441
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividadeServices in the mobile phone sector: an analysis from the competitiveness dimensionMobile telephonyTelecommunicationsTelecomunicaçõesTelefonia móvelEste estudo procurou identificar papel dos serviços na dinâmica competitiva das empresas de telefonia móvel, baseando-se na abordagem das forças competitivas. Foram abordadas questões como interconexão, verticalização e escolha de padrões tecnológicos. Com esse intuito, o estudo de natureza correlacionai selecionou uma variável dependente (competitividade) e uma variável independente (serviços). Da variável dependente, 05 fatores são selecionados (barreiras à entrada, ameaça de substitutos, rivalidade de concorrentes, poder de negociação com fornecedores, poder de negociação com cliente). Da variável independente, 04 fatores são selecionados (preço, produto, promoção e distribuição). Foi realizada uma pesquisa de amostra estratificada pela internet com 19 empresas. Os procedimentos de análise de dados foram realizados com o uso de técnicas estatísticas não-paramétricas. Como resultados gerais conclui que o grau de oferecimento de serviços não deve ser totalmente correlacionado a competitividade, uma vez que apenas a hipótese que continha o fator preço apresentou níveis significantes. A aplicação do modelo de pesquisa permitiu a identificação de um mercado em que a abrangência regional e o número de funcionários influenciam a competitividade. Diante dos resultados apresentados, é possível reconhecer a utilidade do modelo em relação a identificação do comportamento competitivo e do padrão estratégico desenvolvido pelas operadoras de telefonia móvelThis study searched to study the importance of the services in the dimension of the competitiveness of the operators of mobile telephony. There are show questions as interconnection, verticalizaction and choice of technological standards. The study of correlacionai nature it selected a variable independent (competitiveness) and a variable dependent (services). Of the dependent variable, 05 factors had been selected (barriers the entrance, threat of substitutes, rivalry of competitors, power of negotiation the suppliers, power of negotiation the customers). Of the independent variable, 04 factors had been selected (price, product, promotion and distribution). A research was made for the internet with 19 companies. The procedures of analysis of data had been presented, with the use of not-parametric statistical techniques. As general results were identified that service does not have to be correlated the competitiveness, because that only the hypothesis that contained the factor price presented signifícant levels. The application of the research model allowed the identification of a market where the regional focus and the number of employees influence the competitiveness. Ahead of the presented results, the identification of the competitive behavior and the strategical standard developed by the operators of mobile telephony is possible to recognize the utility of the model in relationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSbragia, RobertoRita, Luciana Peixoto Santa2004-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012024-114441/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-23T13:51:02Zoai:teses.usp.br:tde-23012024-114441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-23T13:51:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividade
Services in the mobile phone sector: an analysis from the competitiveness dimension
title Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividade
spellingShingle Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividade
Rita, Luciana Peixoto Santa
Mobile telephony
Telecommunications
Telecomunicações
Telefonia móvel
title_short Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividade
title_full Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividade
title_fullStr Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividade
title_full_unstemmed Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividade
title_sort Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividade
author Rita, Luciana Peixoto Santa
author_facet Rita, Luciana Peixoto Santa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sbragia, Roberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rita, Luciana Peixoto Santa
dc.subject.por.fl_str_mv Mobile telephony
Telecommunications
Telecomunicações
Telefonia móvel
topic Mobile telephony
Telecommunications
Telecomunicações
Telefonia móvel
description Este estudo procurou identificar papel dos serviços na dinâmica competitiva das empresas de telefonia móvel, baseando-se na abordagem das forças competitivas. Foram abordadas questões como interconexão, verticalização e escolha de padrões tecnológicos. Com esse intuito, o estudo de natureza correlacionai selecionou uma variável dependente (competitividade) e uma variável independente (serviços). Da variável dependente, 05 fatores são selecionados (barreiras à entrada, ameaça de substitutos, rivalidade de concorrentes, poder de negociação com fornecedores, poder de negociação com cliente). Da variável independente, 04 fatores são selecionados (preço, produto, promoção e distribuição). Foi realizada uma pesquisa de amostra estratificada pela internet com 19 empresas. Os procedimentos de análise de dados foram realizados com o uso de técnicas estatísticas não-paramétricas. Como resultados gerais conclui que o grau de oferecimento de serviços não deve ser totalmente correlacionado a competitividade, uma vez que apenas a hipótese que continha o fator preço apresentou níveis significantes. A aplicação do modelo de pesquisa permitiu a identificação de um mercado em que a abrangência regional e o número de funcionários influenciam a competitividade. Diante dos resultados apresentados, é possível reconhecer a utilidade do modelo em relação a identificação do comportamento competitivo e do padrão estratégico desenvolvido pelas operadoras de telefonia móvel
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012024-114441/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012024-114441/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257291929157632