Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012024-114441/ |
Resumo: | Este estudo procurou identificar papel dos serviços na dinâmica competitiva das empresas de telefonia móvel, baseando-se na abordagem das forças competitivas. Foram abordadas questões como interconexão, verticalização e escolha de padrões tecnológicos. Com esse intuito, o estudo de natureza correlacionai selecionou uma variável dependente (competitividade) e uma variável independente (serviços). Da variável dependente, 05 fatores são selecionados (barreiras à entrada, ameaça de substitutos, rivalidade de concorrentes, poder de negociação com fornecedores, poder de negociação com cliente). Da variável independente, 04 fatores são selecionados (preço, produto, promoção e distribuição). Foi realizada uma pesquisa de amostra estratificada pela internet com 19 empresas. Os procedimentos de análise de dados foram realizados com o uso de técnicas estatísticas não-paramétricas. Como resultados gerais conclui que o grau de oferecimento de serviços não deve ser totalmente correlacionado a competitividade, uma vez que apenas a hipótese que continha o fator preço apresentou níveis significantes. A aplicação do modelo de pesquisa permitiu a identificação de um mercado em que a abrangência regional e o número de funcionários influenciam a competitividade. Diante dos resultados apresentados, é possível reconhecer a utilidade do modelo em relação a identificação do comportamento competitivo e do padrão estratégico desenvolvido pelas operadoras de telefonia móvel |
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Serviços no setor de telefonia móvel: uma análise sob a dimensão da competitividadeServices in the mobile phone sector: an analysis from the competitiveness dimensionMobile telephonyTelecommunicationsTelecomunicaçõesTelefonia móvelEste estudo procurou identificar papel dos serviços na dinâmica competitiva das empresas de telefonia móvel, baseando-se na abordagem das forças competitivas. Foram abordadas questões como interconexão, verticalização e escolha de padrões tecnológicos. Com esse intuito, o estudo de natureza correlacionai selecionou uma variável dependente (competitividade) e uma variável independente (serviços). Da variável dependente, 05 fatores são selecionados (barreiras à entrada, ameaça de substitutos, rivalidade de concorrentes, poder de negociação com fornecedores, poder de negociação com cliente). Da variável independente, 04 fatores são selecionados (preço, produto, promoção e distribuição). Foi realizada uma pesquisa de amostra estratificada pela internet com 19 empresas. Os procedimentos de análise de dados foram realizados com o uso de técnicas estatísticas não-paramétricas. Como resultados gerais conclui que o grau de oferecimento de serviços não deve ser totalmente correlacionado a competitividade, uma vez que apenas a hipótese que continha o fator preço apresentou níveis significantes. A aplicação do modelo de pesquisa permitiu a identificação de um mercado em que a abrangência regional e o número de funcionários influenciam a competitividade. Diante dos resultados apresentados, é possível reconhecer a utilidade do modelo em relação a identificação do comportamento competitivo e do padrão estratégico desenvolvido pelas operadoras de telefonia móvelThis study searched to study the importance of the services in the dimension of the competitiveness of the operators of mobile telephony. There are show questions as interconnection, verticalizaction and choice of technological standards. The study of correlacionai nature it selected a variable independent (competitiveness) and a variable dependent (services). Of the dependent variable, 05 factors had been selected (barriers the entrance, threat of substitutes, rivalry of competitors, power of negotiation the suppliers, power of negotiation the customers). Of the independent variable, 04 factors had been selected (price, product, promotion and distribution). A research was made for the internet with 19 companies. The procedures of analysis of data had been presented, with the use of not-parametric statistical techniques. As general results were identified that service does not have to be correlated the competitiveness, because that only the hypothesis that contained the factor price presented signifícant levels. The application of the research model allowed the identification of a market where the regional focus and the number of employees influence the competitiveness. Ahead of the presented results, the identification of the competitive behavior and the strategical standard developed by the operators of mobile telephony is possible to recognize the utility of the model in relationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSbragia, RobertoRita, Luciana Peixoto Santa2004-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-23012024-114441/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-01-23T13:51:02Zoai:teses.usp.br:tde-23012024-114441Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-01-23T13:51:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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