A formação e o trabalho do psicólogo em instituições públicas: uma proposta de análise institucional do vínculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colosio, Robson
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-21052012-150640/
Resumo: Esta tese aborda algumas questões que envolvem a formação e o trabalho de psicólogos em instituições públicas ao propor uma perspectiva de análise que privilegia a dimensão das relações intersubjetivas (grupo) como fundamentais à compreensão do campo institucional, a partir da referência teórica da Psicologia Social, de Pichon-Rivière; da Análise Transicional, de René Kaës e das contribuições de José Bleger. Apoia-se na Análise Institucional do Discurso (Guirado) para propor um recorte metodológico que toma o conceito de vínculo como unidade de análise dos fenômenos institucionais e como constituição do sujeito psíquico, nas várias dimensões de sua determinação: intrapsíquica, intersubjetiva (consciente e inconsciente) e transubjetiva, e nos processos psíquicos grupais e institucionais que se manifestam pelas suas malhas, amarrações, pactos, rupturas, enrijecimentos etc. Trabalha-se com a noção de sujeito do inconsciente enquanto sujeito do grupo (Kaës) para pensar as relações que ele estabelece no campo institucional para realização de sua tarefa na instituição. O campo de investigação constitui-se de relatórios elaborados por alunos graduação do IPUSP para a parte prática da disciplina Processos Grupais (visita a uma instituição pública). Como resultado de análise, evidencia-se promover uma formação em Psicologia centralizada no grupo e no âmbito do coletivo para a construção de uma postura de psicólogo pesquisador voltado ao campo institucional (como trabalhador ou consultor). Para isso, exige-se a ampliação das articulações entre instituições de formação e trabalho, no estabelecimento de espaços de troca pelos quais a formação do psicólogo realize-se entre ambos. O trabalho do psicólogo pesquisador nas instituições, orientado pela Análise Institucional do Vínculo e indissociavelmente realizado pelo dispositivo de grupo, estabelece-se no cumprimento da função de intermediário nas relações institucionais de forma a criar espaços de transicionalidade que contribuam no trabalho psíquico grupal, na superação de obstáculos, na geração de processos de transformação e mudança e no cumprimento da tarefa social da instituição
id USP_7537428f7f47148167564bef93f68bfb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21052012-150640
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A formação e o trabalho do psicólogo em instituições públicas: uma proposta de análise institucional do vínculoThe University education and the work of psychologists in public institutions: a proposal for institutional analysis of the bondEnrique Pichón-Rivière (1907-1977)Enrique Pichón-Rivière (1907-1977)Formação do psicólogoInstituições (psicanálise)José Bleger (1922-1972)José Bleger (1922-1972)PsicanálisePsicologia SocialPsychoanalysisPsychoanalysis (institutions)Psychology educationRené Kaës (1936)René Kaës (1936)Social PsychologyVínculoEsta tese aborda algumas questões que envolvem a formação e o trabalho de psicólogos em instituições públicas ao propor uma perspectiva de análise que privilegia a dimensão das relações intersubjetivas (grupo) como fundamentais à compreensão do campo institucional, a partir da referência teórica da Psicologia Social, de Pichon-Rivière; da Análise Transicional, de René Kaës e das contribuições de José Bleger. Apoia-se na Análise Institucional do Discurso (Guirado) para propor um recorte metodológico que toma o conceito de vínculo como unidade de análise dos fenômenos institucionais e como constituição do sujeito psíquico, nas várias dimensões de sua determinação: intrapsíquica, intersubjetiva (consciente e inconsciente) e transubjetiva, e nos processos psíquicos grupais e institucionais que se manifestam pelas suas malhas, amarrações, pactos, rupturas, enrijecimentos etc. Trabalha-se com a noção de sujeito do inconsciente enquanto sujeito do grupo (Kaës) para pensar as relações que ele estabelece no campo institucional para realização de sua tarefa na instituição. O campo de investigação constitui-se de relatórios elaborados por alunos graduação do IPUSP para a parte prática da disciplina Processos Grupais (visita a uma instituição pública). Como resultado de análise, evidencia-se promover uma formação em Psicologia centralizada no grupo e no âmbito do coletivo para a construção de uma postura de psicólogo pesquisador voltado ao campo institucional (como trabalhador ou consultor). Para isso, exige-se a ampliação das articulações entre instituições de formação e trabalho, no estabelecimento de espaços de troca pelos quais a formação do psicólogo realize-se entre ambos. O trabalho do psicólogo pesquisador nas instituições, orientado pela Análise Institucional do Vínculo e indissociavelmente realizado pelo dispositivo de grupo, estabelece-se no cumprimento da função de intermediário nas relações institucionais de forma a criar espaços de transicionalidade que contribuam no trabalho psíquico grupal, na superação de obstáculos, na geração de processos de transformação e mudança e no cumprimento da tarefa social da instituiçãoThis thesis discusses some issues of the university education and the work of psychologists in public institutions by proposing a perspective of analyses which emphasizes the dimension of intersubjective relations (the group) as central in order to comprehend the institutional field. Its theoretical basis is the Social Psychology (Pichon-Rivière), the Transitional Analyses (René Kaës) and Blegers contributions. It is also supported from the contributions of the Institutional Analyses of the Discourse (Guirado), to propose a methodological frame which considers the concept of bond as a unity of analyses of institutional phenomena as well as in the constitution of the psychic subject, in the various dimensions of its determination such as: intrapsychic, intersubjective (conscious and unconscious) and transubjective; and also of the psychic grupal and institutional processes which are expressed by the meshes, moorings, pacts, stiffening, disruptions etc. It has been worked with the concept of subject of the unconcious as being subject of group for to think its relationships in the institutional field for the accomplishment of its institutional task. The field of investigation is composed by reports elaborated by students of degree at IPUSP for the discipline Processes Group (visiting a public institution). The main results of the analyses show the great importance of promoting a university education centralized in the group and the collective scope in order to organize a training of the psychologist as a researcher of institutional field (as worker or consultant). For so, it is required the work of promoting the links among university education and work institutions towards the creation of exchanges possibilities in which the university education could take place in both spaces. The work of psychologist researcher in the institutions, driven by the Institutional Analysis of the Bound and inextricably develloped by the group as a device, is developed when it assumes the function of the intermediary in the institutional relationships and generates transitional spaces that contribute to the grupal psychic work of surpassing barriers, in the process of change and transformation and the accomplishment of institution social taskBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandes, Maria Inês AssumpçãoColosio, Robson2012-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-21052012-150640/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-21052012-150640Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação e o trabalho do psicólogo em instituições públicas: uma proposta de análise institucional do vínculo
The University education and the work of psychologists in public institutions: a proposal for institutional analysis of the bond
title A formação e o trabalho do psicólogo em instituições públicas: uma proposta de análise institucional do vínculo
spellingShingle A formação e o trabalho do psicólogo em instituições públicas: uma proposta de análise institucional do vínculo
Colosio, Robson
Enrique Pichón-Rivière (1907-1977)
Enrique Pichón-Rivière (1907-1977)
Formação do psicólogo
Instituições (psicanálise)
José Bleger (1922-1972)
José Bleger (1922-1972)
Psicanálise
Psicologia Social
Psychoanalysis
Psychoanalysis (institutions)
Psychology education
René Kaës (1936)
René Kaës (1936)
Social Psychology
Vínculo
title_short A formação e o trabalho do psicólogo em instituições públicas: uma proposta de análise institucional do vínculo
title_full A formação e o trabalho do psicólogo em instituições públicas: uma proposta de análise institucional do vínculo
title_fullStr A formação e o trabalho do psicólogo em instituições públicas: uma proposta de análise institucional do vínculo
title_full_unstemmed A formação e o trabalho do psicólogo em instituições públicas: uma proposta de análise institucional do vínculo
title_sort A formação e o trabalho do psicólogo em instituições públicas: uma proposta de análise institucional do vínculo
author Colosio, Robson
author_facet Colosio, Robson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Maria Inês Assumpção
dc.contributor.author.fl_str_mv Colosio, Robson
dc.subject.por.fl_str_mv Enrique Pichón-Rivière (1907-1977)
Enrique Pichón-Rivière (1907-1977)
Formação do psicólogo
Instituições (psicanálise)
José Bleger (1922-1972)
José Bleger (1922-1972)
Psicanálise
Psicologia Social
Psychoanalysis
Psychoanalysis (institutions)
Psychology education
René Kaës (1936)
René Kaës (1936)
Social Psychology
Vínculo
topic Enrique Pichón-Rivière (1907-1977)
Enrique Pichón-Rivière (1907-1977)
Formação do psicólogo
Instituições (psicanálise)
José Bleger (1922-1972)
José Bleger (1922-1972)
Psicanálise
Psicologia Social
Psychoanalysis
Psychoanalysis (institutions)
Psychology education
René Kaës (1936)
René Kaës (1936)
Social Psychology
Vínculo
description Esta tese aborda algumas questões que envolvem a formação e o trabalho de psicólogos em instituições públicas ao propor uma perspectiva de análise que privilegia a dimensão das relações intersubjetivas (grupo) como fundamentais à compreensão do campo institucional, a partir da referência teórica da Psicologia Social, de Pichon-Rivière; da Análise Transicional, de René Kaës e das contribuições de José Bleger. Apoia-se na Análise Institucional do Discurso (Guirado) para propor um recorte metodológico que toma o conceito de vínculo como unidade de análise dos fenômenos institucionais e como constituição do sujeito psíquico, nas várias dimensões de sua determinação: intrapsíquica, intersubjetiva (consciente e inconsciente) e transubjetiva, e nos processos psíquicos grupais e institucionais que se manifestam pelas suas malhas, amarrações, pactos, rupturas, enrijecimentos etc. Trabalha-se com a noção de sujeito do inconsciente enquanto sujeito do grupo (Kaës) para pensar as relações que ele estabelece no campo institucional para realização de sua tarefa na instituição. O campo de investigação constitui-se de relatórios elaborados por alunos graduação do IPUSP para a parte prática da disciplina Processos Grupais (visita a uma instituição pública). Como resultado de análise, evidencia-se promover uma formação em Psicologia centralizada no grupo e no âmbito do coletivo para a construção de uma postura de psicólogo pesquisador voltado ao campo institucional (como trabalhador ou consultor). Para isso, exige-se a ampliação das articulações entre instituições de formação e trabalho, no estabelecimento de espaços de troca pelos quais a formação do psicólogo realize-se entre ambos. O trabalho do psicólogo pesquisador nas instituições, orientado pela Análise Institucional do Vínculo e indissociavelmente realizado pelo dispositivo de grupo, estabelece-se no cumprimento da função de intermediário nas relações institucionais de forma a criar espaços de transicionalidade que contribuam no trabalho psíquico grupal, na superação de obstáculos, na geração de processos de transformação e mudança e no cumprimento da tarefa social da instituição
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-21052012-150640/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-21052012-150640/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256563888160768